Petrópolis vira gueto depois de restrições imobiliárias de Fortunati. Ato será discutido nesta terça-feira na Câmara de Vereadores

Fortunati dixid.



Novos atos de força do prefeito José Fortunati poderão 
bloquear vendas e reformas de imóveis em toda Porto Alegre. 

Será nesta terça-feira o protesto que farão os 40 mil moradores do bairro Petrópolis, Porto Alegre, cujos imóveis foram contingenciados por ato unilateral, discricionário e autocrático do prefeito José Fortunati, sob a alegação de que os tecnocratas municipais precisam de tempo para listar as casas e edifícios que querem incluir na lista do patrimônio histórico e cultural".

. O prefeito não disse por quanto tempo estão proibidas as vendas e até reformas da totalidade dos imóveis, submetidos a inédito cinturão sanitário imobiliário.

. Outros bairros da cidade também poderão sofrer restrições reacionárias iguais, sem aviso prévio e sem discussão.

. Uma primeira lista de 500 imóveis foi anulada pelo prefeito, depois dos protestos públicos, de guerra judicial iniciada e da forte oposição da Câmara de Vereadores.

. O protesto desta terça-feira ocorrerá na Câmara , com visitas aos vereadores por parte de dirigentes da recém criada Amai, Associação de Moradores do Bairro Petrópolis Atingidos pelo Inventariamento da Prefeitura.

- Na quarta-feira a noite, no Colégio Santa Inês, assembléia geral dos 40 mil moradores definirá o rumo dos protestos, mas as lideranças da Amai querem imediata revogação da medida de força. 

19 comentários:

Unknown disse...

Forunati transforma o bairro Petropolis num gueto, aos moldes de Varsovia,só falta numero nos bracos dos moradores. A pergunta é: a servico de que ou de quem esta bancando este confronto?

Hugo Prevedello

Unknown disse...

Forunati transforma o bairro Petropolis num gueto, aos moldes de Varsovia,só falta numero nos bracos dos moradores. A pergunta é: a servico de que ou de quem esta bancando este confronto?

Hugo Prevedello

Anônimo disse...

Políbio,

O Fortunatti "surtou" por causa do estresse causado pelos atrasos das obras e preparativos para a Copa.

Algum psiquiatra por ai?? Deem uma ajuda ao Fortunatti!!

JulioK

Anônimo disse...

Não é de se esperar outra coisa do Fortunati, basta relembrar sua origem.

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Corroborando o que escreveu o Anônimo das 19:05, repito que Fortunati ainda me deve a desvalorização de meu imóvel no Parque dos Maias em função da invasão que ele, Fortunati, liderou nos conjuntos habitacionais de uma empresa falida. Com essa decisão, um prefeito revoga o direito constitucional da propriedade. O velho Marx deve estar sorrindo no Inferno!

Marcelo disse...

forte oposição? é algum tipo de piada? ta certo que fernanda melcchiona, ruas e petralhas fazem o diabo mas não chamaria de forte oposição.

Anônimo disse...

É por essas e por outras que não podemos mais votar em candidatos socialistas e de esquerda, aos poucos eles vão minando com o direito à propriedade, dos outros!

Revista Calibre disse...

Mas, Porto Alegre não gosta das ideologias de esquerda?
Esquerda é isso, intervenção do poder público na vida privada.

Joao Coragem disse...

Uma ação destemperada dessas me lembra a bizarra intervenção nos onibus de Olivio...A propósito o compnheiro Fortunatti fazia o que mesmo nesta epoca????

Anônimo disse...

Surtou é pouco. As urnas - e a História - o colocarão no devido lugar pelo rol de canalhices, inépcia e desgoverno, tão ruim quanto o que temos em nível federal!

Luiz Vargas disse...

Não adianta ser ex-PeTralha. A incomPeTência está inserida no DNA destes tipos.
Exemplos: o corredor de ônibus, na Av. João Pessoa, há algum tempo atrás, mal havia sido concretado e foi demolido para se refazer sabe-se lá o que ou por que.
Ontem, à tarde, o mesmo estava ocorrendo no corredor da Av. Osvaldo Aranha no cruzamento com a rua Garibaldi. Máquinas estavam demolindo a pista de concreto cuja execução não deve ter um ano. Desde ontem os ônibus tem que sair fora do corredor pois o mesmo foi totalmente bloqueado no trecho Garibaldi/túnel.
Isto é falta de planejamento, incomPeTência ou uma outra "coisinha não contabilizada" por volume de trabalhos empreitados?

