Engenheiros gaúchos pressionam deputados e Sartori contra venda de CEEE, CRM, Sulgás e CR

O governo Sartori tem vazado há bastante tempo uma série de informações a respeito de privatizações, extinções, fusões e até associações no seu aparato de empresas estatais, fundações, autarquias, institutos e entidades públicas estaduais em geral, mas não expõe com clareza que tipo de discussão está fazendo há dois anos, realmente o que quer e se vai mesmo fazer alguma coisa. CLIQUE AQUI para ler a nota dos engenheiros.

Em consequência do caráter obscuro do que sai do Piratini sobre o assunto, o Sindicato dos Engenheiros mandou carta ao governador para exigir que diga o que quer. 

Diz o Senge:

- Através de correspondência o SENGE reafirma que entende como necessária a reorganização do Estado, especialmente diante do lamentável quadro das finanças públicas, porém discorda veementemente da proposta simplista que vem sendo propagada pelo Poder Executivo, o que na verdade representa um verdadeiro desmonte da máquina pública sob a lógica de uma pretensa redução de despesas sem a devida discussão e transparência.

A posição dos engenheiros gaúchos é corporativista, porque o Senge opõe-se a qualquer mudança e nem  de longe esclarece de que modo compreende a "necessária reorganização do Estado". 

Nesta quinta-feira, os engenheiros entregaram carta aos deputados, pedindo apoio para impedir que CEEE, CRM, Sulgás e CRM não sejam vendidas, alegando que todas elas são "empresas estratégicas", mas sem esclarecer qual o papel estratégico que as estatais estaduais representam, já que nenhuma delas interferem sequer remotamente nas condições de mercado de cada uma das áreas em que atua. Todas são estratégicas apenas para seus próprios engenheiros e demais empregados. 

25 comentários:

Anônimo disse...

O Governo do Estado sem dinheiro para pagar em dia os funcionários e CCs e o Sindicato dos Engenheiros falando em empresas estratégicas num hora dessas. Ora, Engenheiros, vão arrumar trabalho e não emprego....Sartori, vende tudo o que puder....Chega de empresas estatais, fundações e institutos. Ha, por falar em Institutos, e o IRGA quando vai encerrar a conta....entrega para os arrozeiros pagarem as contas.....

Anônimo disse...

Não se poderia esperar outra coisa de sindicalistas, engenheiros, funcionários públicos e políticos, responsáveis e únicos beneficiados pelo parasitismo, pela incompetência, pela corrupção e pelos privilégios em estatais que arruinaram as finanças do Estado.

Magno disse...

Sou engenheiro e entendo que tem de ser vendidas!
Tudo que depende destas estatais é demorado e com tecnologia atrasada.
Para que se tenha uma ideia, a CEEE não instala disjuntor de MT em prédio residenciais com transformador acima de 300kVA porque não tem dinheiro para repor em caso de dano. Isso expõe toda uma comunidade à risco de vida. Foi assim aqui onde resido.

Anônimo disse...

Sou engenheiro e está posição do SENGE não me representa. Fará muito bem ao RS vender a CEEE, CRM e Sulgas, e não deveria para aí tem a CORAG, FDRH, Banrisul, Badesul, etc.

Chega dos nossos tributos serem drenados neste modelo de estado cabidao de empregos, loteamento de CC. A água já chegou no pescoço, se nos anos 90 acabou a educação, nos 2000 a saúde, agora acabou a segurança. Não sobrou NADA desse estado incompetente e preguiçoso! E os CC e funcionários públicos do Senge vem fazer nota de contrariedade contra privatização...nos respeitem!!!

Anônimo disse...

Abra nomes dos queridos pra nossa apreciação.

Anônimo disse...

esse crea_rs e' tomado de comunista vagal

Nereu disse...

Uns dizem que a CEEE é "patrimônio do povo gaúcho". Tá, mas onde está o balanço patrimonial para que eu tome posse da minha parte neste patrimônio?
Quem é dono do patrimônio é que decide como ele vai ser gerido e, neste caso, deve ser vendido com o resultado apurado designado REALMENTE para o povo gaúcho através de benfeitorias para TODO O POVO GAÚCHO, isso é que é pertencer ou ser um "patrimônio do povo gaúcho".

Anônimo disse...

Com certeza a CEEE é uma empresa estratégica...para os engenheiros eletricistas que trabalham na CEEE...eheheheheh...tão com medinho de perderem as boquinhas e ter que se virarem na iniciativa privada!
A empresa é inviável, tá quebrada, não tem dinheiro para investir, graças ao plano de cargos e salários que aceita todo o tipo de curso para pontuação para o cargo de auxiliar administrativo, inclusive cursos pela internet, onde só basta ir clicando para "ganhar" o seu diploma. A aceitação de cursos esdrúxulos, nada a ver com o cargo, como química, educação física, e tantos outros, faz com que empregados que fizeram o concurso para um cargo que exigia apenas segundo grau, o de assistente administrativo, acabem recebendo como profissionais graduados, como se entrassem pela portas dos fundos, mas pasmem, o plano de cargos e salários da empresa não aceita o curso de técnico administrativo para a pontuação no cargo de assistente administrativo, isto é, ele foi criado para beneficiar provavelmente as pessoas que o criaram na época. Eu sei porque trabalho lá dentro.

