Tarso produz factóide eleitoreiro irresponsável para anunciar fora do prazo o fim dos pedágios privados e o início dos pedágios estatais

- O ato desta terça foi um factóide político irresponsável, atrasado, reducionista e inconseqüente, cujo objetivo é apenas eleitoreiro e eleitoral. Tarso Genro não disse como é que vai pagar a indenização de R$ 1,5 bilhão devida às sete concessionárias e nem explicou de que forma arranjará dinheiro para investir na duplicação das rodovias, construção de novas obras de arte e manutenção dos atuais serviços. Nem mesmo a substituição dos pedágios privados por pedágios estatais foi assegurado por Tarso Genro, porque a lei aprovada pela Assembléia propicia o restabelecimento das concessões. É só ler o texto.O anúncio feito no Piratini foi uma sessão de asneira até mesmo diante do lançamento do novo pacote de estímulo ao crescimento, previsto para agosto, e que está cercado de grande expectativa, pois - como revelou a jornalista Claudia Safatle no jornal "Valor Econômico" - Dilma estará inaugurando a "segunda fase" da política econômica de seu governo. O forte, especula-se, será a abertura de mais concessões públicas nas áreas de portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidroenergia. Haveria também redução das tarifas de energia elétrica, com o governo abrindo mão de algumas taxas penduradas na conta de luz, e alterações na forma de cobrança do PIS e da COFINS.

“Estes contratos são uma mamata”, foi o que disse o governador do RS, Tarso Genro, nesta terça-feira, ao anunciar as notificações extra-judiciais que põem fim do contrato dos pedágios. Elas  foram assinadas pelo governador, o secretario de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque e o procurador -geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper, durante cerimômia no salão Alberto Pasqualini. As atuais praças de pedágios vão ser administradas pela EGR - Empresa Gaúcha de Rodovias, a mais nova estatal criada pelo governo do PT do RS, que nem se sabe se será operacional no ano que vem.

. Se a EGR não estiver funcionando no final do ano que vem, as estradas pedagiadas deixarão de ser pedagiadas na transição.

. No ato repleto de pompa e circunstância, o gogvernador Tarso Genro atacou pesadamente asconcessionárias e o governo Antônio Britto, responsável por ter assinado os contratos em 1998.

- As empresas fizeram bem em pegar esse serviço. Quem não gostaria de pegar aquela mamata? - disse Tarso Genro, sempre elegante nas suas falas, em tom de deboche..

.  Também foi confirmado o entendimento de que o término dos contratos das sete concessionárias que hoje exploram praças no Estado se dará no primeiro semestre de 2013. Antes, a previsão é de que o encerramento ocorreria somente no segundo semestre do próximo ano.

. Tarso Genro também atacou a mídia gaúcha, no caso a poltrona da sua sala:
- A mídia faz drama diante do tema dos pedágios.

. O presidente da Associação Gaúcha de Concessionárias de Rodovias (AGCR), Egon Schunck Júnior, alega que a antecipação do término dos contratos é ilegal. Ele entende que a referência é ordem de início dos serviços, o que levaria a extinção dos contratos no segundo semestre. O governo, no entanto, se baseou na assinatura dos contratos e na ordem de início de obras, fator que antecipou o prazo de permanência das empresas nas praças.

-  Entre março e junho de 2013, as sete concessionárias que hoje controlam os polos deixarão de ter essa prerrogativa. No lugar delas, assumirá a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que ainda precisa ter diretoria constituída, além do cumprimento de outras etapas, como a contratação de servidores pelo regime CLT, a instalação física da entidade e a sua composição estatutária.

23 comentários:

Anônimo disse...

Estão fazendo festa para trocar 6 por meia dúzia. pelo jeito que a coisa se encaminha somente serão beneficiados a turma que anda ao redor do Governador. Para o povo gaúcho sobra conversa mole, pouca ação, buracos nas estradas, pontes quase caindo e muita promessa de melhorias para a próxima década.

