As articulações do Procurador Geral da Repúblcia, Rodrigo Janot, que podem livrar o governo

Procurador-geral da República participa de uma série de encontros com representantes das empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato e propõe um acordo que impede investigações que possam chegar ao Palácio do Planalto

A reportagem é da Istoé que acaba de circular. Assina a matéria o jornalista Mário Simas Filho

Há sete meses o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vem se reunindo com representantes das empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção instalado na Petrobras e investigado pela Operação Lava Jato. ISTOÉ apurou que de maio até a última semana foram realizados pelo menos quatro encontros com a presença do próprio Janot e outros dois com procuradores indicados por ele (leia quadro nas páginas seguintes). O objetivo dessas conversas, que inicialmente foram provocadas pelos empresários, é o de buscar um acordo no Petrolão. No Brasil, onde a legislação da delação premiada ainda engatinha, não é comum que o chefe do Ministério Público mantenha conversas com representantes de empresas envolvidas em um processo criminal. Mas, em se tratando de um caso com a alta octanagem que têm as investigações da Operação Lava Jato, as reuniões de Janot com os empreiteiros não poderiam, a princípio, ser tratadas como um pecado. Trata-se de uma prática comum nas democracias mais maduras, cujo principal objetivo não é o de evitar punições, mas o de acelerar as investigações e permitir que o Estado adote medidas concretas e imediatas para evitar a repetição de atos criminosos. O problema dos encontros de Janot é que, segundo advogados e dois ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos por ISTOÉ na última semana, o acordo que vem sendo ofertado pelo procurador-geral nos últimos meses poderá trazer como efeito colateral a impossibilidade de investigar uma suposta participação do governo no maior esquema de corrupção já descoberto no País. Na prática pode ser um acordão para livrar o governo.

. Na sexta-feira 5, através de sua assessoria, Janot confirmou os encontros com representantes das empreiteiras e negou que esteja negociando um acordão. “Como os investigados não têm prerrogativa de foro, os acordos devem ser tratados com os integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato, no Paraná”, diz o procurador. Nas conversas que manteve com representantes dos empresários, porém, Janot, segundo advogados ouvidos por ISTOÉ, definiu qual o modelo de acordo interessa à Procuradoria. Ele quer que as empresas, seus diretores e executivos assumam a responsabilidade pelos crimes investigados. Pede que as empresas reconheçam a formação de cartel e que concordem em pagar multas recordes (no caso da Mendes Júnior, estudos preliminares feitos pelos empreiteiros indicam que a multa poderá até inviabilizar a sua continuidade no setor de construção civil).

CLIQUE AQUI para entender toda a trama.

11 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, pode fazer o ACORDO com os empresários das empreiteiras, mas não pode ser extensivo para quem está no PODER que tem responsabilidade como já levantaram na delação. A Dilma tem que responder pelo impetchamam, ou vamos as foras.

Anônimo disse...

COMO SEMPRE: NÃO DÁ NADA.
O PT-STF LARGA TODOS OS CRIMINOSOS E TERRORISTAS DO PT. SÓ PUNEM APOSENTADOS E TRABALHADORES.

ASSASSINOS, CORRUPTOS E BANDIDOS ESTÃO LIMPOS NO PT-STF.

Anônimo disse...

Pô, além do sinistro da justiça também o procurador geral da república faz parte da quadrilha. Pergunto, porque Marcolla ainda está preso se dentro da visão das instituições republicanas atuais seus crimes são de muito pequeno porte?

Anônimo disse...

o STF também livrou o PSDB no caso do mensalão mineiro. Neste caso, o editor se cala!!!

Anônimo disse...

Essa gente é a mesma que atacou e destruí o governo Yeda. Incrível, como o tempo voa. Já se passaram 4(quatro) anos de um dos mais desastrados governo gaúchos. Outro foi o Olívio, o Exterminador do Futuro e outro ainda foi o do Collares.

- agora vem o Sartori, votei nele, não vai conseguir governar, estado altamente endividado. Em março o CPERGS, já começa com greves. Querem apostar...???

Anônimo disse...

Anônimo 13:05-vamos tentar atender seu pedido. Editor, o
Anônimo 13:05 não se conforma em
ver todo o Brasil chamar o partido
dele de ladrões, ele acha que nem que seja um pouquinho só tem que sobrar para os outros, ele é
modesto, pois os relatos arrecem começaram, tem muito mais pela frente. Neste quesito roubalheira o PT é Comissão de frente nota 10.
e já já será off concours (traduzindo para os petralhas, é
fora do concurso, sem concorrentes, tamanha a categoria,
a agilidade, a astúcia, o denodo,
o treino, a sede ao pote, o golpe do baú, etc,)

Anônimo disse...

Para o adepto do PT/3%, das 13:05: No episódio do processo contra o ex-governador mineiro, o STF só aplicou a legislação em vigor, pois com a renúncia do deputado Azeredo, os autos necessariamente teriam que retornar às instâncias inferiores, uma vez que não havia mais foro privilegiado!!!
Portanto, antes de falar M., seu petista ignorante e endossador de corruptos, ESTUDE!!!

Anônimo disse...

Esse Janot se acha um DEUS porque o cargo lhe subiu a cabeça. assim, como subiu pode descer rapidamente para + baixo. Olhem a cara dele que se ACHA alguém importante dentro do esquema da lavanderia do PT.

Anônimo disse...

Anonimo das 13:05 procure se informar melhor, nao seja um petista que comenta para confundir e nao para explicar.

Anônimo disse...

Não adianta mais estudar, vai ter que carpir logo logo...

Anônimo disse...

Estes traidores devem ser varridos do Pais. A Sociedade deve exigir a construcao de um presidio de seguranca maxima nos confins da Amazonia e colocar esta gente la, mas antes tem que aprovar uma lei tornando os crimes de colarinho branco hediondos. Do contrario nada sera resolvido...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/