O Globo antecipa denúncia do MPF contra Lula no caso do sitio de Atibaia e do triplex do Guarujá

O jornal O Globo deste domingo antecipa a informação de que o ex-presidente Lula será denunciado pelo Ministério Público Federal ao juiz Sergio Moro por fatos relativos ao sítio em Atibaia (SP) e ao apartamento no Guarujá (SP).

Ele será réu de novo.

Esta semana, Lula foi denunciado pela PF por causa do triplex do Guarujá, tudo por corrupção, falsidade ideológica e formação de quadrilha. 

"Os procuradores da Operação Lava-Jato já estão preparando denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por supostos crimes cometidos em transações relacionadas ao tríplex do edifício Solaris, em Guarujá, e ao sítio em Atibaia, segundo disse ao GLOBO uma fonte que acompanha o caso de perto. Não está decidido, no entanto, se Lula será denunciado por corrupção passiva, ocultação de patrimônio ou lavagem de dinheiro, ou pelos três crimes em conjunto. Para investigadores, as provas são suficientes para apresentar acusação formal contra o ex-presidente à Justiça Federal, mesmo sem a propalada delação do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro", diz reportagem de Jailton de Carvalho.

Se Lula vier a ser condenado por Moro e também na segunda instância, não poderá concorrer à presidência da República em 2018.


A defesa de Lula argumenta que ele não é dono dos imóveis e diz que Moro não tem competência para julgá-lo, uma vez que os imóveis se encontram em São Paulo, e não no Paraná, que é a jurisdição do juiz que conduz a Lava Jato.

A defesa nada diz sobre o conteúdo da denúncia.

7 comentários:

Anônimo disse...

ERA objetivo do LULA impedir a qualquer custo PSDB retornar ao poder central.
Afinal, é o PSDB de centro esquerda democrático, enquanto que o LULA representa tudo aquilo que não é democrático. A CRIA dos militares dos anos/60/70,LULA, tinha como missão enrolar as esquerdas num partido só(PT). Em parte foi bem sucedido, até hoje enrolou TODOS os lados da política, inclusive num certo tempo o PSDB. LULA, hoje, reúne em seu torno a ARENA PODRE e os TERRORISTAS do passado. Exemplo é HELIO BICUTO, esquerdista enrolado por Lula até a pouco.

Anônimo disse...

QUEM NAO ACREDITAR QUE O TRIPLEX E DE LULA,E UM QUADRUPLEX.

Anônimo disse...

Caro Políbio
A defesa nada diz sobre a denúncia porque o caso é indefensável. Não dá mais para fugir.
Esther

Anônimo disse...

Militares são presos com 3 toneladas de maconha

Brasil 28.08.16 11:59
Uma equipe do Denarc, da Polícia Civil de São Paulo, prendeu dois soldados do Exército que transportavam três toneladas de maconha em um caminhão militar.

Segundo a Folha, o confronto ocorreu na rodovia Anhanguera, na região de Campinas. Os militares pertencem a uma base de campo Grande (MS). Um terceiro militar fugiu. Dois civis que escoltavam o caminhão também foram presos. (oantagonista)

Anônimo disse...

Delação premiada do pato da FIESP complica a situação de Lula:

28 de agosto de 2016 - Bajonas Teixeira - o Cafézinho

Vazamento de áudios e trechos da delação premiada do Pato de Sete Bilhões, também conhecido como Pato da FIESP, desmontam a farsa do sítio de Atibaia. Agora que o Pato abriu o bico, a situação do ex-presidente deve se complicar muito. Procuradores da Lava Jato reconhecem que a gravidade das revelações é maior devido à intimidade do Pato com grandes empresários. A trinca de procuradores do MP de São Paulo, que ficou conhecida como “Os três patetas”, já estaria preparando um novo pedido de prisão preventiva, para repetir o espetáculo de competência dado em março.

O Procurador Geral da República declarou que, diferente do que aconteceu com a delação do presidente da OAS, que inocentava Lula, e que foi anulada depois do vazamento, o caso do vazamento do Pato não cancelará a delação premiada firmada com o MPF. Segundo ele deve prevalecer o princípio do domínio do fato: “Há claramente uma cadeia de comando e, por isso, a mais alta autoridade da República à época não poderia não saber dos desvios do Pato”.

A hipótese defendida pelo MPF é que Lula foi responsável conspirando com o Pato para enganar a FIESP no caso dos 7 bilhões revelados pelo UOL. Os procuradores da Lava Jato defendem que, embora não tenha prerrogativas de foro, prevalece a atratividade, como aliás já era o entendimento quando a delação premiada do Pato foi homologada pelo ministro responsável pela operação Lava Jato no STF.

TEORIA DO DOMÍNIO DO PATO
Juristas têm comentado que, com a prisão do Pato pelo juiz Sérgio Moro, e a homologação da delação, o Brasil está contribuindo para a cultura jurídica internacional, e que a “teoria do domínio do pato” já está sendo introduzida nos cursos de direito.

Polemico ministro do STF quer organizar outro seminário acadêmico internacional em Portugal, dessa vez dedicado exclusivamente à discussão da teoria do domínio do Pato. O ministro declarou que senadores tucanos já confirmaram presença, e que o interino prometeu que dessa vez não faltará.

QUÁ QUÁ QUÁ
O juiz Sérgio Moro esclareceu por meio de nota, que o Pato foi preso por desacato e desobediência à autoridade constituída, e pelo comportamento claramente destinado à obstruir a justiça quando, em seu primeiro depoimento, se limitou a gargalhar. O juiz divulgou, após o vazamento, parte desse depoimento que serviu de base à decretação da prisão preventiva:

Juiz: O Senhor conhecida o ex-presidente Lula? Pato: Quá Quá Quá Quá Quá.

Juiz: Quantas vezes o senhor esteve no sítio de Atibaia?Pato: Quá Quá Quá.

Juiz: Três vezes? Pato: Quá? Juiz: O senhor não entendeu a pergunta? Pato: Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá.

Na justificativa para a prisão, Sérgio Moro classificou o paciente como "pato cleptocrata que saqueou a FIESP”. Depois de meses preso, e de ser condenado a uma pena de 200 anos, o Pato se tornou mais razoável e mudou a versão anterior do seu depoimento passando a incriminar o ex-presidente:

Juiz: O Senhor conhecida o ex-presidente Lula? Pato: Quá Quá Quá Quá Quá.

Juiz: O Pato conhecia o ex-presidente e admite que frequentava o sítio. Quantas vezes o Senhor esteve com o ex-presidente Lula? Pato: Quá Quá Quá.

Juiz: O Pato encontrou o ex-presidente três vezes no sítio. O senhor foi quem intermediou a compra do pedalinho pela dona Marisa Letícia? Pato: Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá Quá.

Juiz: O Pato admite que reuniu um consórcio de grandes empresas com interesses na Petrobras para a compra dos pedalinhos. Obrigado senhor Pato.....

Anônimo disse...

O vinho que reservei para abrir quando o capo for finalmente preso, está encorpando. Acho que brevemente será degustado.

Anônimo disse...

Nossa todos tem raiva do Lula só porque ele ajudou os pobres. Coitado!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/