Artigo, José Maria Rodrigues de Vilhena, Jornal do Comércio - Olhar sobre Porto Alegre

Porto Alegre é uma urbe emblemática no Brasil. Quem a conhece, sabe que ela já não vive seus dias de maior glória. Infelizmente. Bem, o Brasil hodierno, da mesma forma, também não transita na sua melhor época. Assola o País uma decadência, claramente espelhada nas grandes cidades do mesmo. Neste ágil texto, desejo referir à capital do Rio Grande do Sul, local onde nasci e vivo. O amor, por mim dedicado a ela, dá-me autoridade para relatar, indignado, a situação em que se encontra o Centro da cidade. Sem prosopopeias ideológicas e partidárias. O núcleo central da Capital encontra-se em estado lamentável, o cenário é a antessala do caos. Dói ver os passeios sujos e depauperados, o monumento símbolo da cidade, viaduto Otávio Rocha, funcionando como albergue com barracas montadas por multidão de desvalidos, lixo amontoado no calçadão da Rua da Praia, camelôs avançando sobre o espaço público apesar de existir centro popular de comércio, pichações, drogados e marginalizados criminosos.

O Centro resiste atrás das muralhas do esforço dispendido por instituições privadas, da beleza proporcionada pela estética dos prédios magníficos e de aprazíveis praças. Mas pergunto: até quando? A administração municipal (Executivo e Legislativo), ao invés de induzir a revitalização do coração de Porto Alegre, trabalha no sentido de enfartá-lo, proíbe artistas de rua, permite trânsito de veículos onde não deveriam ser admitidos e releva o interesse pela manutenção de sítios e prédios do patrimônio histórico e arquitetônico. Isto é grave situação. Por favor, não estabeleçam conexões entre este desabafo e o evento eleitoral próximo, mesmo porque não é possível acreditar na capacidade dos políticos e, tampouco, nas intenções transparentes dos partidos. Agora, o movimento capaz de reordenar o sistema de vida dos cidadãos brasileiros virá da consciência e vontade de defender valores perenes das tradições legadas. Porto Alegre não será destruída por demagogos, incompetentes ou oportunistas.

* Engenheiro e consultor.

15 comentários:

Anônimo disse...

O mesmo vale para Novo Hamburgo, uma cidade abandonada, suja, calçadas esburacadas, faixas de pedestres sem sinalização, semáforos perigosos para os pedestres,lixo jogado nas calçadas etc. e etc. como aqui em NH o prefeito é um ET e os secretários politiqueiros de marca maior tudo petralahda não tem solução.

Joel

Anônimo disse...

Poa virou a Havana dos pampas,criatorio de comunas,da nisso.
Quem foi o ultimo prefeito decente desta cidade?

Anônimo disse...

Poa, Havana dos pampas, passem no centro e na av Farrapos.
A arredação da cidade é so para pagar o funcionalismo e o Legislativo.
A cidade e o cidadão ficaram a própria sorte.
E vao continuar elegendo comunas, pois a cidade é um berço e criatório de comunas.
Lu Genro ou Pont vao dar continuidade a este modelo,onde nós pagamos e eles desfrutam.
vao colocar os impostos em níveis nunca antes vistos e vao fazer a festa deles com nossos impostos

Anônimo disse...

Porto Alegre está um lixo e fedorenta, ninguém faz nada.

Anônimo disse...

Todos querem a extinção é da FDRH. sem mais

Anônimo disse...

Pois é e quem governa Porto Alegre a 16 anos? Resposta: PMDB e PDT + 13 partidos (PP, PSDB, PSB, PSD, PTB, PRB, PR, Rede, etc).

Tá na hora de epurgar esses elementos do poder. Volta PT, não tinha a esculhambação que tem agora, a cidade era mais organizada, limpa, os ónibus passagem no horario e a passagem era acessivel. As ruas, praça e vilas eram cuidadas e tinha-mos saúde e segurança.

Anônimo disse...

HAVANA dos pampas.

Anônimo disse...


A mais pura verdade. Concordo plenamente com o autor do texto.

Tenho 63 anos e lembro bem do nosso antigo Centro no passado. Minha mãe nos levava para degustar banana Split na Renner quando ia fazer compras na Sloper. Depois uma passada na Kopenhagen na rua da Praia.
Não existiriam camelôs, nem moradores de rua.
Hojè a situaçåo é deprimente. Parece um filme de terror, com vultos humanos na mais plena decadência.
Lamentável.

Anônimo disse...

As lixeiras colocadas nas rua servem apenas para os vagabundos entrarem para se drogar.É assim na Cristóvão Colombo,na Ramiro e na Farrapos.É só conferir.

Anônimo disse...

Porto Alegre está há 30 anos lentamente piorando, já teve qualidade de vida muito melhor do que a de agora. Quer gostem ou não, no tempo dos militares Porto Alegre era extremamente segura, exceto para os bandidos defensores da URSS travestidos de perseguidos políticos, as crianças podiam brincar nas calçadas a noite sozinhas, sem cercas e sem problemas. Agora quem não tem problemas são as crianças da esquerdas, os bandidos protegidos pelas marias e genros da vida. Quanto à sujeira, somente as hostes do PT são mais sujas que Porto Alegre. Viramos um fedorento e vergonhoso inferno vermelho.

Anônimo disse...

Mas o lixo das ruas é produzido pelo povo, que também elege os políticos. É uma comunhão de interesses. O povo gosta da imundice e elege políticos que mantém a bagunça. O Brasil precisa mudar de povo, só isso!!!!!!

Anônimo disse...

Tá de brincadeira né. .. a derrocada de POA começou com a "cidade viva" !

Anônimo disse...

Políbio,

A Capital mundial do atraso, Capital mundial do Grelo duro,Capital mundial da esquerdopatia, Capital Mundial dos botocudos metidos a politizados onde o único progresso é o retardo mental dos seus habitantes.

Anônimo disse...

Artigo verdadeiro e esclarecedor.Pobre do Brasil,entregue a uma máfia politica.

Anônimo disse...

E por falar em prefeito ET de Novo Hamburgo, não seria oportuno que se fizesse também uma referência ao prefeito ET de Santa Maria?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/