Inflação do IGP-DI registrou deflação de 1,14% em novembro, diz FGV

A inflação do IGP-DI de novembro registrou deflação de 1,14%, conforme divulgado há pouco pela FGV. Ou seja: o índice de variação dos preços diminuiu 1,14%.

O recuo em relação ao mês passado, quando o índice avançou 0,26%, foi mais intenso do que o indicado pelo mercado (-0,62%). Na comparação com outubro, os três componentes do indicador recuaram. 

IPA Industrial – Principal vetor do movimento baixista –, influenciado pelo cenário externo, recuou 1,47%, contra 0,59% do último mês. Apesar da ligeira depreciação do câmbio, recentemente, sua dinâmica – que permanece mais favorável do que o observado nos meses anteriores – e a baixa nas cotações do petróleo favoreceram principalmente os combustíveis, com forte recuo em gasolina e diesel (-22,1% e -10,4%, respectivamente). Os componentes do núcleo (que exclui indústria extrativa, combustíveis e produtos alimentares) também surpreenderam para baixo, com destaque para o recuo de produtos químicos no mês. 
IPA Agrícola - Continuou trajetória deflacionária, registrando queda de 2,41%, mais intensa do que o recuo de 1,08% observado em outubro. O movimento foi generalizado, com destaque para a descompressão dos preços de tomate.
IPC do Comércio - registrou baixa de 0,17%, refletindo principalmente a desaceleração de combustíveis e alimentação.

4 comentários:

Anônimo disse...

as construtoras usam de sacanagem e não diminuem os valores de prestações ou parcelas que são indexadas pelo igpm, quando dá negativo. É bom ficar de olho e berrar bastante!

Anônimo disse...

Como deflação, se os preços estão subindo????

Estão mascarando a inflação anual, e o trabalhador e aposentado ficarão com sua reposição salarial a mingua.

Verdadeiro arrojo contra o trabalhador.

Anônimo disse...

Acredito que o índice de preços tenha registrado deflação, não é isso? Inflação é uma coisa, deflação é outra. Inflação não pode registrar deflação, concordam?

Anônimo disse...

Sinal de que a crise está grave e a economia não está melhorando como querem fazer os incautos acreditarem. Inflação é causada pelo aumento do dinheiro circulante. Está ocorrendo deflação porque NINGUÉM VENDE NADA! Nem indústria, nem comércio, nem imóveis e nem agricultura. Paulo Guedes vai ter que fazer mágica depois que pegar a chave do cofre e descobrir o rombo da CEF, BNDES, fundos de pensão, etc.. isso sem contar que o Temer tentou apagar o fogo com gasolina ao liberar os saques do FGTS E PIS. Agora sim que não sobrou nada. Haverá muito choro e ranger de dentes nos próximos meses.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/