Estadão, editorial - A ética elástica do Judiciário

Em entrevista ao programa Roda Viva, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, manifestou incômodo com a “implicância” – palavra dele – de quem questiona a convivência de ministros e magistrados com políticos e empresários em eventos corporativos ou festivos. “Há incompreensão, percepção equivocada de que ministros do Supremo sejam disponíveis a qualquer influência”, disse. “É um equívoco achar que as pessoas chegam a essa altura da vida disponíveis a qualquer tipo de sedução, como uma passagem para ir à Europa ou um hotel de qualidade. A maior parte das pessoas que está lá tem toda a condição de ir sem ser convidada.” Ou seja, como os juízes podem bancar seus luxos, não há problema quando terceiros os bancam. Ao comentar casos julgados por ministros que têm parentes nas bancas advocatícias que defendem uma das partes, contemporizou: “Tudo o que um ministro do Supremo faz está sujeito a um escrutínio público, (...) se houver alguma coisa errada, (a imprensa) vai contar a todo mundo”.

Tudo se passa como se não houvesse conflitos de interesse objetivos e comportamentos inadequados a priori. A isenção dos juízes só pode ser questionada a posteriori, depois de decisões parciais. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Esse Barroso é muito canalha, e pensa q TODES OS BRASILEIROS são burros, idiotas. Deveria ter sido perguntado acerca do Tofoli, mesada de 100 da mulher, aquela q é advogada dos Odebrecht e tiveram multa de 10 bilhões apagada; tbm Deveria explicar o segredo das agendas/despesas do STF. E se um ministro pode ir de jatinho pra Europa assistir a final das Champions League, ganhando 44 mil mensais, bruto.

Anônimo disse...

Tudo se resume em ter postura moral, com princípios de uma ética democrática de verdade. Já ouviram falar em más companhias? Barroso andava com João de Deus, Lula com bandidos ladrões de "celulares", terroristas , políticos e governantes corruptos, Dino com desenvoltura total na zona do Comando Vermelho, todos belíssimos exemplos reais. Se a vizinha sai acompanhada com roupas provocantes e todos os dias entra em um bordel, seria ela apenas uma freira? A ministra da Italia mostrou por suas atitudes um comportamento de dignidade e autenticidade, por que ela se sentiria à vontade junto a alguém com o histórico de Lula que defendeu Césare Battisti? Más companhias nunca. Ela é uma estadista, nunca se rebaixaria. Um ministro destes deve ser um juiz e deve sabe disto, portanto ele concorda com rebaixamentos e flexibilidades morais absurdas no mundo civilizado? Queremos aqui uma Inglaterra e não uma Somália com hipócritas castas indianas.

Anônimo disse...

PCC é quem manda!!

Anônimo disse...

O tribunal é Bolivariano !

O tribunal é Bolivariano !

O tribunal é Bolivariano !

operadortotalitario disse...

Tiranos e bandidos não têm ética.

Anônimo disse...

Afinal, tu acreditas em mim ou no que teus olhos veem?
Eu sou bonzinho,
tu não és bonzinho,
ele não é bonzinho,
nós somos bonzinhos,
vós não.....

Anônimo disse...

É muita cara de pau........

" -Se fizer coisa errada a imprensa publica".

Tá.......e daí?.....fica por isso mesmo!!!!!!!!!.

Realmente, somos todos manés.

Anônimo disse...

Porquê nunca fizeram uma cpi do João de Deus!!?????

aparecido disse...

Enteeeeendi o que o ministreco quiz dizer....moça rica nunca pode ser puta pois se ela ja tem dinheiro o dinheiro que ela recebe não a faz prostituta pois ela ja tem dinheiro...é a logica racional....a lógica do essetefe....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/