Anônimo disse...

Fortunatti está fazendo o certo, pessoal. Depois não reclamem. Salvem o Petrópolis das grandes construtoras e parem com esta histeria!

Anônimo disse...

O livro de Walter Galvani, "A Difícil Convivência", traz um episódio que retrata a falta de preocupação com a nossa história por parte da sociedade gaúcha. Trata-se da demolição da Casa Branca, quartel general dos farrapos, durante a ocupação de Porto Alegre pelos republicanos na guerra de 1835-1845. Pois a Casa Branca foi destruida pelo construtor Marcos Rubin, erigindo-se no seu lugar um bloco residencial, os edifícios do Plano 100, na Protásio Alves n. 7159. O cúmulo é quem demoliu a nossa memória tem hoje uma placa no local, que diz "as maiores conquistas de um homem são os sentimentos e ensinamentos que ele consegue transmitir". Daqui há 100 anos, nossos filhos e netos vão perguntar onde estávamos quando destruiram a nossa memória. Por isto a importância de ter um Plano Diretor que preserve o que deve ser preservado e impeça a "desconstrução" da cidade pela criação de monstros urbanos sem infraestrutura de avenidas largas adequada.
Marco Passarinho

João Paulo disse...

Votei no Prefeito, estou decepcionado com o tratamento que sua Administração vem dando para as ruas do Bela Vista (buracos, iluminação, e outros menos cotados) mas essa do Petrópolis ultrapassou os limites.

Anônimo disse...

Este blog é um tanto esquizofrênico com relação ao Prefeito Fortunati. Uma hora ele é vítima de maquinações maquiavélicas da Caixa Federal, outra hora um incompetente e autoritário ex-petista. Nem me refiro aos comentários, mas à matéria editorial. Aliás, vindo de quem afirmou que o médico de Três Passos é mais uma vítima do "Eixo do Mal", nada mais me surpreende...
Don Sandeman

ENGENHEIRO ELIAS SCALCO disse...

Foram 20 votos a favor da emenda CECCHIM, QUE ANULA FORTUNATTI, CONTRA 7(SETE)VOTOS DOS PTRALHAS, comandados por RUAS. Todos os presentes a Câmara no dia 14 de maio de 2014, sairam dizendo que OS SETE CAVALEIROS DO APOCALIPSE, foram derrotados. Os moradores do Bairro Petrópolis não são deste ou daquele partido, querem é preservar suas propriedades, com JUSTIÇA.

Mariana Pureza disse...

Prezado,
Meu nome é Mariana Pureza e sou integrante da diretoria da AMAI. Gostaria apenas de esclarecer que não há impedimento nas vendas dos imóveis, mas sim, uma restrição e dificuldades neste procedimento tendo em vista que a autorização para reformas ou demolições passarão pelo Patrimônio Cultural, ou seja, levará sabe-se lá quanto tempo. Ademais, também não houve guerras judiciais, pois a AMAI prima pela conversa e pela resolução de conflitos de forma PACÍFICA.
Por fim, qualquer dúvida que houver, favor entrar em contato.

Pietro disse...

Fortunati está fazendo ERRADO. Está usurpando a propriedade das pessoas.
O CORRETO é alterar o regime urbanístico de Petrópolis ,ouvindo os moradores. Fazer voltar o gabarito de alturas ao que era antigamente: prédios de 4 pavimentos no máximo. Daí não valerá a pena demolir uma casa linda só para construir um prédio de 4 pavimentos. Do jeito que está hoje, o lucro dos construtores é tão grande que justifica demolir um prédio de 4 pavimentos e ali construir outro maior. Na Eça de Queiroz isto estava por acontecer. Só não aconteceu porque o imóvel foi listado no inventário de fevereiro.

scalco disse...

ANONIMO, não é primeiro nome, é nome de familia. Aquele que esconde a cara depois de jogar a casca da banana. Jamais tentei conhecer ou identificar aquele que se diz anônimo, pois só teria a perder...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/