Numa das respostas ao jornal Zero Hora desta terça-feira, quando analisou a censura à Internet no caso dos candidatos às eleições municipais deste ano, o juiz Ricardo Hermann cravou o seguinte diálogo com o repórter:
Por que um candidato não pode ter mais de um site ou domínio ? Por respeito ao princípio da igualdade, para que não haja abuso do poder econômico.
. A falta de compreensão sobre a Internet não é exclusiva do juiz Ricardo Hermann, porque o legislador e os julgadores sem exceção não entendem o que ocorre na Web. Que abuso do poder econômico ? O site do editor não custou um só centavo para ser formatado e não custa um só centavo por estar alojado e administrado no provedor americano que o mantém. Onde está o abuso econômico de manter páginas no Orkut ou vídeos no You Tube ou ainda remeter listas de e-mails ? Isto não tem o menor sentido.
. O mundo virtual é livre, não tem custo, não tem patrão e sequer quem o governe. Trata-se de uma rede mundial gratuita. O legislador e os julgadores, melhor fariam se não se intrometessem no mundo virtual. Os crimes do mundo real, quando cometidos no mundo virtual, são punidos pela legislação do mundo real. Em função dos exageros, o editor tem sido litigante dos dois lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário