PF investiga lobby de Lula, BNDES e pagamentos da Odebrecht em Cuba, República Dominicana e Angola

A repórter Bárbara Lobato, da sucursal de Brasília da Folha, informou esta tarde que a Polícia Federal tem um inquérito aberto para investigar empréstimos do BNDES, com a intervenção do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio. Entre as obras investigadas estão a do Porto Mariel, em Cuba. 

Documentos aos quais o jornal teve acesso, mostram que os investigadores apontam que “o ex-presidente Lula atuava como verdadeiro lobista da construtora Odebrecht nos países visitados, defendendo os interesses da empresa e promovendo-a junto aos governos estrangeiros e ao BNDES”.

Leia toda a reportagem:

Para os investigadores, há “indícios de que, ao longo dos anos de 2011 e 2014, Luiz Inácio Lula da Silva teria recebido vantagens econômicas indevidas, direta e indiretamente, do conglomerado Odebrecht, a pretexto de influir em atos praticados por agentes públicos estrangeiros, notadamente na República Dominicana, Cuba e Angola, além de facilitar e/ou agilizar o trâmite de procedimentos de financiamentos de interesse do conglomerado referido no âmbito do BNDES”. Ainda segundo a documentação, os investigadores indicam que Lula “incorreu em conduta tipificada no código penal, pois teria usado do seu prestígio político e da sua condição de ex-presidente para influenciar governos estrangeiros e interferir nos procedimentos de financiamento do BNDES, tudo em prol da Odebrecht, fazendo-o também em interesse próprio, visto que foi muito bem remunerado, direta e indiretamente (através de familiares e pessoas próximas), pelos serviços prestados”.

Sobre a atuação no BNDES, escreveram os investigadores: “São fartos os elementos que apontam no sentido de que Lula também influenciava a atuação do BNDES, facilitando a concessão de financiamentos aos países que contratariam a Odebrecht”. 

Segundo levantamento apresentado à Justiça, em um período de quatro anos o então presidente do BNDES, Luciano Coutinho, teve “oito eventos públicos registrado em sua agenda, sendo que, desses, apenas um não contou com a presença ativa de diretores do Instiuto Lula. Nesse lapso temporal, o mandatário do BNDES compareceu cinco vezes ao Instituto Lula para tratar de ‘conjuntura econômica’ com seus diretores”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Anônimo disse...

A conta esta aí para pagarmos. Tudo em razão da sem-vergonhice do Lula.

Unknown disse...

Porque demora tanto tempo para um politico criminoso ser preso no Brasil? Aqui nos Estados Unidos o cara é preso na mesma hora que se percebe algo estranho e crimes cometido.
Meu nome é Glauco e o senhor é um dos poucos jornalistas que eu e muitos ainda confiam. Obrigado pela sua dedicação.

Anônimo disse...

Agora PRETEOU OS ZÓIO DA GATEADA pros lados da FAMIGLIA DA SILVA.

Anônimo disse...

Está passando da hora do Temer divulgar todos os contratos secretos do BNDES e tirar o sigilo de todos os Cartões Corporativos. Enquanto isso não ocorrer fica a suspeita de cumplicidade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/