Poder Judiciário rompe com o governo Sartori no RS

O chefe do Poder Judiciário do RS, José Aquino, rompeu hoje com o governo Sartori, ao divulgar nota com fortes críticas ao Piratini. O desembargador lembra que a crise fiscal é produto exclusivo da má gestão do Poder Executivo, o que é verdade. 

A manifestação é inédita na história do relacionamento dos Poderes do RS. 

O chefe do Poder Judiciário não perdoou nem as festas de Natal. 

Disse o desembargador gaúcho na sua nota:

- (...) lamentáveis manobras políticas, de forma sistemática, impediram o quorum para votação de qualquer dos projetos de valorização de nossos servidores em tramitação no Legislativo (além do reajuste, redefinição sobre o vale alimentação e a instituição da data base.

A nota refere-se ao aumento salarial de 8,13% que o Poder Judiciário quer conceder ao seu pessoal, projeto que não avança na Assembléia.

A convocação extraordinária da Assembléia é também duramente atacada:

- Não bastasse isso, ao apagar das luzes do ano legislativo, sem diálogo, invocando, de forma duvidosa, a prerrogativa da convocação da Assembleia Legislativa em regime de urgência, vieram a ser incluídos na pauta mais de uma dezena de projetos pelo Executivo, vários deles polêmicos, entre os quais o da Lei de Responsabilidade Fiscal local, envolvendo interesses comuns aos demais poderes e que dizem com a essência da organização do serviço público.

O desembargador José Aquino ataca o governo com vigor, ao criticar a convocação:

- Ela viola regras da vida democrática, abreviando o devido processo legislativo e tangenciando o necessário debate público.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

47 comentários:

Anônimo disse...

DEVE ESTAR BRABO PORQUE ESTÃO GANHANDO POUCO E SEM MORDOMIA NENHUMA............KKKKK , SÃO IGUAIS AOS TRABALHADORES NORMAIS , TEM QUE SE VIRAR PRA PODER COMER , ETC...............

Anônimo disse...

O governo gaúcho não consegue mais suportar os elefantes brancos do Estado, faltou coragem para sartori colocar em pauta a extinção da FDRH e da CORAG, duas nulidades que a anos estão combalindo as finanças públicas.

Anônimo disse...

E quando é que irão valorizar o cidadão comum? Nós, já pagamos os nossos tributos e continuamos aguardando que os governantes prestem os serviços pelos quais cobraram. Essa briga de poderes não resolve o problema do RS. Se o Judiciário não tem culpa, nós menos ainda.

Anônimo disse...

O judiciário sempre teve todas as regalias de todos os governos e não será diferente agora. Os governos não conseguem negar nada ao judiciário, pois tem medo.

Anônimo disse...

Isso é que dá se meter com políticos levianos.
Se o país quebrou, se o RS quebrou, foi por roubo e má gestão.
E, agora os ladrões´querem que os outros paguem a conta.

PMDB = PT

Anônimo disse...

É preciso ter coragem para assumir o Gov/RS. Você assumiria, Políbio?
((Sartori faz o jogo do Italiano burro), provocando a ira dos canalhas)
mas age de forma inteligente, não é?

Anônimo disse...

Este envergonha o judiciário. Tenho asco quando o vejo, pois pouco tem de juiz. É apenas um dirigente classista, corporativista, em busca de vantagens e sinecuras, e que não enxerga além do seu umbigo.

Anônimo disse...

Não há dúvidas de que as reformas que o Sr. Governador está promovendo são de suma importância, mas "goela abaixo" atenta contra à democracia. Dilma faz isso há um bom tempo, e agora Sartori da mesma forma. Sim, a Venezuela é aqui também.

Anônimo disse...

Meu sonho é que um dia falte dinheiro para pagar toda essa turma.
Esse pessoal vive fora da realidade.

Anônimo disse...

