Artigo, Adão Paiani - O Pravyy Sektor é movimento ucraniano anticomunista e não neo-nazista. Conheça a diferença.

-  O advogado gaúcho Adão Paiani trabalha em Brasília.

A bandeira rubro-negra é do movimento, mas a outra é do País, da Ucrânia. O símbolo usado nas duas é patrimônio nacional da Ucrânia há muitos séculos.

A bandeira do movimento ucraniano  Pravyy Sektor (Ação Direta) na Paulista não deve surpreender.

Na Ucrânia, o Pravyy Sektor é um movimento nacionalista, de direita, anticomunista, pró-ocidente e pró-Israel. Chamá-los de "neo-nazistas" é ignorância ou má-fé.

Os ucranianos e seus descendentes estão entre as maiores colônias de imigrantes europeus no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. São brasileiros com total legitimidade para manifestaram-se utilizando-se dos símbolos que lhes são representativos.

Os ucranianos são visceralmente anticomunistas, o que se explica pelas décadas de opressão soviética sobre o país, que massacrou e matou de fome boa parte da população da Ucrânia, nas décadas de 20 e 30, no episódio conhecido como "Holodomor", um dos maiores extermínios de uma população na história da humanidade.

Quem quiser criticar, escolha os motivos certos, para não passar vergonha; ou deixe de pagar de isento e admita que tem lado nesta história toda.

17 comentários:

Renato disse...

A grande parte do jornalismo brasileiro hoje age de má fé

Anônimo disse...

é patrimônio nacional da Ucrânia há muitos séculos.

mas vocês queriam que jornalistecos da porquinha CNN formados em universidades de quinta soubessem disso?

essa gente mal saberia apontar onde fica a Ucrania no mapa...

Anônimo disse...

QUANDO COMEÇAR A CORRER SANGUE NAS RUAS, OS DETENTORES DO VERDADEIRO PODER VÃO SE MEXER??? SERÁ QUE É ISSO QUE ESTÃO AGUARDANDO!!?? BOLSONARO TERÁ QUE MOSTRAR A QUE VEIO... COM ESSE GRUPO CHAMADO ANTIFA NAS RUAS, MAIS CEDO OU MAIS TARDE ISSO IRÁ ACONTECER. A ESQUERDA ESTÁ BRINCANDO DE CABO DE GUERRA COM O GOVERNO DE DIREITA QUE NÃO LHE DÁ DINHEIRO. ESSE É O PONTO. COM ESSA CARGA VINDA DO CONGRESSO E DO STF E, SEM O POVO NAS RUAS, JÁ ERA... ZÉ DIRCEU, QUE É BANDIDO MAS NÃO É BURRO, DISSE OUTRO DIA UMA COISA MUITO SÉRIA: "O ERRO DO PT FOI NÃO DAR PROMOÇÃO AOS OFICIAIS GENERAIS QUE ERAM SIMPÁTICOS À ESQUERDA!" GRAÇAS A DEUS NÃO FIZERAM ISSO, POIS, SE COM ESSES GENERAIS QUE AÍ ESTÃO, A COISA ESTÁ ASSIM, IMAGINA COM OS "SIMPÁTICOS" AO PT E COMPANHIA!!! SE OS MILICOS CONTINUAREM COM ESSA CONVERSA DE ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, ATÉ O LADRÃO DO LULA É CAPAZ DE SER LEGALMENTE ELEITO EM 2022.

Anônimo disse...

M113, URUTU, CASCAVEL...
As pessoas que votaram em BOLSONARO estão começando a perceber que era somente palavrório?... Que era somente um Capitão falastrão?... Que era somente um personagem que foi criado apenas para se eleger Presidente da República?... Que realmente trata-se de mais um político carreirista de carteirinha?... BOLSONARO, CHEGOU A HORA DE MOSTRAR A CARGA! NÃO UMA CARGA DE ARTILHARIA, QUE É A SUA ARMA DE ORIGEM, MAS SIM, UMA CARGA DE CAVALARIA, QUE É O QUE O PAÍS ESTÁ PRECISANDO!!! Já estão colocando nos jornais que BOLSONARO É UM CÃO SEM DENTES QUE NEM TANQUE TEM!!! Humilhante, principalmente para quem o elegeu!!

