Depois dos médicos, Dilma trabalha, agora, para importar engenheiros de Cuba, Portugal e Espanha

Até costureiras o Brasil já recruta no exterior. Em vez de melhorar a qualificação dos trabalhadores e a qualidade do ensino, o que exigiria mais equipamentos, mais e melhores professores, além de salários bem mais elevados para instrutores e mestres, o governo tenta atalhos que não se conformam com a realidade brasileira, que está longe de parecer igual a de Países com EUA, Inglaterra e sequer Austrália ou Nova Zelândia, sempre invocados como exemplos.

O site www.brasil247.com.br informa nesta segunda-feira de manhã que vencida a primeira batalha da polêmica sobre a importação de médicos estrangeiros, a presidente Dilma Rousseff se prepara para expandir o modelo na área de engenheiros. Leia tudo (o site é geralmente alinhado com as posições do PT e do governo):

A ideia teria partido de ministros do chamado "núcleo duro" do governo, que tentam provar a petista que a medida ajudaria o repasse de verba federal para municípios. Atualmente, prefeituras se queixam da falta de profissionais dispostos a trabalhar na elaboração de projetos básico e executivo, fundamentais para que a cidade possa receber recursos da União.

.  O governo já investe hoje no estágio e na especialização de engenheiros brasileiros no exterior com o Ciência Sem Fronteiras. Mas a nova ideia, segundo reportagem do Estadão, é solicitar expertise externa, inicialmente a Portugal e Espanha, para preencher o gargalo em regiões hoje desprezadas pelos brasileiros.
"O ideal não é ter mais, porém melhores engenheiros dispostos a trabalhar em áreas carentes desses profissionais", disse o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri

. A região mais afetada é o Maranhão – de acordo com dados do IBGE de 2010, a média é de 1.265 habitantes por engenheiro, seguido pelo Piauí (1.197 habitantes por engenheiro) e Roraima (1.023 habitantes por engenheiro). São Paulo é o que mais concentra essa especialidade (148 habitantes por engenheiro).

. Segundo dados de 2010 compilados pela SAE, o número de imigrantes de primeira geração que vive hoje no Brasil representa 0,3% da população (cerca de 600 mil pessoas), diante da média mundial de 3%. Países altamente desenvolvidos como Suíça, Nova Zelândia, Austrália e Canadá possuem mais de 20% da população formada por imigrantes.

30 comentários:

Anônimo disse...

Mais arapucas!
Aumentará a "Geração nem-nem" (nem estudo, nem trabalho, nem saúde), dependente do bolsa-escravo, dependente do Estado.
É o assalto final à Democracia e ao Estado de Direito.
Aqueles que, por profissão, deveriam salvaguardar este regime, abandonam as instituições e o povo. Inacreditável a lavagem cerebral e o medo instalados dentro dos quartéis.
Deus, salve o Brasil!
Gaudêncio Sette Luas.

Anônimo disse...

Quando começaremos a importar políticos da Noruega?

Gil Rikardo disse...

Sugiro a importação de Políticos mais competentes e menos ambiciosos.

Anônimo disse...

Os políticos importados devem vir do Japão: assistiremos alguns haraquiris em vez de muitos "eu não sabia".

Anônimo disse...

O governo Dilma tem sua parcela de responsabilidade, mas não dá para ignorar que o fosso entre os emergentes e os países desenvolvidos aumenta a cada dia. O mesmo ocorre no Brasil, entre os grandes centros e o interior. Há uma competição por recursos humanos qualificados e eles são escassos. Pouco qualificada também é a gestão. Cansei de ver excelentes médicos e engenheiros terem seus conselhos literalmente atropelados por prefeitos ineptos no interior do RS. Ninguém quer ir, em parte por saberem que encontrarão prefeitos e secretários absolutamente despreparados, com ideias pífias e projetos (quando existem)péssimos. E a distância só aumenta.

Anônimo disse...

É que o governo cansou do mimimi de algumas classes de profissionais que querem concorrencia para os outros e não querem para si, querem manter reserva de mercado e não se dignam trbalhar no interior e postos de saude, como os médicos e não querem que outros trabalhem.

Anônimo disse...

O Lulao foi para a África negociar perdoes da divida. Poderiam trazer curandeiros, já que nao ha' leis que regulam essa atividade e nao trariam problemas para o governo em burlar a lei como para os médicos.

