Saiba quem matou Laila, a mulher de Ibsen Pinheiro

O mau jornalismo injustiçou Ibsen, que caminhava para a presidência da República, interrompendo a trajetória vitoriosa de um dos mais completos líderes políticos do País. Veja, a ponta de lança das mentiras, anos mais tarde, reconheceu que mentiu, abriu capa retratando-se, mas era tarde. 



Num discurso emocionado que fez ao saber da morte da jornalista Laila Lontra Pinheiro, quinta-feiras, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) disse ter certeza que ela morreu de “metástase política” pela injusta cassação de seu marido, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro.

. Luiz Henrique falou em nome do Senado. Ele discursou na Comissão de Relações Exteriores:

- Laila morreu duas vezes: na instauração do processo e na cassação do mandato político de Ibsen Pinheiro –  a maior indignidade política desta República. 

. O senador lembrou ter alertado da tribuna da Câmara dos Deputados que “a Casa iria cometer o maior erro da história brasileira recente ao cassar por dez anos os direitos políticos de um dos homens públicos mais íntegros do Congresso Nacional.” E explicou:


- Eu e Nelson Jobim, então presidente do Senado, clamamos no deserto. Ibsen foi cassado. Interrompia-se, assim, uma trajetória que, certamente, o teria levado à presidência da república. 

CLIQUE AQUI para examinar este trabalho patrocinado sobre o caso pela Universidade Federal de Juiz de Fora, demonstrando como o mau jornalismo prejudicou Ibsen Pinheiro de maneira irremediável. 

27 comentários:

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
QUEM ACOMPANHOU DE PERTO O EPISÓDIO QUE MARCOU A TRAJETORIA DE IBSEN PINHEIRO, SABE QUE A DESTRUIÇÃO, À ÉPOCA, DA ASCENDENTE CARREIRA POLÍTICA DESSE NOBRE GAÚCHO, SE DEVEU À ESTRATÉGIA DOS PETISTAS, DE DESTRUIR, A QUALQUER CUSTO, QUALQUER ADVERSÁRIO QUE PUDESSE SE TORNAR UM PRESIDENCIÁVEL CAPAZ DE EVITAR A CHEGADA DO PT NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. ASSIM, FOI A TENTATIVA DE DESTRUIR FHC, QUE EMERGIU DO VITORIOSO PLANO REAL, TÃO COMBATIDO PELOS PETRALHAS. SERRA,FOI OUTRO IMPORTANTE POLÍTICO QUE FOI E CONTINUA SENDO ALVO DA PETRALHADA. ESSA PRÁTICA FOI ASSIM, TAMBÉM, NOS ESTADOS, A EXEMPLO DA CONSPIRAÇÃO DE TARSO CONTRA O PROFÍQUO GOVERNO DE YEDA CRUSIUS, QUE FOI VÍTIMA DESSE JOGO SUJO, POR PARTE DO EIXO-DO-MAL, COMANDADO PELOS PETRALHAS.
AGORA, APRESSAM-SE A DESTRUIR O EX ALIADO, O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS, DE PERNAMBUCO. ASSIM, IBSEN FOI DESTRUÍDO. MINHAS CONDOLÊNCIAS AO IBSEN PINHEIRO.

Anônimo disse...

Tenho duas certezas, primeiro seria presidente, segundo estariamos em outro patamar.



Eduardo Menezes

Anônimo disse...

"Interrompia-se, assim, uma trajetória que, certamente, o teria levado à presidência da república."

aqui ha um certo exagero...

certamente, como?

mal se sabe o dia de amanha...

FAÇANHA disse...

O IBSEN foi cassado apesar da proteção do maior partido brasileiro, o PMDB; tenho na retina a imagem de TV da sessão do Congresso, presidida pelo deputado Ibsen, em que foi decretada a cassação do Collor, e encerrada com as palavras do presidente:"Está salva a família brasileira". Meses depois o "cassador" era por sua vez cassado.

Anônimo disse...

ALMIR OLIVEIRA PRESIDENTE, o mais sábio, honesto e quem tem a solução para os problemas da nação. ALMIR NOS DE UMA CHANCE SEJA CANDIDATO.

Anônimo disse...

Ibsen pinheiro se aliou à esquerdalha para destruir Collor, que por sinal, foi muito mais massacrado que Ibsen e fez um governo muito menos corrupto que o Lula.

