Entrevista, Margrid Sauer, Instituto Amostra - Aécio terá que conquistar o eleitorado jovem se quiser vencer.

ENTREVISTA
Margrid Sauer, diretora do Instituto Amostra
Caso Marina passe para o segundo turno, que fatia do eleitorado de Aécio irá para ela e vice-versa ?Marina tem um eleitorado cativo, que são eleitores com renda acima de 5 Salários mínimos, predominantemente das regiões Sudeste e Sul e de 16 a 34 anos, sendo que nas últimas pesquisas seu melhor desempenho já estava na faixa de até 24 anos. O que Marina precisará num segundo turno é reconquistar o eleitor que perdeu para Aécio e Dilma, demonstrando que é capaz de governar o Brasil. Para Aécio, o importante será conquistar o eleitorado mais jovem e que hoje acredita que Marina é a melhor candidata. Aécio tem seu pior desempenho junto a este eleitorado.
Com base em que elementos você pensa o que respondeu na pergunta anterior  ?Com base nos resultados das pesquisas de Opinião apresentadas por Data Folha e Ibope. Nelas é possível identificar o perfil dos eleitores e isso nos mostra que para Aécio ou Marina vencer esta eleição será preciso também “abocanhar” uma fatia do eleitorado da candidata Dilma Rousseff, principalmente eleitores de menor renda, escolaridade e residentes na região Nordeste.
O que aconteceu com o derretimento da candidatura de Marina ? O que explica sua queda ?
Marina teve o voto do eleitor que via nela a repetição do Lula! Ela era a esperança de mudança. Para o eleitorado cativo de Marina, nenhum dos candidatos representa a mudança que ele gostaria de ver acontecer. Ao perceber que Marina também não é o agente de mudança, que um dia Lula representou, parte deste eleitorado migrou para Aécio Neves e Dilma Rousseff.
É possível que o derretimento de Marina e a evolução de Aécio implique na ida do tucano para o segundo turno ?Quando estas mudanças acontecem e produzem uma curva de crescimento de um candidato e de queda de outro, pode acontecer a inversão. As curvas de tendência ajudam a fazer a projeção dos próximos dias. Pelo que indica a pesquisa Datafolha divulgada hoje (04/10/14) Aécio já estaria a frente de Marina e no segundo turno.
Marina ou Aécio poderão contar com os votos um do outro no segundo turno, levando ainda os votos do pastor Everaldo e do Felix. Com que votos contará Dilma ?A candidata Dilma Rousseff deve ter os votos do PSol e talvez de parte do PV, embora seja mínima a parcela de eleitores que está votando nestes candidatos. Caso o segundo turno seja com Aécio, a candidata Dilma poderá contar com uma parcela dos eleitores de Marina, como já está acontecendo neste primeiro turno. Não podemos esquecer que a candidata Dilma Rousseff terá uma forte vantagem em relação a seu oponente num possível segundo turno, seja ele Aécio ou Marina, por estar no governo.   

Papel dos indecisos, 
da aprovação do governo
e da rejeição.

Como anda a posição dos indecisos e dos brancos e nulos a estas alturas do jogo ?Já em margens bem pequenas. O s eleitores que votam branco e nulo já estão muito próximos daquilo que se viu em outras eleições. Os indecisos que restam (5%) tendem a permanecer indecisos até domingo. O que não podemos deixar de observar aqui é que os indecisos seguirão uma tendência, que é reproduzir o movimento dos demais eleitores.
O Instituto Análise constatou que governos com menos de 36% de ótimo e bom perdem e quem fatura 45% ou mais elegr. Como anda Dilma ?Dilma tem um governo com bons percentuais de ótimo/bom, até porque uma grande parcela considera seu governo regular, ou seja, não é ruim. Vejamos os números da última pesquisa IBOPE: 39% por cento dos entrevistados avaliam o governo Dilma como ótimo ou bom. Os que consideram o governo regular é 33% e os que consideram o governo ruim ou péssimo é 26%.
Que papel jogam os índices de rejeição ? Como estão os candidatos neste quesito ?As rejeições já estiveram em patamares mais altos e neste momento estão dentro de faixas aceitáveis, vamos aos números: a candidata Dilma Roussef 29%,  Aécio Neves 20% e Marina Silva 18%. Esta rejeição não é um problema para nenhum dos candidatos ao cargo de Presidente. 

E-mail: margrid.sauer@institutoamostra.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber como esta gente que considera o governo Dilma ótimo ou bom, vê o drama da saúde e da segurança, por exemplo.
Talvez eles considerem normal, ou "ótimo e bom", gente morrendo sem assistência médica nos corredores dos hospitais ou nas ruas por falta de segurança.É o fim da picada, a ausência criminosa do estado ser premiada com uma boa nota .
Ou essa gente é retardada ou sem vergonha na cara.

Anônimo disse...

Exato anônimo das 22:21, nos governos anteriores aos do PT ninguém morria sem assistência médica nos corredores dos hospitais e nem nas ruas por falta de segurança. Vivíamos no paraíso e não sabíamos

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/