Anônimo disse...

Como todo o dinheiro recolhido do Sul e mandado para p Maranhão, este deveria ser o melhor estado da federação.

Anônimo disse...

SUGIRO A IMPORTAÇÃO DA PENA-DE-MORTE CHINESA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS !!!

Anônimo disse...

ENGENHEIRO BRASILEIRO EH TUDO PLAYBOY E MERCENARIO, NAO QUEREM IR P O INTERIOR Q NEM OS MEDICOS. SOLUCAO EH OBRIGAR OS ENGENHEIROS A TRABALHAR 2 ANOS DE GRACA PELO SERVICO CIVIL OBRIGATORIO E TRAZER OS ENGENHEIROS CUBANOS

Anônimo disse...

De nada adianta mandar médicos para o interior se não mandam curativos, medicamentos, equipamentos e instalações. Ontem vimos que os hospitais federais universitários, considerados referências, tem as mesmas deficiências. Agora, imaginem um médico falando espanhol atendendo um caipira no interior. Vão se entender muito bem, não é?

Anônimo disse...

Ora, no Maranhão, o engenheiro estrangeiro terá que ter a permissão do clã Sarney (aliado do PT) para fazer algum projeto que melhore a vida das populações carentes. mas não poderá melhorar muita coisa senão esse povo começa a pensar e depois não vota mais na família Sarney e no PT. Então, os projetos vão servir mais é pra eles desviarem verbas federais de projetos de saneamento, urbanização e infraestrutura.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Se for para o Maranhão e Piauí mandem primeiro pedreiros, porque os de lá são uma desgraça. Em estados atrasadíssimos como esse não há grande obras de engenharia, portanto ter ou não ter não vai fazer a diferença.
Hoje você rala 5 anos (pura matemática) para fazer um curso de engenharia civil e aparecem oportunidades com salários de 6 mínimos, isso qualquer vendedor de carros ou corretor de imóveis fatura sem estudar muito.
Tanto que tem engenheiro civil trabalhando de corretor de imóveis e ganhando muito mais que os seus colegas na construção civil.

Anônimo disse...

É isso aí todo brasileiro c/ curso superior é filhinho de papai, playboy que não gosta de pobre e não qEur trabalhAr no interior e periferia, bom mesmo são os beneficiários do bolsa família e, claro, os ladrões,assaltantes e estupradores desse nosso país por isso eu digo, CUBANOS P/ TODAS AS ÁREAS JÁ!!

Anônimo disse...

E isto também é necessário?

Em março deste ano, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Ministério dos Transportes, assinou um acordo com a Ineco, empresa de engenharia e transporte espanhola, para empregar no Brasil engenheiros ferroviários da Renfe, operadora ferroviária da Espanha.

Anônimo disse...

e olhem la aquela pesquisa do Databolha...

da o lobista na cabeça...

eh, a brasileirada não eh fraca nao...

difícil achar um povo mais apatetado...

Anônimo disse...

Querem mandar médicos para o interior mas não querem fazer saneamento básico que reduz em mais de 50% as doenças endêmicas.Um dos motivos de crianças, sem água tratada,esgoto coletado e tratado,morrerem antes do primeiro ano.Esse é o desgoverno que aí está.

Anônimo disse...

Porque não trazerem médicos, engenheiros e técnicos americanos? Traríamos os melhores para trabalhar aqui. Por enquanto o governo só quer contratar os piores, deve ser isto o que ele julga bom para os brasileiros!

Anônimo disse...

PROGRAMA MAIS ENGENHEIROS:
1-Abrir 10mil vagas para engenheiros pagando metade do piso (afinal o piso desses engenheiros mercenários é um absurdo!)
2-Importar 6 mil engenheiros cubanos já que engenheiro brasileiro é tudo playboy, só quer trabalhar no financeiro ou ser burocrata
3-Engenharia terá agora 2 anos a mais na graduação onde prestarão serviço civil obrigatório construindo casas e aparelhos eletrodomésticos de graça para o povo sob pena de perder o diploma
4-Haverá o programa PROVE (programa de valorização dos engenheiros) onde os engenheiros terão que trabalhar durante mais 2 anos no interior da amazônia construindo asfalto sob pena de perderem o título de especialista (bolsa de 1/3 do piso de engenheiro)
5-Criar 80mil vagas de graduação para saturar bem o mercado, assim eles vão parar de se negar a trabalhar por 1/10 do piso (engenheiros mercenários, playboys, gananciosos)!
6-Comprar a imprensa para demonizar esses engenheiros corporativistas
7-Obrigar a trabalhar 1 ano para o governo (bolsa 1/6 do piso de engenheiro) depois que o mesmo fizer a especialização.

LEMBREM: ENGENHEIRO BRASILEIRO É TUDO CORPORATIVISTA, MERCENÁRIO, PLAYBOY, SEM VERGONHA, GANANCIOSO, MAS SE ACHAM DEUSES!!!
QUE VENHAM OS ENGENHEIROS CUBANOS!!!

Anônimo disse...

Eu não entendo como médicos portugueses viriam para o Brasil se nem para certas regiões de Portugal eles querem ir.
Contrataram médicos cubanos.
Considerando que o salário em Portugal é de mais ou menos 2746,00 euros, não dá para entender.

mj

Anônimo disse...

Parece que aos poucos os bundinhas brancas, digo, os médicos estão conseguindo arrumar sarna para se coçar, pesquisa feita pela Data Folha indica já indica que 54% dos brasileiros já estão a favor da MP do governo, segundo a pesquisa os que são a favor dos médicos são os elementos coxinhas, digo, burguesinhos.

Nádia disse...

Por isso pouco se importam que a universidade no Br continue formando analfabetos funcionais..

Em 2012,o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) entre estudantes universitários do Brasil = 38% ,
por conta da ínfima qualidade da escola pública e do surgimento de universidades de baixa qualidade durante a última década.
Quem autorizou o funcionamento..?
Foram certificadas, autorizadas... por quem?
O governéco federal e seus ministros da educação... que estavam ENEM aí.. pra qualidade.
Só interessados em números..

Agora vão importar formados... eu imagino o nível dos que vão se dignar a vir pro Br, conhecido como está, no exterior, como país da bagunça. Da violência. Do roubo.
Da corrupção. Da bandidagem. Do tráfico de drogas.

Que mulher safada.
Que horror que a primeira mulher a presidir o país seja essa vergonha botoxada tal qual a coleguinha hermana tina.

Ainda bem que ficou num nível diametralmente oposto o governo da primeira mulher no RS.

Anônimo disse...

PROGRAMA MAIS ENGENHEIROS:

1-Abrir 10mil vagas para engenheiros pagando metade do piso (afinal o piso desses engenheiros mercenários é um absurdo!)

2-Importar 6 mil engenheiros cubanos já que engenheiro brasileiro é tudo playboy, só quer trabalhar no financeiro ou ser burocrata

3-Engenharia terá agora 2 anos a mais na graduação onde prestarão serviço civil obrigatório construindo casas e aparelhos eletrodomésticos de graça para o povo sob pena de perder o diploma

4-Haverá o programa PROVE (programa de valorização dos engenheiros), semelhante ao PROVAB dos médicos onde os engenheiros terão que trabalhar durante mais 2 anos no interior da amazônia construindo asfalto sob pena de perderem o título de especialista (bolsa de 1/3 do piso de engenheiro)

5-Criar 80mil vagas de graduação para saturar bem o mercado, assim eles vão parar de se negar a trabalhar por 1/10 do piso (engenheiros mercenários, playboys, gananciosos)!

6-Comprar a imprensa para demonizar esses engenheiros corporativistas

7-Obrigar a trabalhar 1 ano para o governo (bolsa 1/6 do piso de engenheiro) depois que o mesmo fizer a especialização.



LEMBREM: ENGENHEIRO BRASILEIRO É TUDO CORPORATIVISTA, MERCENÁRIO, PLAYBOY, SEM VERGONHA, GANANCIOSO, MAS SE ACHAM DEUSES!!! POR ISSO ELES PRECISAM SIM TRABALHAR NO TOTAL 5 ANOS PARA O POVO (6 PARA QUEM FOR OBRIGADO A SERVIR O EXÉRCITO), NÃO SE FORMARAM ÀS NOSSAS CUSTAS PELOS IMPOSTOS, ENTÃO?! DA LE DILMA!!!

QUE VENHAM OS ENGENHEIROS CUBANOS!!!

Anônimo disse...