O JUDICIÁRIO CRITICA O GOVERNADOR EVIDENTEMENTE PORQUE NÃO TEVE ATENDIDO O PEDIDO DE REAJUSTE. É INEGÁVEL QUE A SITUAÇÃO DE PENÚRIA DO RS É CULPA EXCLUSIVA DOS GOVERNOS QUE SE SUCEDERAM ATÉ HOJE, MAS O GOVERNADOR AO RECEBER UMA HERANÇA MALDITA DO TARSO GENRO NÃO TINHA COMO CEDER AOS PLEITOS DO JUDICIÁRIO, O QUAL NUNCA SE POSICIONOU CONTRA OS DESMANDOS DO PT. ENQUANTO ISSO, OS FUNCIONÁRIOS DO EXECUTIVO ESTÃO SOFRENDO COM A FALTA DE RECURSOS DO GOVERNO TENDO APELADO A EMPRÉSTIMOS DO BANRISUL.

Anônimo disse...

ZELITE É ZELITE!

Anônimo disse...

haja sangue para satisfazer estes vampiros,mas esta gauchada merece o estado que demandou nas urnas.
estes vampiros deveriam saber que quanto mais sangue eles demandarem da sociedade contribuinte,mais próximo da derrocada eles estarão.

Anônimo disse...

Essa gente está acostumada no bembom.....nos privilegios e nas mordomias....A crise vai pegar todos....só o dia em que aposentados e funcionalismo não receberem a coisa vai mudar...

Gilrikardo disse...

--Ver o pessoal do judiciário lamuriar pelo salário é mais uma bofetada na cara do já combalido "contribuinte"...

Anônimo disse...

E esperavam o que de um polenteiro que não sabe administrar a própria casa. O Sartori é um destes políticos de araque que depois de eleito, acham que tem o PODER NAS MÃOS, mas não tem. Não repeita, não deve ser respeitado.

Anônimo disse...

Para defender os salários dos juizes e desembargadores, mas o crime que o tiririca da serra comete contra o funcionalismo do executivo, nem Judiciário, nem o MP abrem o bico. O negócio deles e defender suas regalias nada mais, ou seja, só fazem o lado deles.

Unknown disse...

Fazer uso de uma prerrogativa não implica qualquer ilicitude.
Certamente as afinidades eram maiores com o malgastador governo Tarso. O Sr. Aquino que trate de por o nabadesco e improdutivo Judiciário na rota da eficiência.

Anônimo disse...

QUE "MIMOSO" O DESEMBARGADOR...

QUANDO O PT E A ESQUERDALHA GAÚCHA (ESPECIALMENTE OLÍVIO DUTRA E ATRASO GENRO) QUEBRARAM O RIO GRANDE DO SUL E CRIARAM TODO ESTE PROBLEMA, ELE NADA FALAVA NEM VOCIFERAVA...

O GRANDE "DODÓI" DO JUDICIÁRIO E DEMAIS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS É A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE ESTADUAL, PELA QUAL OS REAJUSTES SALARIAIS SÓ SERÃO CONCEDIDOS SE A VARIAÇÃO DO PIB FOR POSITIVA.

SE O ESTADO NÃO CRESCER, DAÍ NÃO ADIANTA CHORAR NEM CHORAMINGAR, VÃO FICAR SEM MAMAR NO BOLSO DO TRABALHADOR DA INICIATIVA PRIVADA.

JORGE LOEFFLER .'. disse...


