Saiba o que esperar da economia brasileira no ano que vem

- Clippings: O Estado de S. Paulo, caderno especial de domingo. O primeiro artigo, o que abre esta série abaixo, é de Celso Ming.

A presidente Dilma Rousseff vai colecionando recordes de popularidade. Resultam das transferências de renda e do aumento do emprego proporcionados pela política econômica.E, no entanto, o setor produtivo está prostrado com o avanço altamente insatisfatório do PIB pelo segundo ano consecutivo: crescimento de 2,7% em 2011 e, provavelmente, inferior a 1,0% em 2012. Enquanto isso, a inflação segue uma das mais altas do mundo, numa paisagem global em que prevalecem os temores de deflação e não de escalada dos preços - veja a lista no Confira.

São indicadores decepcionantes não apenas quando confrontados com as expectativas do governo Dilma, mas também quando comparados com os números que estão sendo apresentados por outros países.

CLIQUE AQUI para ler tudo.
CLIQUE AQUI para ler também Afonso Celso Pastore. Desde o seu início o governo Rousseff pretendia levar a taxa de investimento para 22% ou 23% do PIB (Produto Interno Bruto), e crescer perto de 5% ao ano. Havia muita vontade, mas nenhum plano.
CLIQUE AQUI para ler o arigo do presidente do Iede e do Conselho de Administração da Natura, Pedro Luiz Passos, que inicia do seguinte modo:  "Gostaria de abordar dois temas objeto de intenso debate no País: a questão industrial e o desempenho decepcionante da economia brasileira já pelo segundo ano consecutivo. Eles guardam relação, pois a crise industrial é a mais relevante causa da frustração do crescimento. Assim, enquanto o PIB aumentou 0,7% no acumulado desse ano até setembro, a indústria regredia 1,7%. A conexão entre esses dois termos da equação econômica brasileira se dá pelo investimento."

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, se o governo não arregaçar as mangas e investir em "tudo" o BR vai a banca rota, pq se depender da inciativa privadas estamos fritos.

Ainda bem que lula/dilma estancaram as "privatizações".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/