Paulo Roberto Costa diz que roubalheira é institucionalizada e atinge outros órgãos do governo

Numa análise que fez de um dos trechos da fala dos dois principais protagonistas do Petrolão n a Justiça Federal, quarta-feira, em Curitiba, o jornalista Reinaldo Azevedo diz que tudo o que Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef revelam é apenas a… ponta do iceberg. Leia mais:

Até agora, a imprensa não deu o devido peso a um trecho do depoimento de Paulo Roberto, que remete a uma questão de que tenho tratado com frequência aqui no blog. Os descalabros que estão sendo revelados na maior estatal e na maior empresa brasileira são sintomas de uma doença profunda do país, que está na origem de boa parte da nossa desgraça, dos nossos desastres, das carências do povo brasileiro, de seu atraso, de sua miséria, de sua falta de esperanças, de sua falta de perspectivas: o tamanho do Estado.
Não se trata de firmar aqui uma posição meramente ideológica — mais ou menos Estado na economia — ou uma escolha de princípio. Estamos lidando é com matéria de fato. Num dado momento, do depoimento, o juiz Sérgio Moro pergunta a Paulo Roberto se as empresas que se encarregavam do pagamento da propina sempre cumpriam com a sua parte. E Costa diz o seguinte, leiam com atenção:
- Essas empresas, excelência, elas tinham interesses não só dentro da Petrobras, mas em vários outros órgãos de governo, não é?, vários órgãos de governo, a nível de ministérios, a nível de secretarias etc, compostas por elementos dos partidos. Então, vamos dizer: se elas deixassem de contribuir com determinado partido naquele momento, isso ia refletir em outras obras a nível de governo, que os partidos não iam olhar isso com muito bons olhos. Então, seria um interesse mútuo dos partidos, dos políticos e das empresas, porque não visava só a Petrobras, visava hidrovias, ferrovias, rodovias, hidrelétricas etc.”

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Editor, o senhor lembra que os contratos de concessão do pré sal é obrigatória a presença de 30% da petrobras nos consórcios, a título de "o petróleo é nosso"...Face a tantos descalabros, não seria possível que a participação obrigatória da Petrobras sirva efetivamente para fazer da petrobras o agente que vai repassar os 3% do valor dos poços aos partidos?

Anônimo disse...

em ridículos 12 anos vejam o estrago que esse partido fez no país!

estão entranhados em todo os lugares, em todas as frestas, em todos os cantos...

vamos ter que ajudar muito Aecio a fazer a limpa nessa sujeira toda...

depois que os que necessitam de assistencialismo perderem o medo do PT, perderem o medo do terrorismo eleitoral que eles praticam contra os mais pobres, e acreditarem que o PSDB oferece um desenvolvimento bem mais sustentável, esse partido nefasto nunca mais chegara ao poder...

Anônimo disse...

Em qualquer país decente neste Mundo já teriam impugnado a candidatura da chapa branca / suja oficial com tantas denúncias. E os agentes da PF já teriam seus hospedeiros oficiais na carceragem da Papuda. Finalmente o povo brasileiro está acordando!!

Anônimo disse...

AECIO terá que organizar um centro de auditoria junto ao Ministério da Justiça para os devidos processamentos judiciais.

Caso os PTistas quererem fazer a delação premiada, a prisão domiciliar será na Coréia do Norte!

Anônimo disse...

Pelo visto muito petralha vai para a cadeia, se as cadeias já
são poucas vai faltar lugar, o Brasil vai gastar uma verba preta
só para arrumar "casinha" para todos eles.

Anônimo disse...

Acredito que teremos que alocar a petralhada a semelhança de um campo de refugiados, pois vai faltar cadeia para tanta gente. Indispensável porém, que Lulladrão, Dilma, Zés Dirceu e Genoíno, Delúbio e os demais mensaleiros, juntamente com Sarney, Roseana, Barbalho, Maluf, só para citar alguns, permaneçam "guardados" ao alcance da nossa vista, para volta e meia lhe fazermos algumas perguntinhas. Mas só a prisão não resolve: é preciso que, à semelhança de PR Costa devolvam o produto das pilhagens.

Anônimo disse...

Melhorem logo os presídios que tem ladrão chegando!!! Vai faltar espaço para tanto corrupto sem vergonha nas nossas celas!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/