A reestatização da YPF é a ponta do grande iceberg por que passa a economia da Argentina, que apresenta graus variados de decomposição.
. O RS tem percebido melhor os impasses dos hermanos, porque é vizinho e porque sua economia é concorrente e não complementar.
. “No caso dos carros, o ministro Fernando Pimentel buscou acerto rápido, porque as multis têm fábricas dos dois lados e ajustaram seus negócios”, disse ao editor o deputado Osmar Terra, que é da região das Missões, onde a John Deere fabrica colheitadeiras e plantadeiras. O RS produz 70% das colheitadeiras, plantadeiras e tratores agrícolas do Brasil. John Deere e Agco lideram o mercado. As duas empresas exportam muito para a Argentina, que neste momento cria barreiras não-alfandegárias para o ingresso das máquinas. Mil unidades estão paralisadas na fronteira. Eis o que pensa Osmar Terra:
- Eles forçam a barra para reduzir a produção no RS e enfiar fábricas na Argentina. Fazem isto com as nossas máquinas, nossos calçados e nossa carne. É tudo chantagem.
. Os governos Dilma Rousseff e Tarso Genro agem com lentidão em relação ao assunto.
Um comentário:
Quero ver se os petistas embusteiros terão coragem de peitar a galhofeira argentina, caso ela decida estatizar também a PTrobras ...
Postar um comentário