Justiniano disse...

Assim como na Ucrânia, a Polônia também proscreveu o partido comunista que tentou acabar com a religiosidade do povo polonês. A Hungria está no mesmo caminho de erradicar o partido comunista. Todos esses países viveram o tacão do comunismo russo, que colocava os russos nos maiores cargo em todos os países da URSS. Quando caiu o muro de Berlim todos esses russos fugiram desses países que nem ratos de volta a Rússia. Fugiram temendo a represália dos povos escravizados que sofreram com repressão e prisão.

Anônimo disse...

Velha política: Bolsonaro entrega comando do bilionário FNDE a Ciro Nogueira, do PP:

Jair Bolsonaro cedeu mais uma vez aos partidos do centrão e entregou a presidência do Fundo FNDE para Marcelo Lopes da Ponte, chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PI) presidente do PP. Cobiçado pelo centrão, o FNDE tem um orçamento de R$ 54 bilhões para este ano

1 de junho de 2020

LIsandra Paraguassu, Reuters - O governo do presidente Jair Bolsonaro cedeu mais uma vez e entregou para o centrão a presidência do Fundo Nacional da Educação (FNDE), com a nomeação do chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PI) presidente do PP, para o cargo.

A nomeação de Marcelo Lopes da Ponte saiu nesta segunda-feira no Diário Oficial. O FNDE, um dos cargos mais cobiçados pelo centrão, tem um orçamento este ano de 54 bilhões de reais e é responsável por programas que cuidam de livros didáticos, merenda escolar, e também por construções de creches e compra de equipamentos para escolas.

Nogueira, hoje um dos principais expoentes do centrão, tem coordenado com o Palácio do Planalto as indicações do bloco para cargos no governo.

O senador é um dos denunciados na operação Lava Jato, acusado de ter pedido recursos à Odebrecht para suas campanhas eleitorais e do PP em 2010 e 2014, em valores que chegariam a 7 milhões de reais.

Dentro da Lava Jato, o PP foi um dos principais partidos envolvidos em desvio de recursos da Petrobras, ao ponto de parte da investigação ter ganho o apelido de “quadrilhão do PP”, dada a quantidade de parlamentares da legenda denunciados.

Lopes é o sétimo nome indicado pelo centrão a obter um cargo no governo.

Até agora, além do PSD, Avante, PSC, Republicanos e PL, já foram beneficiados diretamente com cargos ....

Anônimo disse...

Gilmar Mendes defende punição para manifestações antidemocráticas
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu neste domingo (31), em entrevista à GloboNews, punição para manifestações antidemocráticas

1 de junho de 2020

Sputnik - O ministro se referiu, entre outras, à manifestação ocorrida neste domingo (31) na Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde ativistas pró-Bolsonaro defenderam intervenção militar e fechamento do Congresso e do STF.

"A mim me parece que isso precisa ficar muito claro. Manifestações antidemocráticas elas não apenas são inconstitucionais, mas elas se revelam criminosas e elas têm que ser repudiadas e punidas", disse o ministro para GloboNews.

O juiz acrescentou já ter manifestado sua preocupação ao presidente Jair Bolsonaro, bem como ter condenado a presença do chefe de Estado em atos do tipo.

"Acho tudo isso preocupante e já tive até oportunidade de dizer ao próprio presidente da República que me parecia extremamente inadequado ele participar de manifestações que clamavam pelo fechamento do Congresso, do STF e por qualquer medida antidemocrática", disse Gilmar Mendes.

Por outro lado, Gilmar Mendes afirmou que protestos em frente ao STF não intimidam a Corte, pois "as forças de segurança estão aí para eventualmente protegê-la”.

