Artigo - A realidade do poder virtual

Neste artigo para o Estadão desta sexta-feira, Joseph Nye, ex-secretário Adjunto da defesa dos EUA e professor de Harvard, adianta o tema que enfocará no seu novo livro, "O Futuro do Poder", ao destacar a extraordinária importância que a atual era da informação exerce sobre os destinos nacionais, como ocorre agora no Egito. Só agora começam a entrar em ação em rede e passam a ser percebidos os efeitos daquilo que Alvin Tofler chama de Terceira Revolução Industrial. Começam a ser percebidos, sobretudo porque ampliaram o maior poder de fogo dos computadores e da telefonia, mas sobretudo da Internet, todos muito mais baratos e mais lpoderosos.

. É o que Nye chama de difusão do Poder. Ele escreve: "A difusão da informação significa que o Poder será distribuído de modo amplo e as redes informais reduzirão o monopólio da burocracia tradicional". As maiores ameaças, avisa o escritor americano, nem sairão mais de exércitos e Países enriquecidos, mas de atores não estatais. Quem tiver o melhor argumento, vencerá.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Um contraponto:

"Uma das maiores mistificações destes dias é a história de que a Internet fez a revolução no Egito - e, pois, agitaria todo o mundo árabe, muito especialmente os países que têm governos apoiados pelos EUA.

Como todo mundo, vi uma foto impressionante: milhares de pessoas que protestam na praça param e se ajoelham, cabeça posta ao chão.

Não! Não era para o Facebook, que boa parte nem sabe o que é. Era para Alá. A rede social que os une, vai ficando cada vez mais claro, se chama “Irmandade Muçulmana”. Talvez as redes sociais facilitem a comunicação um tantinho, só isso. Mas não estamos diante de um evento-relâmpago. Uma idéia mantém a praça ocupada, caramba!


Por Reinaldo Azevedo"

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/nao-estavam-rezando-para-o-facebook/

Grato,caro Políbio!


Almirante Kirk

Anônimo disse...

As informações hoje chegam a vários destinos mais rápidos, mas não é a troca destas informações que fazem a mudança. Seguindo o que Alvin está afirmando não teria ocorrido Maio 68, a Revolução Francesa, a Bolchevique,etc.O povo faz a sua revolução rápida, e seus levantes, quando não se aceita mais a opressão.O sentimento de liberdade,a diginidade humana é maior que a velocidade de qualquer meio de informação.

VEDOR disse...

ARMAS DE DOIS GUMES

ESTAS NOVAS FERRAMENTAS (armas de dois gumes),TAMBÉM PODEM SER USADAS PARA PRATICAR POR EXEMPLO, AQUILO QUE DEFINIU PAULO BROSSARD, A RESPEITO DO (DES)GOVERNO LULA:

O MAIOR ESTELIONATO PUBLICITÁRIO

Anônimo disse...

é um conjunto de ações que levou o povo do Egito as ruas, mas nas entre linhas o Reinaldo esta certo.....

Anônimo disse...

Dagui não saio, dagui ningem me tira. Só morto.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/