Produção industrial cai de novo. Pacotes não ajudam a retomada. Política econômica é só oportunista.

 No mesmo dia em que o IBGE revelou nova retração da produção industrial brasileira, desta vez de 0,9% em maio, comparado com o mês anterior, o IPEA, outro órgão do governo federal, disponibilizou uma cáustica crítica à atual falta de política econômica do governo Dilma Rousseff.

. “É tudo coisa de curto prazismo”, disse o funcionário do Ipea responsável pela área de análise e previsões, Roberto Messenberg. 
. O tombo da indústria foi pior do que o esperado.
. No ano, os números também são ruins. 
. As medidas (pacotes) do governo não estão ajudando.
. O IPEA considera que o desempenho econômico deste ano é medíocre e ficará pior.
. O mercado, segundo Focus, Banco Central, reduziu a projeção de crescimento do PIB para menos de 2%, portanto bem aquém dos 2,7% do ano passado, que já foram medíocres.
. O editor tem analisado a conjuntura e também tem publicado análises e estudos de grupos diferentes de economistas, todos apontando para as mesmas receitas agora tornadas públicas por um membro do próprio governo federal, no caso o coordenador do Grupo de Análise e previsões do Instituto de pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, Roberto Messenberg:
- Não adianta tapar o sol com a peneira. O novo modelo deveria ser sustentado por ações que apóiem o fortalecimento da faixa dos investimentos no PIB. 
. No primeiro trimestre, a Formação Bruta de Capital Fixo foi de 18,7% do PIB, abaixo dos 20% desejados pelo governo.
. Roberto Messenberg lembrou que os investimentos públicos sempre “salvaram” a economia em momentos como os atuais.
. A respeito dos novos números da produção industrial, o Ipea alinhavou dados que demonstram forte queda da produtividade da indústria brasileira. 

5 comentários:

Anônimo disse...

e dizem que a muié do Lula tem 70% de aprovação...

se o eleitor brasileiro não existisse, precisaria ser inventado...

o mundo não poderia ficar sem esse exemplo tao exótico de razão e raciocínio logico...

Anônimo disse...

Em Caxias do Sul teve consultor/conselheiro de empresas sugerindo e apontando como necessários fortes investimentos das empresas, muitos com perfil de curto e médio prazo. Resultado: como cairam as exportações os negócios estão afundando e as contas/despesas continuam. Nao precisa ser formado em Harvard para saber que o mundo todo iria afundar por causa da Europa.

Surfista Prateado disse...

Mais diagnóstico errado, utilizando os investimentos públicos para "salvar" a economia. Absurdo. O que deveria se fazer é desregulamentar a tal CLT, encargos sobre emprego, reduzir impostos, reduzir o tamanho do Estado. Aí, tiraria o peso das costas das empresas, e o estado estaria enxuto e até poderia investir alguma coisa, mas seria um ASSESSÓRIO e não o motor... Sabe quando vai acontecer? NUNCA. Sabe quando o BR será um país desenvolvido? NUNCA...

Anônimo disse...

CASTA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO

Anonimo 19;46 falou tudo, a casta func publico (inclui politicos)escravizou os brasileiros que produzem riqueza, a casta está em cima da carreta e quem produz está puxando.Distribuem bolsa para manter a pobreza institucionalizada que vota pela esmola.

ALGUÉM TERÁ QUE CHUTAR O PAU DA BARRACA

Anônimo disse...

O brasileiro anestesiado e iludido continua a achar que a economia do Brasil faz agua por culpa da "Europa"! Coisa nenhuma gente o Brasil vai mal pelos seus pressupostos que sao ruins. Sao fez a reformas necessarias, nao tem infra-estrutura alguma e nao consegue competir mais com paises que tem produtividade. Parem de querem por a culpa nos outros e olhem o proprio "umbigo"! O "desgoverno" do Brasil o esta levando para a sarjeta de forma contundente e a Europa sai dessa na boa e so esperar porque la tem trabalho, educacao, infra de primeirissimo mundo e povo que sabe o que quer, alem de "democracia e claro"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/