Pois é dona Maria Helena, alguém disse verdades a vocês

O Desembargador José Aquino Flores de Camargo a quem respeito e conheço pessoalmente vez que sua simples residência de veraneio se situa a não mais do que cinquenta metros de onde residem meu filho e sua família no centro de Xangri-Lá. Pois hoje gostei das declarações dadas pelo Desembargador que está deixando a Presidência do TJ/RS.
Ele está certo, pois dona Maria Helena e o gringo vieram para terminar o serviço começado pelo tal Antonio Britto de quem o gringo foi líder naquele trágico governo.
O estado foi literalmente desmontado por eles até onde lhes convinha. Na área de segurança pública onde nem mesmo o guardinha da esquina ingressa sem concurso público não há, ao que eu saiba os tais Cargos em Comissão. Por isto eles criaram p PDV que levou muitos a deixarem o serviço público. Perderam os que deixaram o serviço público e perdeu muito mais o Rio Grande do Sul. Os elitizados eleitores desse estado parece terem memória curta e eu que não tenho, mas pago a conta junto. Algo então já inútil e que ficou intocado foi o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, conhecido pela sigla de DAER.
Zero hora faz alguns dias apresentou matéria em que aborda o patrimônio do estado imobilizado sem a menor justificativa honesta no DAER. Eu disse justificativa honesta, pois essa inutilidade é mantida intocada para ali serem engordados os cabos eleitorais do governo do momento nos indesejáveis Cargos em Comissão.
Quero lembrar ao que me leem que esse gringo me passou o calote, pois o décimo terceiro salário, aquele que alivia nossas contas ao final do ano a mim não foi pago. Fui ao BB com o qual opero em razão da lei de portabilidade bancária e depois de no governo Rigotto ter sido obrigado a quase surrar um sujeitinho no banco do estado que me exigia assinasse um pedido de empréstimo. Botei ma mesa ao mesmo e sai com o meu dinheiro em espécie. Hoje minha saúde não mais me permite atitude semelhante. Desde o final do infeliz governo Britto/Sartori esse gringo embolsa mensalmente seis mil reais por que aposentado como deputado estadual. E aí me urge uma dúvida que levo ao leitor amigo. Cargos eletivos se constituem em profissão? Óbvio que não, logo não deveriam receber nada senão a gratidão por algo bem feito ou o desprezo pelos maus feitos como os do presente governo. Sartori tem tudo pago por nós, não tirando um único centavo do bolso. Pergunto então por que presenteou dona Maria Helena com salário de mais de vinte mil reais? Foi imposição dela ou ele realmente despreza o contribuinte? Sei lá, mas sou muito antigo, sou livre e aceito e em minha cada a última palavra cabe a mim e somente a mim. Essa penso seja a grande diferença entre o senhor Sartori e este modesto escriba.
Presidente Aquino lhe sou grato pelo que disse hoje em nota à imprensa. Sua atitude me faz sentir-me confortado, pois teria imenso prazer em ter dito isto a esse ‘embrulhon’. Dona Maria Helena não vejo hora de vê-la junto com o seu gringo pelas costas.
Tenho dito
Essa é a manifestação de um humilde servidor que não nasceu para ser penico de ninguém.

Anônimo disse...

Atrasam os salários do policial, do bombeiro, do professor pela grave crise financeira do Estado. Mas o Judiciário não teve atrasos e quer aumento e o resto que se lixe! Que falta de sensibilidade dos juízes, promotores, etc.

Unknown disse...

Apenas mais um funcionário público do poder que possui os maiores salários e os mais absurdos, defendendo suas mordomias. O negócio deste pessoal é jogar a conta no cidadão da iniciativa privada, pois no bolso deles somente aumentos e benesses.

Anônimo disse...

Políbio,

".... valorização dos nossos servidores ...."

Eu, contribuinte, é que rompi com os TRÊS PODERES em todos os níveis.

O nobre "juiz" tem 60 dias de férias e salário garantido até a morte do último cônjuge e quer meter, mais ainda, a mão no meu bolso.

Onde der para sonegar, sonegarei!!!

JulioK

Anônimo disse...

Ah coitado, estava melhor com o tarso né....kkkkk

Anônimo disse...

Ah coitado, estava melhor com o tarso...mas adivinha? Chegou a conta...kkkkkk

Anônimo disse...

Que bom, agora já pode parcelar o salário deles tbem...

Anônimo disse...

Que mundo vc vive? O primeiro governador que está fazendo o dever de casa e ainda levando critica de um juiz que vive suas férias na Disneylândia e um leitor alienado. "taca-le pau" Sartori véio. Mass

Anônimo disse...

Acho que é coisa combinada para opinião pública, depois ganham e até mais.

Eles não se atacam > fazem de conta que atacam-se.

Anônimo disse...

PAPAI NOEL JÁ PASSOU > CONTA OUTRA.

Anônimo disse...

ESTAS CASTAS ESTÃO COMEÇANDO A DAR NOJO PERANTE A SOCIEDADE.............

Anônimo disse...

JUDICIÁRIO é PTISTA sempre foi PTISTA, para quem observou todos os período das campanhas eleitorais desde 1988 isto é de fácil comprovação.

Também isto é maioria no Executivo concursado.





Anônimo disse...

O governador Sartori está correto com esta atitude!Se está com dificuldade de dar aumento para os funcionários do Executivo, não é justo conceder aumento ao Judiciário, pois já recebem polpudos salários e em dia, isso não basta? Isso me leva a pensar que vivem em outro planeta.Não enchergam nem a corrupção existente neste país, vivem em seus gabinetes alheios a essa roubalheira de bilhões todos os dias, fazem de conta, convivem com esses ladrões do colarinho branco, para manter a dita autonomia entre os poderes, isso quando alguns não ambicionam ser ministros do STF, aí então, ficam completamente cegos!

