Está marcada para esta terça-feira (8), em Brasília, uma reunião do setor vitivinícola com o governo federal. Às 17h, as entidades representativas do setor serão recebidas pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva. O encontro é fruto das ações do "Movimento em Defesa da Uva e dos Vinhos do Brasil", que realizou um ato público na última quinta-feira (3), em Porto Alegre, com a participação de 4,5 mil pessoas.Os principais pleitos do setor são os seguintes:
. Reduzir em 25% os estoques de vinho através de instrumentos de controle. Formação de estoques reguladores que possam garantir a colocação total da próxima safra de uva.
. Reduzir os tributos incidentes sobre o vinho e diferenciar a carga tributária incidente no vinho – produto genuíno – com a dos produtos que imitam o vinho – sangrias, coquetéis e bebidas alcoólicas mistas.
. Exigir o cancelamento dos registros de produtos que imitam o vinho e enganam o consumidor.. Renegociar acordos de comércio de vinhos com o Mercosul; revogar o acordo com o Chile; intensificar a fiscalização para eliminar o descaminho (contrabando) e regulamentar a MP 413.
. Apoiar políticas de reestruturação do setor vitivinícola brasileiro para que a médio e longo prazo o setor seja competitivo.
. Ação enérgica da Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura, em relação à fiscalização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário