Sartori não pagará dívida da União em abril. Caso caracteriza moratória. Decisão terá efeito dominó no Pa

O governador José Ivo Sartori anuncia neste momento que "retardará" o pagamento da dívida mensal do governo gaúcho com a União.

Este mês, não serão pagos os R$ 300 milhões da prestação mensal.

"É medida tomada em situação extrema e de emergência, porque não estamos suspendendo os pagamentos e nem fazendo moratória, mas apenas retardaremos o pagamento, e apenas este mês, porque queremos pagar em dia a Folha do mês de abril", disse Sartori há pouco.

Ontem, em Brasília, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, negou-se a pagar valores atrasados do Fundo de Exportações e da Lei Kandir, R$ 280 milhões.

O anúncio de Sartori terá repercussão nacional, porque praticamente todos os Estados devem dinheiro à União, sem contar municípios como São Paulo e Rio.

O caso pode produzir efeito dominó, o que comprometeria o esforço federal de ajuste fiscal.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela atitude, Governador!!! Ta na hora de dar o troco pro governo Federal!

Anônimo disse...

Está correto o governador. Se o governo federal não cumpre suas obrigações para com o Estado, por que motivo o RS tem que cumprir as suas em relação à União? Aliás, este é um bom motivo pelo qual o funcionalismo e demais setores no Estado poderiam se mobilizar: contra o pagamento, ou, pelo menos, pela renegociação dessa dívida. O governo federal quer fazer festa, mas com o dinheiro dos outros!

Pr.guima disse...

-O governo atrasa repasse pros estados ( o pt diz que é ajuste fiscal). Já o atraso por parte dos estados é calote. Este pessoal é muito engraçadinho.

Anônimo disse...

Primeira atitude correta e corajosa do Sartori !

Parabéns!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/