Anônimo disse...

Seria bom conferir para saber se nas convocações extraordinárias dos governantes anteriores o Presidente do Judiciário fez alguma manifestação de contrariedade. Não me lembro de que isto tenha ocorrido.

Anônimo disse...

O Sr Aquino deve estar brabinho pq o auxílio moradia, auxílio alimentação tá muito pouco. Aliás, o auxílio alimentação que só de retroativo pagou uns míseros R$ 40 mil para cada desembargador. Deve estar brabinho pq o salário, mas as beneces todas só dá uns R$ 35 mil por mês.

Anônimo disse...

Típico do Judiciário. Só sabem defender os interesses particulares. O cidadão comum que se ferre com o péssimo serviço prestado por eles.

Anônimo disse...

Apesar de estar sofrendo pelas ações do Sr. Governador (que vê a Segurança Pública e seus servidores como 'sanguessugas' do Estado) admiro a posição do Presidente do Tribunal de Justiça. Se no Judiciário os servidores recebem em dia, sem atrasos, é porque há gestão competente. No poder Executivo os políticos são gestores INCOMPETENTES (independentemente de partido) e por isso não conseguem pagar salários em dia ou investir em saúde, educação e segurança. O poder Judiciário é responsável em seus gastos, com número muito reduzido de CCs. Já no poder Executivo, além dos CCs em níveis menores, muitos órgãos que não desempenham a atividade-fim do Estado ainda continuam existindo para acomodar 'apadrinhados', que nem concursados são e que ganham 5 vezes mais do que um policial ou um professor.
Se o Presidente do Tribunal de Justiça deixar o Sr. Governador interferir na administração do poder Judiciário, em três anos estarão recebendo salários parcelados, com equipamentos sucateados e sem nem mesmo papel higiênico em seus setores (como acontece na segurança pública, onde atualmente o servidor deve levar de casa).
Parabéns ao Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que, ao contrário do Supremo Tribunal Federal, não está de joelhos perante o poder Executivo, mostrando que o maior bem que o Estado tem são seus recursos humanos. E desvalorizados como estão pelo Sr. Governador e pela sociedade em geral (que apoia projetos que serão votados dia 28/12), aqueles que buscam prestar um serviço de qualidade para proteger a vida do cidadão estão, infelizmente, cansados.
1. Cansados por estarem trabalhando em setores com redução de até 80% no número de funcionários necessários (e em segurança pública, isso significa a diferença entre vida e morte);
2. cansados pela incerteza de poder pagar em dia suas contas por receber salário parcelado e 13ª atrasado;
3. cansados por ter prédios de Delegacias interditados por perigo de desabamento;
4. cansados por não ter viatura ou gasolina para trabalhar;
5. cansados de trabalhar 16h/dia e receber 4 horas-extra (ou nem receber);
6. cansados pela falta de equipamentos básicos de higiene nas repartições; 7. cansados de serem chamados de 'sanguessuga' por aqueles cuja vida protege, muitas vezes ao custo da própria segurança pessoal;
8. cansados de, depois de tudo isso, ouvir do seu Chefe-Geral, o Sr. Governador, que devem dar 'graças a Deus pela estabilidade', como se o povo gaúcho merecesse menos do que uma Segurança Pública de qualidade.

Anônimo disse...

Polibio gostaria que publicasses um quadro comparativo entre cc´s e funcionários com quantidade e o respectivo valor total com os benefícios. E aí vamos discutir. Tipico de gaúcho , pegou a mulher no sofá com outro , solução: botar o sofá fora !O judiciario faz a gestão dos recursos enviados pelo executivo oriundos do mesmo lugar , contribuinte pagador de impostos . Vai começar o ranger de dentes , isto é só o início .

Anônimo disse...

mas o que é isso? Um chefe de poder do Estado comportando-se como um reles dirigente sindical? Como é que se prestou a esse papel? E hoje de manhã vejo notícia sobre isso na ZH e não posso deixar de considerar que,a empresa de mídia que vem batendo no governo pq este não lhe franqueou os cofres públicos, acaba de achar um outro caminho pra bater no governo.

