15 mil soldados russos já ocupam a Criméia, república autônoma da Ucrânica.

O embaixador ucraniano na ONU, Yuriy Sergeyev, afirmou que mais de 15.000 soldados russos já estão na Crimeia. Ele fez um apelo aos países-membros do Conselho de Segurança para que tomem uma posição contra o que chamou de “claro ato de agressão da Rússia”. “As tropas já estão lá, e o número está aumentando a cada hora”, disse, pedindo o envio urgente de observadores internacionais ao país.

. Esta tarde, Barack Obama telefonou para Putin. Eles falaram durante 90 minutos. Obama exigiu que Putin retire suas tropas e cesse as hostilidades militares. Na ONU, o Conselho de Segurança tenta reunião de emergência. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Rússia tem poder de veto no CS da ONU.
Putin verifica a fraqueza dos líderes ocidentais ( Obama é uma piada esquerdista) e deita e rola.
Ou seja, Putin vai invadir quem ele desejar e todos vão ficar quietinhos.

Anônimo disse...

Ucrânia, Criméia…Estão brincando com brasas antigas…

Fernando Brito

Não se pode brincar com a situação da Crimeia, na Ucrania, que está levando a uma escalada de tensão militar preocupante.

Nem, simplesmente, achar que os russos estão querendo “invadir” o território da Ucrânia, do qual a Crimeia seria parte natural.

Não é.

Se situação da Ucrania já é complicada, a da Crimeia é muito mais

Só quem agir de má-fé a tratará de forma simplista.

A Criméia sempre foi – e é – uma região autônoma, como eram as que formavam a Iugoslávia, em relação às quais o Ocidente defendeu a autodeterminação.

A Criméia, originariamente tártara e vinculada ao Império Otomano, passou a ser parte da Rússia no século 18.

Com a ajuda dos turcos, franceses e ingleses tentaram tomá-la, no século seguinte.

Desde 1921 era uma das repúblicas da União Soviética, não integrava a da Ucrania.

Na II Guerra Mundial, os nazistas a dominaram e sob sua cobertura as minorias ucranianas e tártaras chacinaram os de origem russa e judaica nas praças.

Em quatro linhas é essa a história resumida desta região, que nem mesmo geograficamente se confunde com o território ucraniano, pois é uma península ligada a ele e a Rússia( As Olimpíadas de Inverno de Sochi foram ali pertinho, a menos de 400 km)

Sua população é formada por 60% de pessoas de origem russa.

Ela continuava a ser uma República Autônoma, embora tenha decidido, há quase duas décadas, associar-se à Ucrânia.

Numa votação apertada, em 1991, a Crimeia e Sebastopol, seu principal porto e sede da frota soviética no Mar Negro, a declaração de independência da Ucrania foi aprovada por margem apertada (54 a 46%) numa eleição que, ao contrário das demais regiões ucranianas, teve comparecimento relativamente baixo, de apenas 2/3 dos eleitores.

E, ainda assim, foi aprovada com autonomia da região.

É essa autonomia que a comunidade internacional deve proteger.

Senão, o que veremos será a barbárie que aquela terra assistiu nos últimos 350 anos.

Anônimo disse...

Esta é a "democracia" a forma russo-bananeira. É fácil a um vileiro largar a vila, o difícil é a vila largar o vileiro!

Anônimo disse...

Senhor Editor:

+++Um desonesto desconhecimento mais raso de geopolítica global faz com que se critique o posicionamento da Rússia em relação à Crimeia, hoje uma República autônoma administrada pela Ucrânia, mas com mais de 60% da sua população de origem russa, e, apenas, 24% de ucranianos.
Aqui a questão não é ideológica, e, sim, estratégica. A Rússia, coisa de uns 160 anos atrás, se meteu numa desgastante e sangrenta guerra com a Turquia pela conquista da estratégica península. Venceu aos Turcos e ganhou o tão almejado acesso ao mar Negro.
Quando da União Soviética, o líder da época – anos 60 do século passado – Nikita Khruschov, numa espécie de homenagem à sua República natal, Ucrânia, cede a estratégica posição aos ucranianos ( mas, por favor, é uma cedência simbólica, já que tudo, à época, era União Soviética. Quem imaginaria que, 30 anos após, haveria a ruína do “império”!?).
Portanto, não há a menor chance da Rússia “perder” o controle e o usufruto da Criméia. Não tem esta de pressão do ocidente, de telefonemas do Obama ao Putin, das ameaças da Otan, nada! Não entregarão, é estratégico, pronto!
Reafirmo: não é uma questão ideológica, é estratégica, geopolítica!

Grato, João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

OBAMA É A "DILMA" DO PUTIN

ASSIM COMO

LULA É A "DILMA" DE FIDEL

"Obama ordena a Putin retirar as tropas..." háháháháhá...Obama é um petralha bunda mole,aparecido ninguém sabe de onde e nem como foi parar lá onde está.

ASSIM COMO LULA MANIPULA DILMA,O MESMO FAZ PUTIN COM OBAMA.

ASSIM TAMBÉM FAZ FIDEL COM LULA

Mais o menos assim:

-"CALA BOCA MAGDA!"

Obama, de triste figura,desequilibrou o poder no mundo a favor de PUTIN,(Obama foge,Putin avança)não é páreo para o poderoso russo atualmente no PLANETA, "senhor do raio e do trovão."

Parece que Obama nunca ouviu falar do acessório "CULHÃO ROXO", pois se comporta como comadre assustada,correndo para casa e entregando o mundo para o PUTIN.

PODE TAMBÉM ESTAR OCORRENDO UM "MENSALÃO MUNDIAL",(Lula pode ganhar o NOBEL MENSALÃO MUNDIAL-inventor)

SE ASSIM NÃO É,TUDO OCORRE,TUDO SE COMPORTA COMO SE ASSIM FOSSE.








O MUNDO

Anônimo disse...

A frase correta anonimo das 22:57 é a Russia "também" tem poder de veto no CS da Onu, assim como os EUA, China, França e Inglaterra. Detalhe: A Criméia não é território da Ucrania e sua população é de maioria Russa, assim como o idioma é Russo. A Russia está na Crimeia para defender essa maioria.

Anônimo disse...

E, aí, vem os comunistas bolivarianos culparem e chamar os Estado Unidos da America de invasores, etc.

Até hoje esta corja dita de esquerda nada fala sobre a China ter tomado o Tibet. Tibet é mansa, budista, fácil de ser dominada, não é mesmo seus comunas filhos de égua?!

China vai se ver mal com outras regiões, de povos também muçulmanos.


Anônimo disse...

OBAMA NÃO MANDA NEM NA SUA CÕNJUGE, - QUER DAR ORDENS AO PÚTIN!
VAI TE CATAR!

Anônimo disse...

Os russos ainda estão na primeira fase de civilidade, mas continuam bárbaros, porque quando da segunda guerra arrancavam as torneiras nas casas na Alemanha achando que se enfiava na parede saia água. Para ver o nível de barbárie basta ver os filmes do transito deles no youtube.

O estado russo esta dominado por diversos magnatas corruptos, assim como foram dominados pela mafia italiana que ocorreu para la, vendo no mercado negro uma oportunidade de ganhar muito dinheiro. O mercado de carros de luxos na Russia esta dominada pela mafia italiana, já o mercado de armas esta com a mafia russa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/