Anônimo disse...

Excelente postagem!

Capitão Tormenta disse...

Tem que vender todas estas estatais, tudo é elefante branco, chega de papos de empresas estratégicas, só é para seus dirigentes bem pagos, são muito pouco rentáveis, muito mal dirigidas, pois a cada governo um monte de entendidos sem entender do assunto, por apadrinhamento, sem ser do ramo, administram como se estivessem cuidando de uma loja de 1,99 , e ao terminar o governo, todos os erros ficam esquecidos e não cobrados dos maus gestores.

Façanha, o advogado do povo disse...

A privatização significa a diminuição dos cabides de emprego, meio de sustento dos partidos políticos de esquerda, sobretudo. Que farão os homens públicos sem as estatais onde "servir" a Nação e o Povo?...

Anônimo disse...

Polibio. Infelizmente, vemos retomar a velha ladainha do privatistas X antiprivatistas. Empresários não vivem sem benefícios Estatais, cuja máquina acaba trabalhando em benefício próprio. Nem um nem outro atingem o objetivo maior. Atender a sociedade. Falar em privatizar CORSAN, CEEE, Sul gás ou qualquer outra empresa tendo por base sua desnecessidade é falacioso. Já foi feito e não trouxe qualquer benefício ao Estado. Tais empresas trazem recursos econômicos e não exigem qualquer contraprestacão. Falta ao governo maior capacidade administrativa para adotar outras estratégias que não sejam simplistas e mero repete o.

Anônimo disse...

Todos sabemos que quanto menos o Estado interfere na Economia ou nas empresas, melhor é seu desempenho. Esses engenheiros não querem a privatização porque estão ganhando verdadeiras fortunas e não lhes interessa privatizar. As empresas do governo hoje não passam de cabides de emprego para políticos se encostarem e sugarem o suor do trabalhador. " PRIVATIZAÇÃO JÁ ". O povo cansou e quer mudança.

JORGE LOEFFLER .'. disse...


Incluam nessa lista o hoje inútil DAER que serve tão somente a engordar CABOS ELEITORAIS no ditos Cargos em Comissão(CCs). Extingam essa INUTILIDADE e vendam o patrimônio mobiliário que a mesma tem em todo o Estado.

Anônimo disse...

A nota deve ter sido escrita pelos famosos engenheiros "tenistas" da CEEE. Aqueles que se aposentam na faixa do 40 anos (periculosidade....), depois num esquema de cumadres, entram na Justiça do "Trabalho" contra CEEE e ganham mais de 1.000.000 em "indenizações"....Ai, se dedicam a pratica do Tenis, SENGE, CREA, PMDB, etc... Alguém ainda acha que esse modelo de Estado dará certo? Pra essa minoria usurpadora certamente deu! Pra quem paga a conta, certamente NÃO!

Anônimo disse...


Estratégicas para o bolso deles.

Anônimo disse...



Tem que privatizar tudo e se livrar deste custo enorme das boquinhas de emprego no Estado do RS!!!

Dá-lhe, Sartori!!!

Anônimo disse...

Se privatizadas estas empresas, meus colegas engenheiros, certamente perderão suas boquinhas. Vão criar vergonha na cara seus mercenários corporatistas em benefício próprio e demonstrem suas capacidades na iniciativa privada, onde face a incompetência estarão sujeitos à demissão sumária.

Anônimo disse...

O que é bom para os esquerdista escarlates é ruim para o povo.

Anônimo disse...

Qual é o interesse?

Anônimo disse...

O Estado do Rio Grande do Sul possui dezenas de imóveis fechados, abandonados . No plano federal, não é diferente, a Previdência Social é proprietária de centenas de imóveis, alguns mal alugados, outros abandonados . O Estado não administra bem, esta é a verdade.
A Petrobras é o maior exemplo.Foi a maior empresa nacional . Os governos do PT sucarearam a empresa , valia US$ 70 Bilhões há alguns anos e hoje vale US$20 Bilhões . Além disto, ainda terá que pagar muitos Bilhões de dólares , em 2017, aos acionistas americanos, a titulo de compensação por sua gestão fraudulenta, por decisao da Justiça de Nova Iorque . Quebraram a empresa . Diante desse quadro desastroso, fica dificil ouvir políticos discursar contra a Privatização !!!

Anônimo disse...

isso, vendam tudo, privatizam a saúde, segurança e educação, entreguem a CRM e as gigantescas reservas de xisto aos chineses, deem os imóveis de mão beijada para as incorporadoras, canibalizem o Banrisul. Vendam a CEEE por 4 BI, sendo que daqui a dois anos quem comprar vai receber 8bi só com a CRC que está na justiça. Depois, de feito tudo isso, podem voltar a pastar...

Unknown disse...

A inveja é uma m....

Anônimo disse...

Quanta bobagem!

Unknown disse...

A inveja é uma m....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/