É um tremendo erro extinguir o ministério do Trabalho

É um tremendo erro a ideia do novo governo em relação à extinção do ministério do Trabalho.

O presidente eleito Jair Bolsonaro não pode privilegiar apenas os empresários na formação do seu ministério, que é o que acontece.

É possível que o presidente recue, como já fez em relação ao Meio Ambiente e ao projetado Ministério da Família.

33 comentários:

Anônimo disse...

Nao acredito...criticando mito novamente???? O que é isso editor???

Anônimo disse...

Pelo que sei o Ministério passaria a status de secretaria. Assim, vejo a medida como questão de necessidade e não da representatividade.O importante é existir um setor que receba, avalie e negocie as reivindicações dos trabalhadores. Diminuir gastos, sem atingir a categoria, deve ser o prisma da questão. Se necessário, que outros ministérios sejam aglutinados, reformados ou extintos. Chega de servirem de instrumento de barganha, verdadeiro balcão de negócios. Seria bom esperar o governo iniciar, trabalhar, para depois cobrar.

Anônimo disse...

Mas para que serviu afinal este Ministério ... cunho de formação da quadrilha do PTB que fez inúmeras falcatruas e ficou mais de 4 meses sem ministro , que acho que foi a melhor fase dos últimos anos ...

Anônimo disse...

Capaz!!! Só o fato de existir significa que tem um lado. Para com isto seu Políbio. É preciso enxugar a máquina pública.

Zentrack disse...

Irrelevante, pode ser extinto, já deveria ter sido.
Por acaso o Ministério do Trabalho cria empregos ?
O gerenciamento de emissão de carteiras de trabalho (que não precisavam mais existir numa época de uso intensivo de tecnologia) pode ser repassado para outro órgão.
As normativas de segurança do trabalho poderão ser atribuídas a outro órgão, tudo com mais economia de custos para o contribuinte e eficiência.

Milton disse...

Discordo. Ministério do trabalho não serve pra absolutamente nada. Tá certo o presidente. Não mais errado é dizer que o governo irá privilegiar os empresários.

Anônimo disse...

Prezado Políbio. Entendi de maneira diferente: apenas não haverá um ministério, mas as funções essenciais ficarão em outra pasta. O ministério do trabalho, na verdade, existe em muitos poucos países, e aqui serviu somente para aparelhamento sindical e falcatruas. Para mim as questões relativas ao trabalho podem muito bem ser absorvidas por outra pasta. Ministério não garante nada, se fosse assim não haveria problemas em assunto nenhum do governo Dilma, que chegou a ter 39 ministérios.
Uma fábula do ministério do trabalho foi criar a tal portaria do relógio ponto eletrônico com registro na memória interna (Portaria MTE 1510/2009), que só criou mais despesa para as empresas, espalhou papeizinhos pelos corredores das empresas, tudo somente para dar comodidade aos fiscais do ministério e justiça do trabalho (aff) e aquecer as vendas das empresas especializadas em fabricação e manutenção desses equipamentos.

Anônimo disse...


Tem que acabar com o Ministério do Trabalho, a farra dos sindicatos, a Justiça do Trabalho e a Justiça Eleitoral.
São apenas instituições de alto custo, sem retorno, cujas funções podem ser absorvidas por outros órgãos com atividades paralelas ou coincidentes.
Urge o aprofundamento da reforma trabalhista, juntamente com outras reformas como a da previdência, politico-eleitoral, tributária e a revisão do código penal com a redução da maioridade, o aumento das penalizações e a instituição da prisão perpétua, principalmente no caso de crimes contra a administração pública com prejuízo ao erário.

Anônimo disse...

tem que extinguir é a justiça do trabalho imediatamente.

Anônimo disse...

é impressão minha ou o governo ja esta acabando antes de começar?

nenhuma mudança das que foram pedidas pelo eleitorado esta prestes a acontecer...

qualquer iniciativa de mudança de rumo é rapidamente bombardeada pelo jornalismo...

afinal, quais eram essas tais mudanças que vocês queriam quando elegeram o capitão?

os ministérios, antes tratados como cabides de emprego pela imprensa, agora viraram "vacas sagradas" produtivas e importantes, que não podem ser extintos ou incorporados a outros...

por isso eu disse em outro post que é muuuuito cedo para pensar em voltar ao Brasil e fui atacado pelo meu "patriotismo à distancia"...

cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém...

e isso porque nem começou a demissão do milhares de comissionados que o capitão garantiu que vai fazer...

para a imprensa, vãos todos virar cargos de suma e vita importância para o funcionamento do país, querem apostar?

Anônimo disse...

As relações de trabalho devem ser tratadas entre o empregador e o empregado, chega de enganação de sindicatos e governo no nosso cangote, vale o que está escrito entre as partes, o resto é balela.

Anônimo disse...

É o maior acerto de todos. Melhor só se conseguisse acabar com a tal Justiça do Trabalho.

Emmanuel disse...

Políbio ..... aquilo é um cabide .... Nenhum "trabalhador" - eu sou trabalhador e ninguém me defende - ganha nada com aquilo, só os sindicalistas.

Anônimo disse...

Os pobres que votaram no Bolsonaro vão se arrempeder amargamente. Prepara o lombo cambada de capacho.

Anônimo disse...

Precisamos de um Ministério do Empreendedorismo, dai automaticamente virá os empregos.

Anônimo disse...

É um tremendo ACERTO a extinção do Ministério do Trabalho, cuja função principal era autorizar a formação de novos sindicatos, que já são mais de 16.000. Ninguém no mundo de iguala! Quanto às demais funções serão distribuídas aos demais ministérios, sem nenhum prejuízo (a não ser aos partidários das "boquinhas").