Anônimo disse...

Grande Tarso, enfim acabou com essa vigarice, o que, elegantemente chamou de "mamata"...

Claudio disse...

Como o Tarso vai pagar a indenização de 1,5 bilhão? O processo nem começou ainda Políbio, então como já se sabe o valor? Isso vai muito longe ainda, e se houver mesmo alguma indenização devida as concessionárias irão aguardar por décadas na fila dos precatórios até verem a cor de algum dinheiro.

Mordaz disse...

É, Tarso foi honesto ao dizer que quem não gostaria daquela mamata, no caso, quem está de olho, é o partido visando cargos e desvios.

Anônimo disse...

Não tenho carro portanto não concordo em socializar o prejuizo , se ha multa a ser paga , coloquem no custo da tarifa , afinal o sistema deve arcar com tudo.

Anônimo disse...

No final veremos que os novos pedágios serão administrados por "gente do partido" ...

Anônimo disse...

Querem estatizar os pedágios?

Já não basta o cidadão pagar o ipva, ainda vai ter que pagar pedágio para ir e vir?

De certo perceberam que os pedágios arrecadam uma fortuna, e nas mãos do Estado, eles podem tirar uma fatia bem mais gorducha por fora, do que ficar mordendo uma mixaria todo mês da concessionária.

Fato!

Anônimo disse...

Bem feito para todos os asnos do RS que votaram no PT!!!! Quero ver o que vai fazer quando as poucas estradas ainda transitaveis no RS se tornarem um horror.

Luiz disse...

O valor do pedágio é altissimo, sem compromisso de boas estradas. Foi uma mamata mesmo.
E ainda tem gente, inclusive o Políbio, que defende este tipo de assalta aos gaúchos.
Nós aguentamos 13 anos esta exploração

Anônimo disse...

Primeiro estado não paga contas vai para precatório e o cara morre sem receber, segundo em 4 anos ele entrega o governo com as estradas sucateadas, terceiro vai virar uma casa da mãe joana cheia de ccs, quarto se o governo não consegue fazer manutenção nas estradas estaduais não pedagiadas vai fazer nessas baixando o valor, quinto empresas privadas enxugam os gastos de todas as formas e mesmo assim estão toda hora pedindo para aumentar os pedágios imagina trabalhar cheio de ccs e fazer menutenção nas estradas, conta outra governador, vcs não conseguem nem matar o virus da gripe hn1 que é o minimo que se espara de um governo. edus

Anônimo disse...

Pelo que entendi ele não acabou com a vigarice; apenas trocou o vigário que agora vai ser o Estado através da EGR.
Ou alguém pensa que deixaremos de pagar pedágio?
Além disto criou mais um cabide de empregos.
Parece que estou vendo que daqui alguns anos teremos situações similares as da CEEE onde as ações trabalhistas proliferam, sufocando a empresa.
Tudo por irresponsabilidade de governantes e seus cupinchas nomeados para essas empresas.
Depois falam mal do funcionário público concursado, mas é essa curriola de CCs que provoca todos os danos.

Anônimo disse...

Esses tais pedágios são os mais caros do Brasil, as empreiteiras querem emparedar o governo para renovar os pedágios com preços mais "módicos", mas ao mesmo tempo se o governo não renovar ameaçam colocar na justiça, sob alegação que tiveram prejuízos.

Esses malandros não vão levar, querem continuar cobrando pedágios que particem da nova licitação.

Anônimo disse...

Maravilha....viva Tarso!!!! Os valores dos pedágios cairão drasticamente. Acabou a mamata!!!!

Aquiles disse...

IMPAGÁVEL A ILUSTRAÇÃO DA POSTAGEM !!!!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

REFLETE BEM O NÍVEL INTELECTUAL, MORAL E ESPIRITUAL ESQUERDISTA.

Anônimo disse...