Ibsen colheu o que semeou.


Anônimo disse...

Ué, mas a Veja não é a bíblia do editor?

Anônimo disse...

E hoje, poderíamos festejar o passamento do PT e todo seu corolário que leva as maldades que estão sendo vencedores até no julgamento pelo STF, da Ação 470 - Mensalão, roubando assim o direito de sonhar e as esperanças do ressurgimento da Justiça ainda que tardia!
Tenho medo dos Petralhas, que qual os adeptos de Hitler saíram a matar os adversários de sua política nos primórdios de seu sucesso como Maior Matador e mais Cruel da Humanidade! Mas não se preocupem, pois o Fórum de São Paulo do lula e do fidel, estão urdindo superar as marcas destes canalhas!
Que Deus se apiede da Nação e do Povo Trabalhador e Digno Brasileiro! Amém!

Anônimo disse...

O problema é que o Ibsen ouviu o canto da sereia quando da queda do Collor.
Ele pilotou o processo do Collor e achou que tinha se cacifado para voar mais alto, tendosido abatido logo em seguida, pelos mesmos que inflaram a bola dele no epsódio Collor.
Quem são elles ? Fácil saber, é só ler o comentário das 12:39.
Meus sentimentos ao Ibsen Pinheiro.

Anônimo disse...

Aliar-se a esquerda é dormir com o inimigo e dando as costas a ele, Ibsen foi ingênuo e presunçoso demais acompanhado daqueles que não titubeiam em fazer quantos Celsos Daniéis forem necessários para atingir o poder, vejam por exemplo o muito "católico" Gilberto Carvalho. Se este último é católico então Stálin é um santo!

Anônimo disse...

Um dos algozes do então presidente Fernando Collor de Mello (PRN).

Collor de Mello foi inocentado pela justiça, depois de ser, injusta e arbitrariamente, defenestrado do poder.

Depois desta c*g*ad* do Ibsen Pinheiro, jamais o vi com bons olhos.

Neste vídeo, Collor faz menção aos seus algozes - algozes, estes, que desrespeitaram a vontade e a decisão de aproximadamente 30.000.000 de eleitores que votaram em Collor:

"Em seu primeiro pronunciamento na tribuna do Senado Federal, Fernando Collor relembra vários episódios da sua passagem pela presidência da República."

http://www.youtube.com/watch?v=vES8Hfmj380


Almirante Kirk

Anônimo disse...

"Até tu" Luis Costa Pinto!

"Coordenou, entre janeiro e fevereiro de 2003, a campanha de João Paulo Cunha (PT) à presidência da Câmara dos Deputados. A partir de então, passou a se dedicar à atividade de consultoria privada de comunicação. Em 2010 Luís Costa Pinto coordenou a comunicação e a formulação de estratégia da campanha de Agnelo Queiroz (PT) ao governo do Distrito Federal. Agnelo venceu a eleição com 68% dos votos válidos."

Então andas de mãos dadas, agora ou antes também, com os PTRALHAS?

Anônimo disse...

Entrevista o Dr. BISOL, à época Senador do PMDB/RS e Relator da CPI do Orçamento. Este é memória viva do que realmente aconteceu. Entrevista, Políbio!

Anônimo disse...

No meu modesto entendimento, concordo que Ibsen foi ingenuo ao aliar-se a esquerda para destruir Collor e tripudiar sobre o cadaver politico do entao presidente. Quem se alia aos comunistas recebe o justo pagamento : a traiçao. O PMDB e seus integrantes despreparados trouxeram essa escoria que hoje esta no poder. O maior partido politico do pais de todos os tempos hoje nao passa de um simples subordinado do PT, assim como tantas outras siglas de aluguel.

Anônimo disse...

No Brasil, o crime sem perdão, é a INTEGRIDADE.

Não ouse ser correto. Não afronte as maracutais ao luz do dia. Não recuse propinas.

Para o crime da retidão, não são permitidos embargos, não são tolerados recursos, não existe a OPORTUNIDADE DE DEFESA, e a mídia, há... a mídia.. esta sanguinária, apaga todos os seu holofotes.

Esse país, não se importa de errar, desde quê promova os autores.

Anônimo disse...

