Jornal Folha de S. Paulo diz que governo do PT promove "farsa na saúde"

O editorial a seguir é da Folha deste sábado. Leia a íntegra:

O governo federal lançou o Mais Médicos para resolver o problema da falta de profissionais em cidades como Anamã, Barbalha, Camaragibe, Canindé, Cascavel, Coari, Jeremoabo, Lábrea, Nova Soure, Santa Bárbara e Sapeaçu. Nos gabinetes refrigerados do Planalto, porém, talvez não se faça muita conta do que realmente se passa nessas localidades do Amazonas, da Bahia, do Ceará e de Pernambuco. Ou em qualquer outro Estado do Brasil. Como mostrou esta Folha, prefeitos das 11 cidades citadas já demitiram ou pretendem demitir profissionais contratados para substituí-los pelos bolsistas do Mais Médicos. O motivo era previsível: quem paga os R$ 10 mil mensais do programa federal é Brasília. Razão irresistível para alcaides oportunistas se livrarem de despesa sem se indisporem com eleitores. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou há duas semanas que sua pasta monitoraria as prefeituras para impedir essa manobra, tão deletéria para o programa quanto a hostilidade de associações médicas aos bolsistas. A esse respeito, é incompreensível que um profissional cubano tenha sido vaiado e chamado de "escravo". O programa Mais Médicos é uma iniciativa que enfim busca solução para a inaceitável carência de médicos e tenta pôr para funcionar a atenção básica de saúde onde ela se apresenta mais necessária.
Importar profissionais tem sido recurso usual noutros países, e não haveria por que descartá-lo no Brasil. A rejeição a esse expediente resulta de puro corporativismo --a luta por melhores condições de atendimento não muda com a presença desses médicos.Isso não significa, é claro, que o Planalto esteja conduzindo bem todo o processo. Antes o contrário.Encenou-se em Brasília um primeiro ato de prioridade para profissionais brasileiros --formados aqui ou no exterior-- e para os interessados de Portugal e Espanha. Nos bastidores, descortinou-se no segundo ato, eram 4.000 cubanos que se preparavam para adentrar o proscênio. O terceiro ato se abre agora com as farsas municipais, comprovadas em 11 prefeituras. Decerto são representativas de muitas outras Brasil afora. Falta o público descobrir se o governo federal de fato vai desligar essas e outras cidades do programa, como agora promete em tom dramático. Ou, então, se tolerará esse barateamento da saúde pública para não melindrar possíveis aliados nas eleições de 2014.

CLIQUE AQUI para ler "Médico cubano vê vinda ao Brasil como chance de fazer pé-de-meia", da Folha deste domingo. A reportagem é ilustrada com informações corretas sobre a medicina em Cuba.

11 comentários:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

A esperteza quando é muita mata o esperto
PARA OS POBRES MÉDICO CUBANO
PARA AZELITE SÍRIO-LIBANÊS

Saudações

Anônimo disse...

Picaretas no poder.

Anônimo disse...

O que vcs esperam da turma do mensalão? Honestidade? Vejam que a polícia prendeu um deles tentando fugir para o Paraguai. Mesmo assim, ele jura que é inocente.

Surfista Prateado disse...

Médicos são nojentamente corporativistas, mas isso não muda o FATO de que TODOS os cubanos, médicos ou não, trabalham em regime de ESCRAVIDÃO, tanto na ilha-cárcere ou aqui no Brasil, quando submetidos a esquemas semelhantes ao que está sendo usado no "Mais Médicos". Quer importar médicos? Sou a favor, mas obedecendo as leis vigentes. Imagine se um plano de saúde privado contratasse médicos na mesma situação? Se houvesse pena de morte no Brasil, Maria do Rosário seria a primeira a pedi-la para os proprietários e gestores do plano!

Anônimo disse...

O cafézinho já desmascarou a Falha de São Paulo, com provas, um dos médicos foi demitido porque recebia e não vinha trabalhar.

Mesmo assim, está no contrato do Mais Médico que o Municipio que demitir os médicos brasileiros sem justa causa, não irão receber médicos estrangeiros.

Se a Falha está perdendo em credibilidade até para o cafézinho, tem mais é que fechar e último que sair apaga a luz.TOMA

Aritósteles disse...

Dizem que proibiram a baranga pançuda de usar vestido acima do joelho porque aparece o saco (escroto)!!!!

Anônimo disse...

A Folha de São Paulo esqueceu (sic) de pesquisar (ou o estagiário do Jornal):

Que a Dra. Junice Moreira tem, segundo o cadastro do SUS, até primeiro de agosto deste ano, quatro empregos em prefeituras, distantes 442 quilômetros entre si, perfazendo uma carga horária de incríveis 128 horas semanais -18 horas e 15 minutos diários, se trabalhar de domingo a domingo, sem folga – , sem contar as viagens entre os seus plantões.

ABAFA. Abafaaa. Abafaaa.Abafaa...

Anônimo disse...

Globo censura Jorge Pontual e retira do site medicina cubana:

Se você, cidadão brasileiro, for ao site da Globo News e acessar o programa "Em Pauta", não vai conseguir ver e ouvir o jornalista Jorge Pontual, do programa "Sem Fronteiras", que trabalha em Nova Iorque para as organizações(?) dos Marinho.

Pontual fala da medicina cubana, dos médicos cubanos e dá exemplos e números relativos aos serviços prestados por eles em diversos países, bem como cita a satisfação das populações locais que são muito agradecidas pelo trabalho comunitário, preventivo e humanizado dos médicos cubanos.

O jornalista expõe como a medicina cubana ficou famosa no mundo e conta que os médicos cubanos capitalistas, em 1958 e 1959, mudaram-se aos milhares para Miami, quando Fidel Castro, Che Guevara eCamilo Cienfuegos conquistaram o poder por intermédio da Revolução Cubana. A partir da imigração dos doutores, Cuba teve de reorganizar seu sistema de saúde e formar novos profissionais.

Como se observa, os médicos coxinhas são coxinhas em qualquer lugar e tempo, a mostrar sem pudor seus preconceitos, interesses financeiros e suas iras contra aqueles que vieram ao Brasil trabalhar para atender o povo brasileiro nos rincões e nas periferias deste País continente, que tem de ser justo e democrático com todos os seus filhos.

O vídeo em que o jornalista Jorge Pontual tece elogios e demonstra admiração pela medicina cubana foi censurado e não está mais no programa "Em Pauta", por motivos óbvios, pois não há quem não saiba que as Organizações(?) Globo efetivam oposição sistemática aos Governo trabalhista da presidenta Dilma Rousseff, assim como fez com o ex-presidente Lula.

(...)

Anônimo disse...

Recomendo o vídeo "cuba - miseria de um povo" - http://www.youtube.com/watch?v=G2zRSW1aj68

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Mais um vídeo sobre a miserável medicina cubana:

"La medicina en Cuba."

http://www.youtube.com/watch?v=JCcALD-UrTI

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Mais um vídeo (CENAS FORTES!) sobre a miserável medicina cubana:

"CUBA Y SU FALSA MEDICINA.avi"

http://www.youtube.com/watch?v=h2Hzx7o0dpg


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/