Saiba como o tarifaço de 30,29% nas contas de luz impactará os preços dos produtos e serviços no RS

Ao lado, evolução das tarifas de energia para residências, 2007 a 2014.


Os estúpidos aumentos das tarifas de energia elétrica autorizados pela Aneel com o aval do governo Dilma Roussef começarão ser cobrados neste sábado  na área da AES Sul e chegarão até o índice máximo de 30,29%, conforme informou ontem a tarde esta página.

. O RS possui três grandes distribuidoras de energia elétrica, mas só a AES Sul foi beneficiada neste momento. As oturas duas, RGE e CEEE, também aumentarão suas tarifas, mas em junho e outubro, emplacando 18% e 20% de reajuste.

. O governo federal queria segurar os enormes aumentos de preços a partir do ano que vem, porque desejava ultrapassar a Copa e as eleições, mas não conseguiu fazer isto porque a política que lançou para reduzir tarifas teve êxito no primeiro momento, mas esgualepou as companhias.

. O impacto sobre a inflação não foi medido ainda, embora os novos preços já estejam sendo cobrados em 1/3 do País.

. O certo é que os custos das empresas, sobretudo as eletrointensivas, como as indústrias de plástico e metalmecânicas,  subirão muito, e serão transferidos para os preços dos produtos e serviços, diminuindo a competitividade sobretudo das indústrias e reduzindo ainda mais o consumo.

. Também as despesas das famílias sofrerão forte impacto.

. Nada disto foi medido ainda e se foi medido não é do conhecimento público, sequer da imprensa, que não abordou o assunto até o momento.

. Há um impacto do silêncio em torno do impacto inflacionário.


- Mesmo com os enormes aumentos, as distribuidoras não conseguirão cobrir o rombo das contas que passaram a ter depois que absorveram os custos da nova e irracional política energética implementada por Diolma em 2012.E janeiro de 2013, em função da nova política, o governo anunciou redução de 18% nas contas de luz para residências e de 30% para indústrias. Isto tudo foi anulado agora. É por isto que o governo anunciou que procura alcançar R$ 12 bilhões para as distribuidoras melhorarem seu caixa. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Adicione um aumento de pelo menos 25% no Diesel e na gasolina já em outubro ou no máximo em meados de novembro, juros em elevação brutal para conter a inflação (de custos e não de demanda!), ajuste fiscal mediante corte de investimentos e não de custeio da máquina público e controle do cambio para tentar conter a inflação e teremos o cenário para 2015/16 : Estagflação, desemprego e provável convulsão social manipulada pelas esquerdas sustentadas pela própria secretaria do Gilberto Carvalho.
Será o caos !

Justiniano disse...

Essa vaca da Dilma aplicou um 171 no povão (que tem que se ferrar mesmo, pois votaram nela) dizendo que as tarifas seriam reduzidas em 20% e agora mais de 3 milhões de gaúchos esse aumento escorjante de 29%.

Isso é a cara da desfaçatez do governo petralha, mentem descaradamente.

Tiraram as aleluias dos gaúchos da metade Sul do RS neste sábado. Tremendo presente de grego do PT para gauchada.

Anônimo disse...

Políbio,
É só pensar em todos os produtos que devem permanecer refrigerados e se poderá imaginar o que afetará os nossos bolsos: leite e derivados, carnes e derivados. Porém, não é só isso. Todos os serviços que dependem da eletricidade ficarão mais caros. Quem paga? Claro que somos nós, o zé povinho. Não será o Lula, que nem imposto de renda paga...

Anônimo disse...

E VC acreditouuuuuuuuuuuuuuuu.Quem acredita em moleza perde dinheiro.

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Não se preocupem gauchada! Os que votam no PT estão tranquilos pois recebem bolsa-família, bolsa-escola, "aluguel-social", bolsa-cultura, tarifa social de energia elétrica, telefone social e outras benesses, pagas por todos nós, é claro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/