"QUEM COM FERRO FERE,COM FERRO SERÁ FERIDO"

NADA DE "COITADISMO"

O QUE FEZ PARA OUTRO FIZERAM PARA COM ELE, INDEPENDENTE DE SUAS VIRTUDES,PRATICOU O QUE PRATICOU E PRATICARAM COM ELE O MESMO.

SE JUNTOU COM GENTE ERRADA, ERROU E SOFREU AS CONSEQUENCIAS.dEVIA ASSUMIR O FATO, E NADA DE "COITADISMO"

LEVANTAR,SACUDIR A POEIRA E DAR A VOLTA POR CIMA...

Luiz Vargas disse...

Parece que todo mundo esqueceu que os algozes de Ibsen Pinheiro foram dois quadrilheiros da gangue do Abraham Litro51: José Dir$eu e Valdomiro Diniz. Qual a fonte na qual revista Veja se baseou para fazer uma reportagem que sabia que era inverídica? Zé Dir$eu e Valdomiro Diniz.

Mordaz disse...

O envolvimento de Ibsen Pinheiro com os Anões do Orçamento começou com uma edição da revista Veja, de 17 de Novembro de 1993. A história foi levada ao conhecimento do Jornalista Luis Costa Pinto, da Veja, através do então assessor Waldomiro Diniz (que voltou a cena política devido ao Mensalão).Waldomiro entregou à Veja boletos de depósitos bancários que comprovavam transferências de 1 milhão de dólares entre contas do então deputado. A história fora publicada na edição que estava sendo finalizada. Entretanto, ao verificarem as contas, viram que Waldomiro Diniz havia feito uma conversão monetária equivocada, transformando mil dólares em 1 milhão de dólares.
Em 1994, teve seu mandato cassado pela CPI que investigou as irregularidades no Orçamento da União. Pois é, Waldomiro Diniz não só volta a cena no mensalão como na extorsão para o partido dos trabalhadores. Nesta época, Waldomiro Diniz morava com Zé Dirceu ou já tinha casa própria, em Brasília. É a longa tradição de trabalhar na escuridão para forjar dossiês. Não se pode reduzir o mal que o partido faz por décadas a corrupção apenas. Devemos levar em conta as pedradas que Covas levou por esta gente. Ou teria sido a “direita hidrófoba”que jogou as pedras e hoje vandaliza as ruas, prédios públicos e propriedades? Demóstenes Torres é um corrupto vil porque rouba. Já o Partido é virtuoso porque rouba?

Mordaz disse...

Por sinal, Políbio, tanto Yeda, quando foi ministra de FHC, como Ibsen, não tiveram a mínima solidariedade do jornalismo do RGS. Foram fritados e os colegas que conviveram com ambos no jornalismo, não moveram uma palavra em defesa deles. O jornalismo do RGS se uniu ao do Rio e São Paulo para liquidar estas duas lideranças do RGS, sem piedade ou dúvida com as acusações. Se uniu para retirar do RGS estes representantes trocando por de outros estados.

Mordaz disse...

Por sinal, Políbio, tanto Yeda, quando foi ministra de FHC, como Ibsen, não tiveram a mínima solidariedade do jornalismo do RGS. Foram fritados e os colegas que conviveram com ambos no jornalismo, não moveram uma palavra em defesa deles. O jornalismo do RGS se uniu ao do Rio e São Paulo para liquidar estas duas lideranças do RGS, sem piedade ou dúvida com as acusações. Se uniu para retirar do RGS estes representantes trocando por de outros estados.

Luis Freitas disse...

Não vejo exagero algum em afirmar que Ibsen estava no caminho a presidencia da república, pois em varias ocasiões ele exerceu interinamente o mandato.

Anônimo disse...

Pessoal, nós que eramos jovens na época das diretas já nunca iremos esquecer que Ibsen traiu a pátria, votando contra as diretas. Se foi em face do partido, atuou como um fantoche, nesse caso, se chegasse a presidência seria um verdadeiro caos.

Anônimo disse...

#olavotemrazão

Unknown disse...

O Senhor ALMIR OLIVEIRA, parece que não teve o prazer de ler a reportagem, e de forma leviana partidarista, ou então por pura incompetência moral, pois aqueles que leram, saem bem que quem ferrou com o Ibsem, foi um jornalismo fajuto dessa revistinha chamada INVeja... junto com um político baiano na época, deputado pelo PFL, partido que se acomunou com FHC, eis o grande motivo da covarde agressão moral a nós brasileiro e pura traição ao então Ibsem Pinheiro, ai pergunto: FOI CUPLA DO PT ADÃO E EVA TER SIDO EXPULSO DO PARAÍSO?

