Para juiz, os detentos do Presídio Central de Porto Alegre vivem como se fosse o ano 1600

O juiz Sidinei Brzuska falou hoje para a repóprter Jessica Gustafson, Jornal do Comércio, Porto Alegre, analisando a decisão  do governo do Estado, que  iniciou neste mês o processo de desativação do Presídio Central, uma das quatro piores casas prisionais do País. A demolição do Pavilhão C foi iniciada após a transferência de 363 detentos. Ao todo, 847 presos já foram retirados do local e as transferências devem continuar até o próximo ano, quando a prisão deve ser transformada em uma cadeia pública, apenas para casos provisórios. Atualmente, 3.735 pessoas ainda estão na casa.

. Leia tudo:

 Sidinei Brzuska, juiz da Vara de Execuções Criminais da Capital e responsável pela fiscalização do presídio, avaliou em entrevista ao Jornal do Comércio, que o processo de esvaziamento está acontecendo no momento errado e que se não houver mais investimento no sistema penitenciário, o Central apenas mudará de endereço.

Jornal do Comércio - Como o senhor avalia a forma como o governo estadual está fazendo a desativação do Presídio Central?
Sidinei Brzuska - O Executivo nos chamou para uma reunião e foi negociada a desativação do Pavilhão C do Central. Nesse encontro, nós externamos as nossas preocupações e acabamos concordando em não interferir neste ato simbólico que foi feito em relação a essa ala. Concordamos, devido ao investimento significativo que está sendo feito no Complexo de Canoas, que ainda não está pronto. Tecnicamente, esta desativação se dá em momento errado, porque o presídio ainda apresenta um excesso de 1.800 presos. Temos uma galeria no Central com capacidade para 60 detentos, mas que abriga 400 pessoas. De maneira que, diminuindo o espaço, indiretamente aumenta a superlotação. O correto seria aguardar a conclusão em Canoas, para fazer uma transferência em definitivo.

JC - A intenção da Susepe é criar no local uma cadeia pública para presos provisórios. Como o senhor vê essa proposta?
Brzuska - Essa é a última notícia que temos sobre a intenção da Susepe e essa proposta é algo que defendemos há bastante tempo. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

E o cidadão cumpridor da lei e pagador de impostos vive como se estivesse em que data????? No período paleolítico com certeza: sem leis e na selva!

Anônimo disse...

Sabem de quem é a culpa além do Governo Estadual?Governo Federal que não investiu todo o dinheiro disponível para penitenciária.Verbas contingenciadas.

Anônimo disse...

e o senhor juiz com um salario de dar inveja nos juizes de primeiro mundo, vive em que ano, leve alguns deles para sua casa com certeza serão bem tratados.

Anônimo disse...

Se tem alguém que acredita no judiciário nos avisem porque com todas as pessoas que falo, não acreditam neste poder petista.

Anônimo disse...

Digo o mesmo que o anonimo das 15:31

E o cidadão cumpridor da lei e pagador de impostos vive como se estivesse em que data????? No período paleolítico com certeza: sem leis e na selva!

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Presídios devem ser um pouco piores que a ante sala do Inferno, para que os que de lá saiam não tenham vontade de voltar! Quem tem peninha de bandido que leve alguns para sua casa!

Anônimo disse...

Nem todo preso é um maníaco que merece sofrer feito bicho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/