Artigo, Pablo Antônio Tatim - Saudades de PC Farias

Com o pescoço na guilhotina do impeachment, Dilma II, a morta, brada em sua defesa o fato de não ter contas na Suíça e de não ter cometido nenhum ato ilícito. Assim agindo, trata a todos nós, seus concidadãos, como se fôssemos estúpidos, fiando-se na ignorância do povo que seu governo, - o da “Pátria Educadora” -, jurou combater.

Primeiramente, não importa que Dilma não tenha contas bancárias da Suíça, pois não é disso que ela está sendo acusada. Em segundo, de acordo com decisão unânime do Tribunal de Contas da União, a presidente perpetrou sim um ato ilícito: cometeu crime de responsabilidade. Tais crimes são de tal gravidade que possibilitam a perda do cargo de quem os pratica, uma vez que se constituem em atendados aos fundamentos do Estado de Direito. Com efeito, Dilma incorreu no crime tipificado no art. 86, II, da Constituição, a saber: atentou contra a lei orçamentária, ou seja, desrespeitou o orçamento da União.

Contudo, o cidadão comum se pergunta: mas, afinal, no que isso me prejudica? De fato, a gravidade de tal crime é de difícil compreensão para a maioria das pessoas, que estão acostumadas a condenar apenas o desvio de dinheiro público. Entretanto, o que não entendem é que governar sem orçamento é justamente o que caracteriza o desgoverno, pois a peça orçamentária é o único instrumento de planejamento da Administração e, por isso mesmo, de governabilidade. Governar sem orçamento como Dilma fez nos últimos cinco anos é o que levou o Brasil ao maior déficit orçamentário de sua história, gerando uma profunda falta de credibilidade do país frente aos agentes econômicos. Com isso veio a desorganização da economia brasileira, a alta dos juros, a subida do dólar, a quebradeira das empresas, o desemprego em massa, e a piora da vida da população.


Logo, “pedalada” fiscal não é desculpa para golpe como disse Dilma, mas sim crime de lesa-pátria, que furtou o futuro das próximas gerações pela irresponsabilidade daquela que deveria ser a suprema magistrada da Nação. Sinceramente? Antes Dilma fosse ladra. O prejuízo certamente seria menor. Saudades de PC Farias.

Pablo Antônio Tatim, Advogado, graduado pela UFRGS e Doutorando em Direito. Acadêmico Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia e Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS.

12 comentários:

Anônimo disse...

E os dólares do Ademar de Barros,dona Dilma,que fim levaram?

Anônimo disse...

Com certeza as pedaladas são muito mais nicivad do que uma Fiat Elba !

Anônimo disse...

ESPERAMOS QUE UM DIA SABERMOS A REAL VERDADE SOBRE O CASO COLLOR.

UMA ELBA FAZER AQUELE ESTRAGO ? VÊ-SE AGORA TOTALMENTE IMPOSSÍVEL.

Luiz Vargas disse...

Pode não ter contas na Suíça, pois talvez estas estejam em outros paraísos fiscais, mas tem uma mansão estilo casa grande e senzala bem ao lado da casa do ex. Por baixo deve te custado entre 5 e 7 milhões.
Além disto a PeTralhada é e$Peciali$Ta em "recursos não contabilizados".

Anônimo disse...

Tá com saudade do PC Farias porque deixou de receber mesadas do dito cujo, depois dele ter sido morto?

Anônimo disse...

Então ella como presidente(A), não tem culpa nenhuma com respeito as roubalheiras na estatal PTebrás...? na compra da refinaria de Pasadena e nem em todos os assaltos ao dinheiro público no desgoverno della...??? O Collor e PC Farias são ladrões de galinha perto dessa gente do PT.

Anônimo disse...

O anônimo das 14:35 do dia 19/12 escreveu o que eu iria comentar, mas para acrescentar, ela, a Dilma II, a morta vingativa, é economista, deveria então ter um mínimo de noção de que os seus subordinados na área econômica faziam, partindo da hipótese inverossímil de que não fora ela que ordenou o que foi feito ou anuiu. Além disso, em relação as petrorroubalheiras, ela também deveria ter conhecimento neste âmbito da administração pública, porque era a Ministra toda poderosa das Minas e Energias, já tendo exercido o cargo de Secretária deste mesmo setor no RS, no governo Olívio, e foi presidente do Conselho da Petrobrás, Ministra da Casa Civil, onde se viu de tudo e um pouco mais, e presidente da República durante quatro anos e não sabia de nada!
Para concluir causou-me uma boa surpresa este artigo escrito por um advogado Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RS. Tomara que não seja apenas um Oásis num deserto de espírito público em que se tornou esta já outrora tão importante organização para a democracia brasileira.
Pedro Z

Anônimo disse...

Sim, bons tempos aqueles que não tinha delação premiada, o sujeito levava fer.....sozinho e norto sozinho, com seus segredinhos. Se houvesse deleção premiada, talves muitos adevogados não estivessem com saudades, talvez presos.

Anônimo disse...

Seriam só boatos as 2 fazendas que dilma comprou, onde na madrugada até cartório foi aberto ???

Anônimo disse...

http://vicentealencar.blogspot.com.br/2015/03/dilma-compra-fazenda-de-madrugada-em.html

Anônimo disse...

Portanto, trata-se de uma notícia fantasiosa e até mal formulada, para quem tem um mínimo de noção deste tipo de negócio. Por outro lado, segundo fontes da Coluna ligadas ao setor, grandes propriedades de Primavera do Leste e região vem sim sendo adquiridas por interlocutores ou empresários ligados ao PT.

Desde 2013, terras em Paranatinga e Dom Aquino estão na mira de grupos comandados pelo empresário Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Lula.

Vários hectares administrados pelo grupo argentino El Tejar fariam parte das terras compradas por Lula por aqui. Um avião de modelo conhecido por Learjet e que seria de uso de Lulinha teria quase lugar cativo na pista do aeroporto de Primavera.

Anônimo disse...

todos os governos anteriores pedalaram, e os do mundo pedalam, e os dos estados pedalaram.
ou seja: desculpinha esfarrapada de golpista fracassado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/