Análise - Retração argentina vai durar e já afeta gravemente as exportações do Brasil

A projeção do próprio governo é de uma queda de 2,0% do PIB neste ano, e de 1,0% em 2020.          

A recessão prolongada na Argentina já teve impactos importantes sobre a indústria brasileira, uma vez que o país é um importante destino de produtos manufaturados do Brasil. Nos últimos 12 meses, nossas exportações para o País acumulam queda de 40% (perda de US$ 7 bilhões), com destaque para o complexo automotivo, que representa mais de 30% da pauta. 

A economia argentina segue em retração, com impactos negativos sobre a economia brasileira. 

No segundo trimestre, o PIB da Argentina recuou 0,3% na margem, o sexto trimestre consecutivo sem crescimento. Na comparação interanual, houve crescimento de 0,6%, inteiramente explicado pelo setor externo. Além de refletir uma colheita mais favorável, a contribuição positiva das exportações decorreu de uma base de comparação fraca – em 2018 a produção agrícola havia sido afetada por uma seca severa. Os investimentos recuaram 18%, enquanto o consumo privado caiu 7,7%. Com a piora da situação econômica e financeira no último mês, acredita-se que um cenário de recuperação na Argentina está mais distante. 

6 comentários:

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

Anônimo disse...

A rota marítima da cocaína( UOL).

Anônimo disse...

Como a historia baliza nossa vida...

Os governos militares sempre evitaram aproximação com os 'hermanos' e não estavam de todo errado, pero, ao sairem do poder...

1985 - José Sarney & Raul Alfonsin plantam a semente do atual Mercosul
1991 - Fernando Collor ratifica e assina a criação do 'não tão livre bloco economico' latino americano

Ou seja, em 1985 linkamos nossa economia em um pais eternamente instavel em termos politicos e economicos, em detrimento de tratados com o resto do mundo, procedimento oposto ao que fez o Chile. Vale lembrar ainda o que FHC fez em 1996 quando colocou o Brasil dependente do gás Boliviano (o resultado vimos nos famigerados governos petistas). No resumo de tudo, em tratando-se de cone sul, para o Brasil, a vantagem oscila de acordo com o humor portenho sempre sujeito a ressacas após uma noite de um tango mal dançado.

Tudo isso lembra muito um estado diferente (com claras tendencias comunistas), sempre olhando pro proprio umbigo, que existe no sul do Brasil.

Anônimo disse...

Ah tá! Bananaro ter chamado o virtual presidente da Argentina de bandido não afetou ou afetará em nada! Conta outra editor! Para de defender cegamente as porquices do Bananaro!

Ultra 8 disse...

A pátria grande, tomando forma.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/