Modelo superado da economia gaúcha afundou o RS em severa recessão no ano passado

Era mais do que esperado o anúncio feito pela FEE nesta segunda-feira, dando conta do tamanho da severa recessão da economia gaúcha em 2012.

. Tudo por causa do mau desempenho da agricultura e da pecuária. O setor primário impacta pouco o PIB (9,4%), isoladamente, mas ele impacta fortemente os setores secundário, que é o da produção industrial (29%) e terciário, no caso o setor de serviços (61,6%), resultando que o chamado agronegócio responde por 45% do Produto Interno Bruto.

. A economia local voltou a andar como o rabo do cavalo, porque ela é dependente em demasia dos fatores mais atrasados da economia gaúcha. Nos últimos 50 anos, apenas o governador Antonio Britto tentou mudar a matriz do desenvolvimento econômico gaúcho, modernizando-a, com proposta de começo, meio e fim, mas ele perdeu a reeleição para o atrasado governador petista Olívio Dutra, que impôs meia volta volver a tudo – e até tentou retornar a economia local ao tempo da pedra lascada.

. Nos governos anteriores de Rigotto e Yeda, pelo menos em um de cada quatro anos o PIB também trabalhou abaixo de zero.

. No segundo ano do governo Tarso Genro, o PIB despencou 1,8%.

. Dos três setores em que se divide a economia, agropecuária e indústria despencaram para valer:

- Agropecuária: menos 27,6%
- Indústria: menos 4,5%

. A FEE informou que o tombo da agropecuária foi tão expressivo que afetou a indústria da transformação de soja, ração e farinhas. A conjugação, formada pela diminuição nos dois setores, fez com que o crescimento do PIB gaúcho fosse inferior ao brasileiro, que teve variação positiva de 0,9%. Em 2012, o PIB gaúcho atingiu R$ 296,34 bilhões, o que representa 6,73% do PIB nacional — abaixo da participação de 2011, que foi de 6,77Por consequência, a renda per capita do gaúcho caiu 2,2%. O que resultou em uma renda média anual de R$ 27.514.— Haverá efeitos positivos na economia do Rio Grande do Sul — anunciou o economista da FEE.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quero ver os grandes industriários deste latifúndio sem futuro se manifestarem ...

Como boa parte deles come na mão dos governos petistas, é melhor eles ficarem com o rabo entre as pernas, e chorarem de cantinho ...

Bem feito !!!

Anônimo disse...

Parece que o Tarso está negociando uma mega fábrica de carroças e arados manuais para breve !
Será a redenção de nossa economia.

Anônimo disse...

Nunca deixamos de ser gigolôs de vaca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/