Entenda as consequências políticas e econômicas do pedido de impeachment

A análise a seguir é desta manhã. O texto foi recolhido pelo editor. Ele está postado na newsletter do economista Cesar Maia, ex-prefeito do Rio e ex-secretário da Fazenda de Brizola, atual vereador do DEM do Rio.

Leia tudo:
     
1. Um momento que o Brasil nunca viveu antes: os presidentes do poder executivo e do poder legislativo estão sob processos de impeachment. A fragilização dos dois poderes tira de ambos poder de decisão e autoridade.
    
2. O impeachment da presidente foi apresentado por dois juristas renomados. A assessoria técnica-jurídica da Presidência da Câmara de Deputados entendeu que o pedido de impeachment tem base legal.
    
3. A tramitação do processo de impeachment, antes da votação final autorizando, passa por uma grande comissão especial, abertura de prazos para a defesa da presidente, retorna à comissão especial que analisa e debate, até que opina e encaminha ao plenário, que obedecerá novos prazos de contraditório, até ser colocada em votação.
    
4. Esse processo nunca ocorrerá em prazo inferior a seis meses, devendo a conclusão ocorrer no entorno da metade de 2016. Durante todo esse processo prevalecerá a incerteza com os desdobramentos políticos, econômicos e sociais relativos.
    
5. O processo político será estressado em nível parlamentar e especialmente nas ruas. A mobilização nas ruas estimulada pelas redes por um lado e por associações e sindicatos por outro e, claro, por militantes partidários, naturalmente tenderá à radicalização.
    
6. Haverá um amplo desdobramento internacional dividindo ainda mais a América Latina e afundando a credibilidade presidencial e parlamentar brasileira.
    
7. Se as previsões para 2016 eram muito ruins, certamente haverá um deságio sobre elas, tornando-as mais graves. A imprevisibilidade e os riscos indicarão que o fundo do poço pode ter qualquer profundidade.
    
8. Não haverá como projetar cenários. O quadro geral será de um clima de salve-se quem puder.

9 comentários:

Anônimo disse...

Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski bateram boca no STF.

Gilmar Mendes disse a Lewandowski:

"Eu não sou de São Bernardo e não faço fraude eleitoral". (oantagonista)

Perfeita colocação.

Anônimo disse...

Presidenta foi barrada e não reconhecida em Paris pelos seguranças franceses.
Se atrasou e não participou de uma das conversações.

Anônimo disse...

Clima propicio para intervenção constitucional, não souberam viver a democracia...agora, o Exercito de Caxias vai nos livrar de politicos safados, aleluia...dessa vez, sem anistia...

Anônimo disse...

Nada pode ser pior do que um governo de esquerda e ainda por cima da maior causa atual de depressão no país , Dilma o coração deprimente!

Anônimo disse...

Políbio,

Post "redondo". Parabéns.

O item 7 é o cenário que avizinha-se mais rapidamente.

JulioK

Anônimo disse...

Comecou a vitimizacao! Dilma fez-se de vestal, vestiu-se de branco , colocou o Palacio do Planalto de vermelho e negou qualquer mal feito, como uma pessoa acima de qualquer suspeita . Claro que ela nao praticou estelionato eleitoral, nao sabia nada sobre a tragica e vergonhosa compra da refinaria de Pasadena e nao tinha um acordo com Cunha , do tipo salva-me que eu te salvo. A economia do Pais estah em recessao , a um passo de uma depressao economica, e ela tambem nao tem nada com isto ! Bilhoes foram roubados nos ultimos anos no Brasil e ela tambem nao tem nada a ver com a corrupcao. A grande resposta a essa situacao caotica veio do mercado : A Bolsa de Valores reagiu positivamente , o dolar caiu , pela simples noticia da admissibilidade do processo de Impeachment de Dilma !!!

Anônimo disse...

Talvez o Brasil possa se encaminhar para uma Guerra Civil. Em alguns países, no passado, deu muito certo - EUA, Inglaterra, França, Itália, apenas para citar as mais conhecidas..em outros, deu muito errado, especialmente em países pobres como o Brasil, servindo apenas para justificar quarteladas e/ou divisões territoriais sem sentido, empobrecendo ainda mais a população e arrasando com a economia. Situações como esta que estamos vivendo exigem seja garantido o Estado Democrático de Direito, sob pena de aprofundar ainda mais as contradições sociais e políticas de uma democracia muito nova como a nossa. Ditaduras, quarteladas, golpes de Estado, a história é implacável ao demonstrar o quanto isto atrasa o desenvolvimento de uma Nação.

Anônimo disse...

Nenhuma pessoa minimamente decente pode ter dúvidas de que o impeachment é o melhor caminho para o Brasil. Não pode ter dúvidas de que o governo que está aí, é um governo corrupto e ladrão que arruinou o Brasil etica, norla e economicamente e deve ser banido da esfera política e seus integrante, conduzidos para a cadeia. Só pelo fato do impechment ter sido encaminhado, a bolsa subiu 3,5% e as ações da Petrobrás, 7%.
Agora vem o César Maia descrever cenários catastróficos? Podem ter certeza que é um petista, alguém que tem "negócios" com petistas.

Justiniano disse...


Tá certo os seguranças franceses, que sabem que ela não representa o Brasil, atrasada em todos os sentidos.

Cadê os pão com mortadela que não vieram cacarejar até agora no blog.
Todos borrados e apavorados com a perda das boquinhas e tetinhas que vem por aí com o impeachment.

O impeachment é um processo judicial amparado pela constituição de 1988. Acabou a estória de golpe, porque o governo está atolado em corrupção, com seus caciques na cadeia (Renato Duque, Cerveró, Delubio, Zé Dirceu, Delcídio) e também os amigos como Bumlai.

É o início do fim do PT, com maior hipócrita da nação calado e borrado com processo de impeachment.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/