Governo e Petrobrás demonstram falta de política energética para o País

Na semana passada, as ações da Petrobrás  reagiram bem às notícias de que aumentariam os preços dos combustíveis, o que projetou condições de mais receita e melhores lucros para a estatal.

. Os preços da gasolina e do diesel aumentaram 7,83% a partir desta segunda-feira, mas a ideia do governo foi evitar a transferência para o consumidor, já que eliminou a cobrança da Cide.

. Acontece que nesta segunda-feira a Petrobrás anunciou detalhes do seu Plano de Negócios 2012-2016, no qual relata que decidiu reduzir a meta de crescimento da produção de petróleo, que agora são de 2,5 milhões de barris diários em 2016 e 4,2 milhões em 2020. No ano passado, a estatal chegou a anunciar produções de 3,97 milhões de barris por dia em 2015 e 4,9 milhões em 2020.

. “São metas mais realistas”, anunciou a estatal de petróleo.

. O novo Plano de Negócios prevê investimentos de US$ 236,5 bilghões para o período 2012-2016.

. É claro que o mercado reagiu mal. As ações da Petrobrás despencaram na manhã de segunda-feira, invertendo o rumo da semana passada. Por volta das 11h, as ações preferenciais já tinham recuado 5,73%.

. O leitor desta página, Maurício Pinheiro, analisou da seguinte forma estes anúncios feitos nas últimas horas pelo governo e pela Petrobrás:
- O governo não tem política nenhuma de combustíveis e nem definição da matriz energética do País. Vivemos de improvisações.

. É o que parece.

11 comentários:

Anônimo disse...

esta tudo mais claro que água cristalina...

ACABOU O DINHEIRO!

mamaram tanto que secaram as tetas...

Anônimo disse...

E vc queria o que no país do faz de conta e do coitadismo??

Anônimo disse...

E vc queria o que no país do faz de conta e do coitadismo??

Anônimo disse...

Demonstram uma monstruosa incompetência e uma gestão temerária e desastrosa dos recursos financeiros que dispunham, mas que foram utilizados meramente como elementos alavancadores das bravatas do maior mentiroso da história do Brasil, o lulo-malufista 9Dedos, vulgo Lula! Um dia a mentira aparece, pois 1+1=2.

Anônimo disse...

Vão quebrar as estatais e deixar um passivo astronomico.

Anônimo disse...

Polibio;

Otário que acreditou no pré-sal do Lulla e Dilma gerentona e subscreveu ações da Petrobras, deve reclamar no Procon; propaganda enganosa e pedir o dinheiro de volta.

Anônimo disse...

e isso porque a grana do pré-sal iria eliminar com a pobreza extrema no Brasil, lembram?

quando conseguirem extrair alguma gota das catacumbas do oceano, mal e mal vai dar pra tapar os rombos de sempre deixados pelos "amigos do povo", que dirá sobrar grana para os miseráveis...

Luiz Vargas disse...

Falta política energética, mas sobra mutreta política.

Anônimo disse...

Última do Maluf em entrevista Folha: "O Lula assumiu em 2003 sob a desconfiança de que era um Fidel Castro brasileiro. Achava que ele tinha que ter estágio no governo brasileiro até para o povo se decepcionar com ele. Mas, da maneira que exerceu a Presidência, diria que ele está à minha direita. Eu, perto do Lula, sou comunista. Eu não teria tanta vontade de defender os bancos e as multinacionais como ele defende. Quando ele tira imposto dos carros, tira da Volkswagen, da Ford, da Mercedes. Quando defende sistema bancário, defende quem? Os banqueiros".

Aquiles disse...

Falta política energética mas sobra uma incompetência monstruosa nesta esquerdalha endemoniada.

Thor, filho de Odin disse...

Caro Aquiles,

A esquerdalha não é endemoninhada.

Nem o demônio agüenta essa escória espúria e abjeta!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/