Artigo, Rolf Kunz - O vilão da inflação é também o da estagnação

O jornalista Rolf Kunz faz o seguinte apelo em seu artigo no jornal O Estado de S. Paulo:  "Esqueçam o tomate, a carne e as passagens aéreas. Não falem mal das leguminosas, dos hortigranjeiros ou dos salões de beleza". Por que razão? Leia todo o artigo:

O vilão da inflação nunca será encontrado na lista de bens e serviços comprados pelos consumidores. A imagem usada pela imprensa é mera repetição de uma velha metáfora criada lá pelos anos 80 ou pouco antes. Ninguém deve entender literalmente essa figura de linguagem. O vilão existe, sim, mas é de outro tipo. É o mesmo da estagnação econômica, da irresponsabilidade fiscal e da erosão das contas externas. Em uma palavra, é o governo, embora esse nome pareça um tanto inadequado para designar a presidente Dilma Rousseff e a trupe espalhada por 39 ministérios, uma porção de estatais e outros órgãos da administração indireta.

. Explicar e justificar uma sucessão de números muito ruins tem sido, há algum tempo, uma das principais atividades desse pessoal. Mas nenhuma retórica disfarça o péssimo desempenho fiscal de setembro, quando até o resultado primário foi negativo, ou a aceleração contínua da inflação mensal desde agosto. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ainda classificou como bom resultado a alta de 0,57% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês passado. Não há nada de bom nesse número, nem se pode - ao contrário da afirmação do ministro - considerá-lo normal para esta época do ano.

. Só se pode falar de normalidade em outro sentido: esgotado o efeito dos truques com as tarifas de transporte e as contas da energia, o recrudescimento da alta de preços foi absolutamente natural.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Mario Rangel disse...

Um "artigo" desprovido de qualquer fundamento técnico... a não ser o do antipetismo latente na direita que quer, como disse recentemente FHC, o Príncipe da Privataria: "qualquer um, menos a Dilma".

A Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

Anônimo disse...

Fala ai Sgarbi, repete aqueles numeros do FHC que tu tens copiado. De tanto repetir, te convencerás que são reais, rsrsrsrs

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKK, o rangel, do alto da sua sabedoria, vem criticar o que leu e não entendeu e ainda por cima é uma das viúvas do FHC... Ele e o sgarbi são apaixonados pelo FHC, faz mais de 12 anos que o cara não é presidente, mas eles adoram falar nele... Sim, não tem nada de bom pra falar no reinado de Lula I o impoluto... KKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Acho que as críticas ao FHC e aos Militares são de complexos de vira latas.Quem se considera inferior e acha que nunca terá a mesma capacidade fica atirando para todos os lados.Fui numa cidade turística administrada por um prefeito petista,no estacionamento da prefeitura que no ano passado era cobrado pelo período integral 10,00 no domingo passado o preço estava 20,00, ou seja,100% de aumento e o salário dos aposentados 6,20%.

Anônimo disse...

Mário, mário, não tem jeito, volta pro armário!


Anônimo disse...

Vacina contra raiva nesta dupla!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/