Mendes comentou o ato realizado na noite deste sábado (30) em frente ao STF. Os manifestantes usavam máscaras brancas e tochas.

Anônimo disse...

Polícia investiga a presença de símbolo neonazista em manifestação de bolsonaristas em São Paulo:

Bolsonaristas levaram a manifestação em São Paulo uma bandeira rubro-negra com tridente associada a grupos de extrema direita da Ucrânia

1 de junho de 2020

247 - Uma bandeira rubro-negra com tridente, associada a grupo fascista ucraniano foi levada no carro de som de manifestação bolsonarista neste domingo na Avenida Paulista.

Reportagem dos jornalistas Leo Branco e Sérgio Roxo no Globo aponta que os bolsonaristas carregaram em trio elétrico de sua manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, uma bandeira associada a um grupo nacionalista ucraniano com ideário de extrema-direita. A polícia está investigando as relações com a simbologia nazista.

O secretário executivo da Polícia Militar (PM) de São Paulo, Coronel Camilo, chegou a dizer, em entrevista à CNN Brasil, que um dos apoiadores de Bolsonaro portando uma “bandeira neonazista” teria sido um dos causadores do conflito deste domingo, ao se dirigir até o grupo de manifestantes antifascistas para fazer provocações.

Mais tarde, em entrevista ao Globo, Camilo recuou sobre o fato do episódio ter sido o estopim da confusão.

Anônimo disse...

Havia bandeira sionista e os caras estão preocupadas com bandeira da Ucrânia. O sionismo está desgraçando e sugando o Brasil e o mundo faz tempo e os caras atrás de uma bandeira desconhecida dos brasileiros. Se tem a bandeira sionista é óbvio que o movimento é racista.

Anônimo disse...

Esse grupo neonazista ucraniano foi financiado pelos EUA para promover o caos na Ucrânia. Inclusive matando civis simpáticos à Rússia. Nada presta nos bolsonaristas.

Anônimo disse...

Quando o MST, CUT, Black Blocs, Farc e outros grupos de extrema esquerda cometem os piores abusos, nunca eram taxados de extremistas pela mídia.

Foram 30 anos e só passaram a mão na cabeça de todos eles.

Não deu nem 2 anos de elegerem alguém de direita já taxam de tudo o que há de pior.

Isso só prova o quão tendenciosa a mídia sempre foi.

Anônimo disse...





Eles sempre xingam acusam as pessoas do que eles fazem. São criminosos, terroristas.


Anônimo disse...

Dono de bandeira usada por neonazistas ucranianos é brasileiro que treina paramilitares:

O dono da polêmica bandeira ucraniana associada à extrema direita, que vem sendo exibida em manifestações pró-Bolsonaro em São Paulo, é o instrutor de segurança Alex Silva, 46, que mora no país europeu desde 2014

1 de junho de 2020

247 - O dono da polêmica bandeira ucraniana associada à extrema direita, que vem sendo exibida em manifestações pró-Bolsonaro em São Paulo, é o instrutor de segurança Alex Silva, 46, que mora no país europeu desde 2014. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Ele veio ao Brasil em março, para abrir uma filial da academia de tiro e táticas militares em que trabalha em Kiev, capital do país, e acabou ficando retido aqui em razão da pandemia.

Simpatizante de Bolsonaro, Silva tem participado de manifestações, sempre portando a bandeira nas cores vermelha e preta do Pravyi Sektor (Setor Direito), organização paramilitar criada em 2013 que virou partido político na Ucrânia.

Anônimo disse...

É um movimento neofacista, que acaba uma perspectiva neonazista perseguindo grupos civis diversos na Ucrânia.

Anônimo disse...

Ah,velho, vão a merda vocês que estão incitando o governo a declarar uma guerra cívil. CANALHAS!!!!!

José Corrêa disse...

Sr Políbio:

Fascistas e comunistas são iguais porque se guiam pelos mesmos objetivos!!!

São totalitários!!!

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=UxtnvEAG1AE&t=907s

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/