Artigo, Bolívar Lamounier, Estadão - Populistas, picaretas e arengueiros ideológicos

Nem todo detentor de mandato eletivo merece ser visto como político.

Os áugures da Antiguidade romana tentavam adivinhar o futuro observando o voo de certas aves ou examinando as entranhas de determinados animais. Tenho tentado aprender com eles, observo o voo dos tucanos e de outras espécies que vez por outra sobrevoam o Planalto Central. Graças a tais exercícios, inclino-me a crer que cedo ou tarde a ansiada reforma política será incluída na lista de prioridades.

Reformar a estrutura institucional é realmente um imperativo, mas não creio que seja suficiente. Penso que precisamos também nos entender quanto ao próprio conceito de política, quanto à política que gostaríamos de ter e quanto ao que realisticamente podemos esperar que aconteça nessa área.


No Brasil atual, como em muitos outros países, o cidadão médio parece acreditar que o grande problema é o excesso de política e políticos.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Um comentário:

Mr. Lincoln disse...

Os jornais estão perdendo a utilidade: não se embrulha peixe ou carne com eles, e suas funções higiênicas já são cumpridas por papéis baratos e mais próprios, que nos alcança a indústria moderna. O besteirol agora corre por conta da internet, que também aceita tudo. E a macacada pitaquenta se esbalda!...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/