Legislação e despreparo intimidam uso da web por marketeiros políticos

Na esteira do extraordinário sucesso da campanha do candidato democrata Barack Obama à presidência dos Estados Unidos na internet, marqueteiros políticos e postulantes a cargos nas próximas eleições de outubro quebram a cabeça para tirar o máximo dessa ferramenta. O Brasil é um dos líderes em redes sociais e em tempo de navegação na rede mundial, mas o acesso é ainda limitado a 25% do total de eleitores - um percentual próximo ao dos Estados Unidos em 1996, o que já dá uma clara idéia da distância entre as duas realidades.

. O especialista em marketing político Marco Iten diz que neste ano houve uma procura pelas ferramentas da rede mundial "três a quatro vezes maior do que no último pleito mas, mesmo assim, os políticos em geral não têm a menor noção".

. Os candidatos têm hoje, na maioria, entre 45 e 50 anos de idade, ou seja, fora da faixa dos maiores usuários da internet, entre 16 e 24 anos. Entre os eleitores, o maior percentual está entre 25 e 34 anos (24%), seguido daqueles até 44 anos (20%). (Ver matéria na página ao lado).

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