Anônimo disse...

Ministério do Trabalho????????????????

Excrecência do Governo FACISTA de Getúlio Vargas.


Anônimo disse...

Estou contigo, Políbio. É uma medida inócua fatiar o ministério.
O que Bolsonaro deve fazer é encaminhar PEC acabando com a unicidade sindical e adotando o pluralismo sindical para amoldar o Brasil aos princípios sindicais preconizados pela OIT. Com essa medida, a Secretaria de Relações de Trabalho pode ser extinta. O Estado não tem que se envolver em negociações ou discussões entre patrões e empregados. Os sindicatos é que devem assumir o protagonismo. A única obrigação dos sindicatos seria depositar instrumentos coletivos de trabalho no Ministério para fins de fiscalização e pesquisas acadêmicas. Nem cabe ao Ministério discutir o mérito de acordos ou convenções coletivas de trabalho. Se são ilegais, comunique-se ao MPT.

João Paulo da Fontoura disse...


Caro Políbio, Não, o amigo está errado. Não há erro algum em extinguir este Ministério. Além do Ministério deveria ser extinta a Justiça do Trabalho, uma justiça absolutamente inconstitucional, que só enxerga uma lado da questão, corporativista e que é antiemprego!

Meu pai foi sindicalista, fala da questão por dentro. As questões trabalhista, a mediação das questões trabalhista pode, perfeitamente, ser feito por um juiz qualquer de qualquer vara.

Do jeito que está hoje ( melhorou bastante com a pequena reforma executada) o sujeito que tiver um capital e resolver empreender é louco! Louco de varrer! No caso do meio em que labutas, as mídias, toda e qualquer rádio ou jornal tende a quebrar, pois não há um caso de funcionário que saia ou seja demitido que não vá buscar os seus 'dereitos' na Justiça do Trabalho, e SEMPRE ganham. Não importa que a empresa tenha sido rigorosamente responsável na relação, ela é bandida, maisvalista, exploradora do capital humano.

É assim, a regra é essa! Só quem produz é o investidor. Se acabarmos com ele, coisa que temos feito nos últimos 30 , 40 anos, restará o quê? O Caos que já estamos vivendo.

Se elegemos alguém com soluções à direita, de nada adianta nada ser feito para romper esse ciclo perverso!

Também rogo que Deus ilumine o capitão e ele produza um choque de privatizações nestas coisas/estrovengas tipo Petrobras, que só fazem bem às suas corporações de funcionários e de políticos usuários!

That's All, Folks!

Anônimo disse...

Bolsonaro só vai governar para empresário e para os ricos, vao ser quatro anos terríveis.

Anônimo disse...

Penso diferente de você prezado editor. O custo para manter o MT é maior que a soma do valor de todas as ações trabalhistas no Brasil. Fortalecer a economia trará muito maia benefício ao trabalhador, gerando novos empregos e mais renda do que o MT que na verdade só prejudica o trabalhador. Pois diante do excesso de rigor na lei em prol dos trabalhadores acaba evitando que empregadores contratem mais funcionários. A reforma trabalhista do Temer melhorou um pouco essa situação. O número de ações trabalhistas já recuou, mas precisamos evoluir.

Anônimo disse...

Bolsonaro vai ferrar com trabalhador. Isso ele nunca escondeu. Agora aguenta seus pobres de direita. Babacas!

Anônimo disse...

Ministério do trabalho é uma jaboticaba, só existe no Brasil e um ou dois países inexpressivos. Esse ministério do trabalho foi criação do ditador Getúlio Vargas, para contentar o AVÔ do ex-presidente e aliado do PT Fernando Collor de mello. Tá certo Bolsonaro extingui-lo .

elias disse...

Polibio, você sabe quanto se gasta com esse ministério? Com os palácios dessa justiça?
Tem que fechar para ontem!

Anônimo disse...

Tem de extinguir sim! Este ministério virou um antro de corrupção do PDT e de Luís Dulci! Chega de roubalheira!
E tem de extinguir a justiça do trabalho também!

Anônimo disse...

ERRO.?...

Anônimo disse...

OS ÚNICOS QUE LUCRAM COM O MT SÃO OS SINDICALISTAS. NÃO ESQUEÇAM DOS 13 000 000 DE DESEMPREGADOS

Anônimo disse...

Qto menos $$$ na mão desta gente, melhor.

Anônimo disse...

TEM QUE ACABAR! E TAMBÉM A JUSTIÇA DO TRABALHO!

Anônimo disse...

O Ministério do Trabalho ajuda o trabalhador em quê? Não tem nenhuma função real. Os "pobres de direita" ou de esquerda não serão atingidos em nada, com menor número de sindicatos que, esses sim, arrancaram o couro dos trabalhadores. Chega de peleguismo.

Anônimo disse...

Nos USA não tem ministério do Trabalho, é uma secretaria dentro do Ministério da Fazenda deles.

Anti comunista disse...

Concordo com essa ideia, até porque este maldito Ministério do Trabalho e os Foruns Trabalhistas, nada mais são, do que instituições caríssimas aos cofres públicos. O custo desses tais ministérios e seus fóruns, são o dobro do que eles arrecadam, então, DELETA, FECHA, ENCERRA, e deixa o mercado se estabilizar com o tempo.

Anônimo disse...

Coisa mais inútil a Justiça do Trabalho, cambada de sangue sugas do Erário e alimentador dos parasitas sindicalistas.
Esther

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/