Números desmentem marqueteiro: Dilma não recupera o que perdeu em junho

Na reportagem a seguir do Estadão deste domingo, o jornalista Daniel Bramatti investiga os números e constata que nos últimos quatro meses, a presidente Dilma Rousseff lançou novos programas, viajou mais pelo País, denunciou a espionagem dos Estados Unidos em discurso na ONU, distribuiu máquinas a centenas de prefeitos e fez três pronunciamentos em rede nacional de televisão - mas nem assim concretizou a previsão de seu marqueteiro, João Santana, de que até novembro recuperaria a popularidade perdida na onda de protestos de junho. Leia tudo:


A recuperação de Dilma foi parcial e está empacada há dois meses - depois que a avaliação positiva do governo desabou, entre junho e julho, houve uma leve melhora, em agosto, mas desde então nada mudou. Além disso, houve um acirramento de posições: diferentes segmentos da sociedade - jovens e velhos, ricos e pobres - nunca divergiram tanto sobre a gestão da presidente.

. Pesquisa Ibope feita na primeira quinzena de junho, antes que os protestos contra aumentos nas tarifas de ônibus ganhassem caráter nacional, mostrou que 55% dos brasileiros consideravam o governo bom ou ótimo. Um mês depois, a taxa caiu para 31%. Em termos absolutos, o número de eleitores satisfeitos com a gestão passou de 77 milhões para 43,5 milhões - uma queda de 33,5 milhões em 30 dias.

. Em agosto, depois de Dilma responder à pressão das ruas com o lançamento de "cinco pactos a favor do Brasil", a avaliação positiva do governo subiu sete pontos porcentuais - é como se 10 milhões de brasileiros recuassem de sua postura de animosidade. Mas 23,5 milhões não voltaram para o ninho governista - nem em agosto, nem em setembro, nem em outubro. Nesse contingente que não se deixou convencer pelas políticas de Dilma e pelo marketing de João Santana, há eleitores de todos os tipos, mas alguns segmentos se destacam: os mais jovens, os mais escolarizados, os de renda mais alta e os moradores de municípios médios e grandes (veja quadro ao lado)

CLIQUE AQUI para saber mais.

7 comentários:

Anônimo disse...

"Em agosto, depois de Dilma responder à pressão das ruas com o lançamento de "cinco pactos a favor do Brasil", a avaliação positiva do governo subiu sete pontos porcentuais"

ai, ai, vejam como eh mole ser politico no Bananão...

vai-se a tv, anuncia-se um conjunto de medidas improváveis de serem executadas e ganha-se uns pontinhos a mais na popularidade...

haja paciência pra aturar esse povaréu apatetado...

Anônimo disse...

Nove vezes fora, qual o candidato que ganha as eleições no 1o turno para Presidente, segundo todas as pesquisas até hoje?

Anônimo disse...

Nos teus sonhos a gente sabe que o Aécio ganha.

Anônimo disse...

Aécio ainda é o melhor candidato,fez um ótimo trabalho em Minas como Governador.Dilma não conseguiu fazer gestão nem de uma lojinha de 1,99,querem o quê?

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Entenderam por que o BEBUM DE ROSEMAIRI ESTÁ BRAVO?
Sem urna eletrônica eles estão perdidos.
Saudações

Anônimo disse...

Essa quadrilha do mensalão, tão cedo não larga o poder. Um povo com mentalidade bovina, como o gaúcho, que vota nessa Coisa prá governador, não pode ter esperanças.

Eric Massa disse...

E UM POVO IDIOTA COMO O FLUMINENSE, ELEGE E AINDA REELEGE ESSA MARAVILHA COMO O SERGIO CABRAL PARA GOVERNADO. E SÓ AGORA DESCOBREM QUE ELE É UMA FRAUDE. O MESMO PARA OS CARIOCAS, QUE FIZERAM O MESMO COM O TAL DE EDUARDO PAES. MAS, SÃO PAULO NÃO FICA ATRÁS, COM A FRAUDE QUE SE MOSTROU O HADDAD, POSTE ELEITO POR lula da silva...OS GAÚCHOS ENTÃO, COM O TAL DE GENRO...E ASSIM SEGUE PELO PAÍS AFORA, SÓ ELEGEM ESSAS NULIDADES. E PORQUE? PORQUE NÃO PENSAM E VÃO ATRÁS DE FALSAS PESQUISAS DE OPINIÃO...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/