Anônimo
24 de julho de 2012 16:59

tarso só é grande na poesia de 5 conta 1

seu lambe sa.... do PT

Anônimo disse...

Esse assunto dos pedágios faz lembrar a encampação dos ônibus aqui em POA.
O serviço piorou, tiveram de devolver para a iniciativa privada para evitar um caos e, de mamata, usando a frase do digníssimo, deixaram para a prefeitura uma conta impagável para as concessionárias.
A boa notícia é que quando os pedágios voltarem para a iniciativa privada, Guaíba terá a segunda ponte.
FAO

Anônimo disse...

Está na Lei, o poder público pode romper qualquer contrato unilateralmente, justificando o motivo, é a Lei!

Não sei porque tanto alarde e tanta palhaçada e polêmica em cima disso!

Luiz Vargas disse...

O embu$teiro tran$ver$al esqueceu de mencionar que uma mamata maior terá início agora: empreguinhos na EGR para centenas de membros da quadrilha PeTralha. Esta EGR será um enorme cabidão de empregos para a cumpanherada Para$iTa e incomPeTente.
Sinto um cheiro de falcatrua na tal de modelagem do novo modelo para os pedágios nas rodovias botocudas. A empresa de "con$ultoria" que fará este $erviço já embol$ou 1,2 milhões de um total de 7,4 milhões. O nome de tal empresa tem um leve odor de empresa criada sob medida para determinada finalidade e esta é apenas referendar aquilo que já foi decidido na penumbra e nas sombras pela "famiglia PeTralha".

Anônimo disse...

Tarso Genro segue firme e célere os passo de Olívio Dutra, na desastrosa encampação das empresas de ônibus em Porto Alegre, no fim da década de 80.

Anos depois, os Tribunais de Justiça reconheceram que a razão e a verdade estavam com AS EMPRESAS, E NÃO COM O DESASTRADO GOVERNO MUNICIPAL PETISTA DE ENTÃO.

RESULTADO: indenização paga com dinheiro de contribuintes de IPTU, ISSQN e com as próprias tarifas de ônibus que os BURROS E IDIOTAS PORTO ALEGRENSES pagam.

Anônimo disse...

Não esta em jogo se os contratos atuais sao bons ou ruins e sim o que vai ser após eles terminarem. Uma renegociacao em condicoes mais amigaveis para a populacao seria o ideal (precos mais baixos e mais obras). Sabemos que pedagio estatal sera um cabide de empregos pra companheirada e as estradas serao piores...o que é mais caro ainda.

Surfista Prateado disse...

Eu sei quem não quereria pegar a concessão de rodovias: TARSO GENRO. Se era uma "mamata" na época, porque ele não montou uma concessionária de rodovias, ganhou a concessão e cobrou "pedágios justos" durante todo este tempo? Simples: ninguém queria, naquela época de incerteza, pegar a ROUBADA que pareciam (e eram, a quebra de contrato pelo Olívio provou) um negócio de muito risco! As atuais concessionárias CORRERAM O RISCO, pegaram o negócio e se deram bem. Por que agora oferecem pedágio por menos para renovar? AS CONDIÇÕES MUDARAM, por exemplo, há muito, mas muito mais carros que na época da primeira concessão, o que rateia o custo de manutenção por mais pagantes. Os juros diminuíram, etc. e etc. Só não vê isso gente como Tarso, cuja ideologia e aversão à iniciativa privada lhe causam a mesma cegueira que causam no Olívio, e cujo resultado para o Rio Grande do Sul é simplesmente sinistro e devastador.

Anônimo disse...

Tarso fez o que tinha de fazer. Acabou o "contrato leonino", não é obrigado a renovar.

Todos concordam que as tarifas dos pedágios eram caríssimas.

Anônimo disse...

A lei é o que sempre deve ser respeitada, é assim.
Ela aparece em qualquer âmbito, até se um quer anunciar um servico vai ter que respeitá-la.

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