Editorial, O Globo - Legislação cria coronéis nos partidos políticos

Comissões provisórias que se eternizam em diretórios sequestram legendas e impedem renovação dos quadros.

Ao lado, Valdemar da Costa Neto. Mesmo depois de cumprir cadeia de um ano como corrupto, ele continua mandando no PR, fazendo e acontecendo, ora do lado de Lula, no passado, e ora do lado de Alckmin, como agora.

Mai suma campanha eleitoral em ques e repetem personagens. Em si, nenhum problema, porque também é desejável que haja políticos experientes. Mas o fenômeno brasileiro é de outra natureza, não demográfica ou geracional. Deriva de distorções do nosso sistema de representação, em que é possível eternizar-se em cargos de direção partidária, pela facilidade que a legislação dá para a existência de coronéis que tudo controlam nas legendas. São chefes quase no sentido tribal do termo.

Reportagem do GLOBO, feita com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral, constatou que 15 dos 35 partidos registrados têm presidentes há muito tempo no cargo. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

ISSO SÓ ACABARÁ COM BOLSONARO, QUE FARÁ UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, COM DOIS A TRÊS PARTIDOS, PARLAMENTARISMO, VOTO DISTRITAL, ACABANDO COM ESSES VERDADEIROS SINDICATOS DE SIGLAS DE PARTIDOS DO CRIME.

Anônimo disse...

Esse e o Roberto Jefferson, Presidente Nacional do PTB, que aplicou 171 que estava com "cancer terminal" para sair da cadeia e está aí, mais vivinho que nunca, todos no governo do traira, PMDB do Sartori apoiando Alkmin, PSDB do Eduardo Leite.

Anônimo disse...

EM PORTO ALEGRE O PTB , PMDB e PDT isso acontece !
São os mesmos sempre que mandam e desmandam...a anos..
e nunca abrem espaço para novos nomes..por medo de perder o poder !!!
ABRE O OLHO PORTO ALEGRE !!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/