Unknown disse...

Foi cassado pela Câmara porque não deu uma explicação convincente sobre a origem do dinheiro que recebeu dos anões. Não foi o erro do repórter -que, segundo a "Veja", nem sequer foi publicado- que cassou o mandato de Ibsen Pinheiro. Ele foi cassado, segundo a representação da Mesa da Câmara, porque "comprovou-se a prática de atos passíveis de caracterizar incompatibilidade com o decoro parlamentar, notadamente o enriquecimento sem causa e prática de infração fiscal". Não comprovou como teve um aumento patrimonial incompatível com seus ganhos e não pagou impostos.
Ibsen era acusado de "movimentação bancária e variação patrimonial não condizente com os rendimentos declarados", de remessa de dinheiro para o exterior e de sonegação fiscal.
É possível que ele fosse inocente e que o julgamento tenha tido um curso exclusivamente político? É possível. O momento era extremamente tenso e radicalizado. Mas a história dos 1.000 dólares que viraram um milhão não se encaixa bem até agora.
A antropóloga Carla Costa Teixeira, da UnB (Universidade de Brasília) e do Núcleo de Antropologia da Política, estudou o caso Ibsen Pinheiro no livro "A Honra da Política - Decoro Parlamentar e Cassação de Mandato no Congresso Nacional (1949-1994)", editado em 1998 pela editora Relume Dumará.
A propósito da cassação do deputado, ela escreveu: "(...) suas explicações truncadas, a contratação de uma empresa particular de auditoria para ajudá-lo a explicar sua movimentação bancária e os seguidos adiamentos de seu depoimento à CPI foram decisivos para o domínio crescente de uma opinião, dentro e fora do Congresso Nacional, pela sua culpa".

Unknown disse...

Ibsen Pinheiro foi cassado pela Câmara porque não deu uma explicação convincente sobre a origem do dinheiro que recebeu dos anões. Não foi o erro do repórter -que, segundo a "Veja", nem sequer foi publicado- que cassou o mandato de Ibsen Pinheiro. Ele foi cassado, segundo a representação da Mesa da Câmara, porque "comprovou-se a prática de atos passíveis de caracterizar incompatibilidade com o decoro parlamentar, notadamente o enriquecimento sem causa e prática de infração fiscal".
Ibsen era acusado de "movimentação bancária e variação patrimonial não condizente com os rendimentos declarados", de remessa de dinheiro para o exterior e de sonegação fiscal.
É possível que ele fosse inocente e que o julgamento tenha tido um curso exclusivamente político? É possível. O momento era extremamente tenso e radicalizado. Mas a história dos 1.000 dólares que viraram um milhão não se encaixa bem até agora.
A antropóloga Carla Costa Teixeira, da UnB (Universidade de Brasília) e do Núcleo de Antropologia da Política, estudou o caso Ibsen Pinheiro no livro "A Honra da Política - Decoro Parlamentar e Cassação de Mandato no Congresso Nacional (1949-1994)", editado em 1998 pela editora Relume Dumará.
A propósito da cassação do deputado, ela escreveu: "(...) suas explicações truncadas, a contratação de uma empresa particular de auditoria para ajudá-lo a explicar sua movimentação bancária e os seguidos adiamentos de seu depoimento à CPI foram decisivos para o domínio crescente de uma opinião, dentro e fora do Congresso Nacional, pela sua culpa".

Anônimo disse...

O caso Ibsen Pinheiro deve ser completamente elucidado para esclarecer qual a posição da imprensa brasileira. O papel da imprensa é o de levar os fatos ao conhecimento do público, sem se envolver com os fatos. Caso seja comprovado que sofreu injustiça por parte da imprensa esta imprensa deve se desculpar várias vezes, como o acusou várias vezes. Caso a imprensa esteja correta em tê-lo acusado e provocado o seu afastamento da polítca, além de ter causado um dano moral, devemos nos orgulhar da imprensa que temos.
A imprensa é o 4º poder, se pudermos confiar na imprensa estamos bem, por isso a imprensa deve se empenhar em separar o trigo do joio e eliminar os maus jornalistas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/