Assembléia derruba o Imposto da Fronteira. Resultado de 34 x O beneficia comércio do RS. Governo Tarso sofre derrota inédita na Assembléia.

A foto ao lado é da Agência RBS. Eles ocuparam a presidência da Assembléia as 16h. Não se trata de comerciantes, mas de professores e ativistas do Bloco dos Pelados, os mesmos que já tinham invadido e ocupado a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. 

A intransigência do governo Tarso Genro, PT, determinou a aprovação da proposta do deputado Frederico Antunes, PP, que resultará na promulgação de decreto legislativo suspendendo a vigência da sobretaxa de 5% do ICMS aplicada sobre compras feitas pelo comércio gaúcho nos outros Estados.

. O governo não conseguiu tirar o quórum (28 deputados) ndo plenário.

. Sem alternativa, as bancadas do PT e do PCdoB, não votaram, o que faciliou a aprovação da proposta por 34 x O, o que quer dizer que 11 deputados governistas votaram com a oposição, com ênfase para PDT, PSB e PTB. 

. A votação ocorreu em ambiente conturbado por uma tentativa de invasão por parte de professores e estudantes que estão em greve (veja foto e legenda, acima).

. A contabilidade feita por AGV, CDL de Porto Alegre, Federasul e Fecomércio, além dos deputados que apoiam a proposta, é de que a proposta de decreto legislativo seria aprovada por  29 deputados, mas o resultado foi ainda melhor. .

. A Assembléia está superlotada por delegações de comerciantes de todo o Estado.

. “Será a primeira derrota acachapante do governo Tarso Genro na atual legislatura”, disse ao editor o deputado Frederico Antunes. Mas o governo promete recorrer ao Judiciário, alegando vício de origem.

8 comentários:

Henrique Tronco disse...

Justiça seja feita! FIM DESTA MORDIDA absurda! Parabéns Políbio Braga pela cobertura.

Henrique Tronco disse...

Fim da mordida aos empresários gaúchos!! Parabéns Políbio Braga pela excelente cobertura(não vista em nenhum veículo de imprensa). Vamos comemorar essa importante vitória.

Anônimo disse...

Vergonhosa votação. O RS perde. Como podem chamar esses deputados de gaúchos. Privilegiam os outros estados e essa categoria de empresários que não querem pagar quase nada de imposto. É o tipo de votação do quanto pior melhor. Acredito que se fosse um governo do PSDB, ou qualquer outro, o governo também seria derrotado. Por causa dessas brigas de partidos e de pressões infundadas é que o Estado não vai pra frente. O RS continua o Rio Grande do ``não`` em todos os governos.
Fernando S. Junior

Anônimo disse...

Essa Lei ajuda as empresas de outros Estados. Enquanto as empresas do RS são tributados com alíquota de 17% as de outros Estados pagam 12% nas operações interestaduais. Além do mais há a questão do vicio de iniciativa. Além disso a quem criou o imposto de fronteira foi a Yeda.

Anônimo disse...

Prenuncio da derrota histórica que o PT (partido dos traidores) terá em 2014.

Anônimo disse...

Agora está explicado o motivo que o MT passa o ano inteiro multando as Empresas, para sustenta esta corja que se instalou em Brasília a indústria da Multa deve funcionar

Anônimo disse...

Chama atenção a "coincidência" da invasão da assembleia pelo grupo de anarquistas conhecidos como os "pelados" e alguns professores.
Os noticiarios da RBS e ZHora dando enfase ao disturbio provocado pelo grupo de anarquistas a serviço do PT.
Praticamente ignorando a grande vitória da classe trabalhadora dos pequenos comerciantes do RS.
A único enfase publicado por ZHora é que o governador,de forma autoritária e ditatorial,afirma que não acatará a decisão da maioria na histórica votação de ontem.

Anônimo disse...

Esse monstro foi criado pela querida Yeda.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/