MPF denunciou diretores do Grupo Gerdau no caso da Operação Zelotes

No ano passado, o presidente do grupo gaúcho, André Gerdau,foi conduzido coercitivamente para depor na Polícia Federal.

Um dia depois do Fato Relevante publicado pelo grupo Gerdau, anunciando que a família tinha resolvido sair do comando das operações do dia a dia, o  Ministério Público Federal denunciou, nesta quinta-feira, na Operação Zelotes, 14 investigados por crimes cometidos junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Trata-se da 17ª ação penal proposta no âmbito da Operação Zelotes e, desta vez, os alvos são executivos do Grupo Gerdau, além de advogados e ex-conselheiros do tribunal administrativo. 

Segundo as investigações, a prática criminosa ocorreu de 2011 a 2014, período em que o grupo econômico teve cinco Procedimentos Administrativos Fiscais (PAFs) analisados no tribunal.

A Gerdau discutia na época a anulação de débitos que em valores atualizados chegariam a R$ 4 bilhões. Como contrapartida, o grupo liderado por José Ricardo Silva teria acertado o recebimento de R$ 40 milhões em vantagens indevidas. A ação penal inclui informações e provas fornecidas pelo ex-conselheiro, Paulo Roberto Cortêz que fez acordo de colaboração premiada com o MPF.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ao não indiciar ninguém da família o MPF inovou em matéria de incompetência.
Um grupo familiar cuja diretoria e conselho é composto pelos membros da família faz, segundo o MPF, um acordo com lobistas para lesar o fisco e a culpa recai sobre subalternos.Ou culpe-se a todos ou são todos inocentes.
Ou será que há algo que proteja a casta empresarial, transformando milionários em inimputáveis?

Anônimo disse...

Acabou a farsa do alemao da Gerdau da tal Qualidade Total nesse Estado e Pais falidos! O tati bi tati e um baita desonesto e esta ate o pesoco enrolado com a quadrilha do PT.
Zelotes nessa gente e Bye Bye Grupo Gerdau!!!!

Anônimo disse...

Muito difícil que um caso dessa magnitude "se resolva" sem passar pelas mãos de um CEO ou do Conselho de Administração da empresa. Estranho mesmo é o MPF não ter encontrado nada para imputar quem "manda mesmo"... ou não houve nada e estão dando tiro no escuro ou não fizeram o dever de casa! Ou será um último agrado ao "Dr Jorge" pela sua participação no governo do PT, Petrobras e por aí a fora?!

Anônimo disse...

gedau , integrantes da ocrim

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/