Cpers, Uges e assemelhados vão a juízo contra lei gaúcha que permite matrículas de crianças de 5 anos

Uma mobilização que envolve 13 entes de ensino, quase todos de corte político lulopetistas resultou na divulgação de carta, nesta quinta-feira, contra a resolução que permite a matrículas de crianças com 5 anos de idade. Entre os signatários está a presidente da Comissão de Educação da Assembleia, a psolica Sofia Cavedon, que não consultou seus colegas para firmar o documento e começa a ser questionada. A lei do deputado Eric Lins, DEM, acaba de ser aprovada pela Assembleia.

A presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado (CEED-RS), que também assinou a carta, disse ao Correio do Povo que não houve diálogo sobre a medida que acabou sancionada no fim de 2019. O deputado Eric Lins disse ao editor que isto não é verdade.

O movimento se manifestou contra a Lei Estadual n° 15.433/2019 e afirmou que buscará "o melhor caminho jurídico para a suspensão dos efeitos da referida legislação". O documento ainda recomenda que mantenedoras e direções de escolas públicas e privadas mantenham a data de aniversário em 31 de março como limite para a matrícula dos alunos. Até 2019, a legislação determinava que apenas alunos com seis anos completos ou que atingem essa idade mínima até este dia podem ser matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental. Agora, conforme o texto aprovado no Estado, crianças que irão completar seis anos no decorrer do ano letivo também poderão entrar.

Segundo o documento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definida pelo governo federal, que mantém a idade de até seis anos incompletos "sem preocupação de escolarização". Conforme a carta, a lei aprovada no RS vai contra a forma "adequada à realidade do desenvolvimento humanos".

11 comentários:

Anônimo disse...

Os babacas perdem e judicializam. Que atraso esses doEntes.

CAP CAVERNA disse...

Essas vacas comunistas desse maldito sindicato, que nada mais é do que um puxadinho da OCRIM PETISTA, destruiu a educação no RS, e ainda descontente com o barbarismo cometido, quer que nossas crianças só entrem na escola, depois de adolescentes. Esquerdopatas miseráveis e dementes. Logico que tem mais outros repugnantes vermes que as acompanham.

Berenice disse...

Polibio, melhor confirmar a declaração com as partes envolvidas. Muito grave o que tu escreveu. Sugiro que leia mais sobre o tema da educação. Eric Lins não é especialista

Berenice disse...

Eric esteve na Secretaria de Educação com a adjunta Ivana Flores e Presidente do Ceed Sonia. Quem sugeriu emendas foi a Ivana. Melhor rever estas postagens nas quais jogam em uma mesma vala maçãs de cores diferentes!!!

Berenice disse...

Polibio, as tuas postagens são grosseiras e ofensivas. Não acredito que tu publicou tema importante baseado na versão do Eric Lins!!

Anônimo disse...

A pergunta que sempre faço: até quando a esquerda comunista do Brasil vai ficar achando que pode se intrometer em qualquer coisa e travar o desenvolvimento do país,da educação,segurança...

Anônimo disse...

Não posso nem ver a cara dessa Sofia Cavedom que me causa ansia de vomito. Esquedalha do atraso.comunistas desgraçados.

Anônimo disse...

Não sei como alguém vota em Sofia Cavedom, sempre com o mesmo papo da esquerda do atraso.

Anônimo disse...

Vagabundos comunistas.

Anônimo disse...

O Rio Grande do Sul está nesse atraso devido a pessoas como Sofia Cavedom.

Anônimo disse...

essas escolas são lixo, melhor ensinar a criança em casa como era antigamente

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/