Dívidas de R$ 208 milhões suspendem serviços de saúde em municípios do RS, diz Famurs

As dívidas do governo do Rio Grande do Sul com os municípios na área da saúde provocam a suspensão de serviços em cinco regiões, conforme dados da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). O editor já tinha prevenido sobre o caso, lembrando que o governo Tarso caloteou dívidas do Samu, relativas a outubro, novembro e dezembro. Segundo relatório divulgado nesta quarta-feira pela entidade, ao todo o Piratini deve R$ 208 milhões referentes à gestão passada.

"Os programas já estão subfinanciados. Os municípios gastam mais do que recebem para executar os serviços de saúde. Juntas, as prefeituras gaúchas investem um terço de tudo que é gasto com saúde no Rio Grande do Sul", afirma o presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz. "Solicitamos ao governo do estado um calendário de pagamento parcelado dos valores em atraso", acrescenta.

A entidade reconhece que os repasses da atual gestão estão em dia, e espera que os valores referentes a fevereiro sejam quitados ainda nesta semana. No entanto, a verba não é suficiente para impedir que serviços sejam afetados pelo estado.

No Noroeste gaúcho, a Prefeitura de Três Passos suspendeu o programa Primeira Infância Melhor (PIM). No Vale do Rio Pardo, as prefeituras de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Venâncio Aires, responsáveis pelo Samu em toda a região, ameaçaram suspender o atendimento.
Na Região Central, o Hospital Filantrópico de Restinga Seca, na Região Central, suspendeu o atendimento pelo SUS desde o último dia 3, e o Hospital de Agudo também ameaça acabar com os atendimentos gratuitos. Também há reflexos da dívida no Sul do estado, onde a prefeitura de São Lourenço do Sul perdeu 18 servidores, e no Vale do Sinos, onde a distribuição de fraldas descartáveis foi suspensa em Novo Hamburgo.


O assessor técnico da Área de Saúde da Famurs, Paulo Azeredo, explica que as prefeituras são obrigadas a repassar um auxílio aos hospitais. "O atendimento hospitalar corresponde à média e alta complexidade, que não são serviços de responsabilidade dos municípios", afirma. "Todas as prefeituras gaúchas destinam para a saúde mais do que a legislação exige", acrescenta.

6 comentários:

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO ACONTECE, O GOVERNADOR AUMENTOU O SALÁRIO DOS POLÍTICOS E DO JUDICIÁRIO.
É UM ESCÁRNIO DE QUE SE DIZ JUSTO E PERFEITO.
COMPROU O LEGISLATIVO E, AGORA SÃO PROSTITUTOS DELE.
O JERÔNIMO USOU ESTES TERMOS, SÓ ESTOU PLAGIANDO.

Anônimo disse...

O petralha Tarso, como bom comunista, usou a mesma tática de Stalin, do qual ele deve ser admirador, quando a Russia foi invadida pelo exército de Hitler, destruiu o que pode no se próprio país, não deixou pedra sobre pedra, para que o seu oponente não tivesse o mínimo de condições para se estabelecer e pudesse sofrer mais tarde uma contra ofensiva, no caso do nosso estado, daqui quatro anos! Que Deus esteja com o Sartori para que ele encontre a maneira mais fácil e rápida de arrumar tudo o que o Tarso consegui bagunçar, depois de ter recebido a casa arrumada pela governadora Yeda, e que os petralhas nunca mais voltem a governar o Rio Grande!

elias disse...

Mas o ameba genro não vai ser responsabilizado? Que falta de homem nesse rio grande, hein?
E ai sartori - teu rabo é tão grande assim que está sem ação? Gringo cagao. Fujamos para as montanhas!

Anônimo disse...

Com fanático não tem diálogo!
Lavagem cerebral total... pmdb na terra e Deus no céu!
Vai te catá

Anônimo disse...

Diariamente ouvimos notícias sobre a má gestão do governo Tarso. No meu entender foi o pior governo que o RS já teve. Tarso sempre foi um péssimo gestor e não seria diferente como governador.
Por conta disto, só vejo notícias de cortes recaindo sobre a população. Pergunto:
- O que estão fazendo para cobrar de Tarso os prejuízos causados pela sua má gestão?
- O que estão fazendo para tornar o estado mais lucrativo, além de reclamar do governo anterior e de cortar gastos em áreas vitais para o Estado? Pode-se diminuir a máquina pública, pode-se melhorar o controle da arrecadação, pode-se diminuir burocracias.
Resumindo, falta ação e sobra reclamação.

edson gomes disse...

O meu partido é o Rio Grande. Aonde esta o processo de responsabilização? Estão de lorota ou tem rabo preso?
Ou falta homem neste Estado? se mandamos tres para a União e recebemos um de volta, esta na hora ou não? Muita falação. Dando tempo para a defesa do Tarso. Logo volta de prefeito de POA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/