Nova prévia da inflação do IGP-M de novembro registrou alta de apenas 0,02%.Novembro poderá emplacar deflação.

A 2ª prévia do IGP-M registrou elevação de 0,02%, conforme divulgado há pouco pela FGV. 

Este resultado veio em linha com o esperado, com os preços agrícolas mostrando deflação mais forte e os preços industriais desacelerando, mesmo com a pressão vinda dos preços de minério de ferro. Assim, o IPA agrícola registrou queda de 1,23%, com intensificação da deflação em relação à 1ª prévia de novembro. Acreditamos que o IPA Agrícola chegará a uma queda de 1,5% no IGP-M fechado de novembro. Destaque para a deflação de feijão, leite e alguns tubérculos. Vale ainda destacar a nova desaceleração dos preços de bovinos em relação à 1ª prévia. O IPA industrial mostrou alta de 0,38%, acelerando em relação à 1ª prévia. Os principais responsáveis pela aceleração foram a redução da deflação em produtos alimentícios industrializados e a continuidade da aceleração do preço de minério de ferro (cujos preços passaram de uma alta de 5,18% para outra de 6,58%). Alguns itens dentro da indústria de transformação continuam com variação baixa, com destaque para os produtos químicos (refletindo a queda do preço de petróleo) e os derivados do petróleo (por conta do recuo do preço de diesel). 

Projeções feitas, como as do Bradesco, que esta manhã passou as informações acima para o editor, indicam que o IGP-M encerrará novembro com recuo de 0,15%.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/