Análise, Gustavo Loyola - O governo muda para pior a política de estabilidade e crescimento do Brasil

- A análise a seguir é do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola e foi publicada pelo jornal Valor desta segunda. Título do artigo: “Uma estranha e perigosa política”. O editor selecionou três trechos mais significativos para disponibilizar a seguir, mas o artigo todo vai em link. As análises de Gustavo Loyola são o assunto da semana no mercado.

(...) O desmonte gradual do "tripé" macroeconômico - regime de metas para a inflação, câmbio flutuante e responsabilidade fiscal - não pode ser caracterizado como avanço, ainda que possa agradar certos grupos de pressão próximos ao governo
(...)

 Porém, neste ano e em 2013, a perspectiva é de redução do superávit, principalmente tendo em conta a queda no crescimento da arrecadação, pelo menor ritmo da atividade e pelas desonerações que vêm sendo promovidas pelo governo. Mais grave ainda é a volta da maquiagem das contas públicas, por meio do acionamento da "máquina de inchar superávit primário" que é o moto perpétuo da capitalização dos bancos públicos (notadamente o BNDES) via emissão de dívida pública e da simultânea distribuição de dividendos para o Tesouro.
(...)

Especificamente com relação aos bancos federais, e além das implicações fiscais, há o risco de que sua utilização excessiva para turbinar a demanda agregada pelo aumento do crédito possa gerar consequências negativas não apenas no balanço dessas instituições, mas também na estabilidade do sistema financeiro. Com efeito, há uma contradição fundamental entre a política prudencial do BC - adotada em linha com Basileia 3 - de aumento das necessidades de capital das instituições bancárias para evitar sua excessiva alavancagem, com o fornecimento ilimitado de capital pelo Tesouro aos bancos sob seu controle a custo próximo de zero. No longo prazo, essa competição desleal por capital entre os bancos públicos e privados gera incentivos perversos sob o prisma da estabilidade financeira, no que pode ser um verdadeiro tiro no pé em termos de crescimento sustentado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Você se interessa pelo mercado financeiro?
Aprenda a investir com quem tem experiência na Bolsa de Valores: Leandro & Stormer, mais de 10 anos de tradição no mercado. Aproveite as oportunidades que a bolsa te oferece e acessehttp://tinyurl.com/caqrmuh  

6 comentários:

Anônimo disse...

Polibio,

Este também é o meu temor.
Vamos crescer, em 2013, igual ou menos que 2012.

O governo vai fazer de tudo para mudar o cenário, via endividamento da população.

Para isto, terá que forçar os bancos privados a liberar crédito usando os bancos públicos para coação!!

Na Argentina já ocorreu isto!! Lá, o PIB 2011 foi 9% e 2012 será de 1%!!!

JulioK

Daniel disse...

Porque que este ÇABIO, a epoca em que estava associado ao FHC, aquele que comprou votos pr aprovar a emenda da reeleicao, nao colocou sua sabedoria em prol da sociedade tapuia? Porque, quando associado ao FHC ele nao evitou que o pais QUEBRASSE tres vezes? O interessante nestes ÇABIOS, é que na pratica a teoria deles e outra. So no Brasil que um profissional que participou de uma empreitada que QUEBROU tres vezes uma instituicao da pitaco no servico dos outros.

Luiz disse...

Como era a economia no Brasil na época deste sujeito? Desemprego, salários vergonhosos, submissão à política recessiva do FMI, Pacotes que paralizavam a economia, enxugamento da liquidez, pacot~oes recessivos, etc. etc, etc,

Anônimo disse...

Loila fazia parte da equipe técnica economica de FHC, aquela que entregou o brasil devendo para o FMI e com poluaridade ZERO.

Quanto teve oportunidade porque não fez????

Anônimo disse...

Como diz o Daniel e eu confirmo: só no Brasil que uma pessoa que faliu uma lojinha de 1,99 chega a Presidente da República.
É verdade Terta (Daniel)?

Anônimo disse...

Os petistas são especialistas em maquiagem. Não deveriam trabalhar no governo e sim em institutos de beleza onde seriam mais úteis.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/