Anônimo disse...

Políbio, a ignorância dos teus leitores é tremenda. A desinformação é tanta, acham que o Sr. Aquino está pleiteando aumento para os membros do judiciário, o que não é verdade. Ou melhor, teus leitores não devem saber a diferença entre membros e servidores.

Anônimo disse...

Vamos combinar: o senhor presidente do TJRS não daria um pio ( para dizer as verdades que disse) caso Sartori tivesse concedido o aumento para os funcionários do judiciário.

Anônimo disse...

TODOS SE ESQUECEM QUE O DINHEIRO VEM DE UM LUGAR SÓ > O CONTRIBUINTE.

CAIXA SEPARADO, ORÇAMENTO SEPARADO, GESTÃO SEPARADA > TUDO BALELA.

Anônimo disse...

Ué !!! Há alguns dias forneceu espontaneamente auxílio dos depósitos judiciais para e executivo saldar a folha e agora quebra os pratos ?!!

Tem Coelho nesse mato !

Feliz 2016 a ambos !

Anônimo disse...

Ora, anônimo 16:31, NÃO SE IRRITE, vou te explicar as diferenças entre
MEMBRO E SERVIDOR, espero que goste e aprenda:
MEMBRO-é o que você vive me pedindo;
SERVIDOR-sou eu ou os outros quando emprestam o MEMBRO para você.

Anônimo disse...

Quando do escândalo do auxílio-moradia,que mobilizou a opinião pública,
o Desembargador Aquino de Camargo veio a público dizer que eles foram obrigados a receber dito auxílio,por ordem do CNJ.
Sua hipocrisia neste episódio,não teve limites.Do alto do seu "saber jurídico"nos julgou completamente idiotas.
Agora veio a público manifestar sua indignação sobre o aumento de seus funcionários.
Na verdade,são os próprios funcionários da justiça que estão indignados com o auxílio-moradia,que o senhor Aquino quer tapar o sol com peneira.Só que entornou o caldo.Sartori complicou.
E agora Aquino?
Dá o teu auxílio-moradia pros teus funcionários.CNJ não obrigou?

Anônimo disse...

Em minha opinião o poder judiciário anda meio desmoralizado pra vir pra cima do Sartori com tanta empáfia e indignação.
Além disso é choro de quem está com a barriga bem cheia.

Anônimo disse...

Fico apavorada com a ignorância da população em geral.
O orçamento do Judiciário é do Judiciário, e não compete ao Executivo decidir repassar ou não. Cabe ao Judiciário administrá-lo da melhor forma possível é assim o faz. Tanto é verdade que, mesmo auxiliando o Estado na crise financeira que não foi provocada pelo Judiciário, reservou a quantia necessária para pgto do reajuste de seus servidores.
A independência entre os Poderes e a autonomia orçamentárias estão previstas na Constituição Federal e servem justamente para impedir que governos "ditatoriais", como o do Sartori, venham a querer meter a mão em verba que não lhe pertence. O Executivo tem a obrigação, sim, de arrecadar, mas o orçamento do Judiciário não pode ser usado pelo Executivo, sob pena de, em pouco tempo, termos juízes de pires na mão no Executivo. Em uma democracia, isso é inadmissível! E é uma garantia, inclusive, da própria sociedade, em ter um Justiça imparcial!
Se 99% das pessoas não entendem isso, deveriam estudar um pouco ao invés de falar bobagem.
E, detalhe, o que o Executivo fez foi uma baita de uma sacanagem! Isso não se tem dúvidas.

Anônimo disse...



Que manifestação escancaradamente corporativista a do Aquino!!

Temos um serviço muito ruim prestado pelo Judiciário que deixa seus juízes "despacharem" em saca, não estão nas sextas-feiras e querem manter um status quo de milionários ás nossas custas..! Tá certo o Sartori!

Anônimo disse...

A preocupação do Presidente do TJRS é a manipulação e compra de votos que estão ocorrendo para aprovação dos projetos na assembleia. O Governador falar em "ética" é falar para os desinformados. Foi assim que o PT chegou no poder...


http://www.cpovo.net/Noticias/Politica/2015/12/575601/Oposicao-apresenta-gravacoes-de-negociacao-de-voto-entre-Jardel-e-Executivo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/