CLARO QUE TEM QUE IMPORTAR OLHA A DENSIDADE DE ENGENHEIROS NO BRASIL!! É UM TERÇO DA DO JAPÃO, CINGAPURA E EUA!!! PARA O BRASIL SER UM CENTRO EM EXCELÊNCIA TECNOLÓGICA PRECISAMOS TER A MESMA DENSIDADE!! É PRECISO TRIPLICAR O NÚMERO DE ENGENHEIROS NO BRASIL!! LOGO DEIXEM DE SER CORPORATIVISTAS E APLAUDAM A EXCELENTE VISÃO DA NOSSA PRESIDENTE DILMA!!!

Anônimo disse...

TODO MUNDO COM CURSO SUPERIOR É FILHINHO DE PAPAI QUE CURTE AS CAPITAIS E O LITORAL, TEM NOJO DE POBRE, SE FORMA PELOS IMPOSTOS DO POVO E NÃO RETRIBUIU CONSTRUINDO NADA DE GRAÇA AOS NECESSITADOS, SÓ QUEREM DINHEIRO, MERCENÁRIOS, RIQUINHOS, CORPORATIVISTAS. OLHA A DENSIDADE DE ENGENHEIROS NO EUA, JAPÃO E CINGAPURA É O TRIPLO DA NOSSA, POR ISSO O BRASIL NÃO É CENTRO DE TECNOLOGIA DE PONTA, QUE VENHAM OS ENGENHEIROS CUBANOS!!!

NO BRASIL SÓ PRESTA OS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA-FAMÍLIA!!!

Anônimo disse...

Sou Engenheiro Mecânico. Estou a quase 2 anos desempregado. Faço várias entrevistas e sempre há uma fila de gente querendo a vaga.

Esse papo que faltam engenheiros no Brasil é conversa para boi dormir.

Não acredito porque estou desempregado e vejo as seleções sempre sendo disputadas.

As Empresas na maioria (americanas, alemãs, europeias, multinacionais brasileiras) estão exigindo muita qualificação. Não
acredito que elas darão oportunidades para Cubanos que não vivem no ambiente de tecnologia capitalista, não são brasileiros nativos que têm mais facilidade de comunicação.

Anônimo disse...

Bom mesmo é o torneiro mecânico que faz apenas um curso no Senai e passa a ser presidente da república,fica milhonário enquanto o povão que acorda as 5:30 para trabalhar e vai para uma faculdade das 19:00 hs até ás 23:00 para ganhar um pouquinho mais e ainda recebe a pecha de burguês.Me ajuda aí ô.É como diz a música do Martinho da Vila "O Pequeno Burguês"

Anônimo disse...

Mercenarios!! Enquanto isso nohs pobres soh vivendo de bolsa familia, auxilio reclusao e bolsa crack, q malemal dah pra financiar uma casa, um carro, alimentacao e roupas p apenas 5 dos meus 12 filhos!! Se eu tivesse curso superior ou mesmo um trabalho eu retribuiria ah sociedade, mas vcs ficam ai bancando playboy, nao fazem trabalho social pra qm tah encostado no Estado cmo eu. Tem q importar Cuba inteira pra k, pq soh os beneficiarios do bolsa eh prestam nesse paihs!!

Anônimo disse...

O mais cômico é que você citou justamente os maiores importadores de mão-de-obra qualificada.
EUA -> importa de tudo, desde médicos a engenheiros
Inglaterra -> importa principalmente médicos;
Austrália -> importa engenheiros (muitos brasileiros forram trabalhar lá);
Nova Zelândia -> importa engenheiros e cientistas da computação (alguns brasileiros também estão trabalhando lá).

Anônimo disse...

Um grande número de novos cérebros portugueses está a ser recrutada para Estados Unidos, Reino Unido (sobretudo Escócia e Inglaterra) e Coreia do Sul. O reino unido pede sobretudo médicos e enfermeiros, Os EUA querem engenheiros físicos e informáticos portugueses. Para a Coreia do Sul seguem formados na área científica e de investigação. Mantém-se a tradicional emigração para os principais paises europeus no domínio do trabalho operário. A emigração qualificada verifica-se também e escala considerável para Africa, sobretudo Angola. È desta forma que se está a verificar um esvaziamento de cérebros em Portugal, país onde o exigente sistema de ensino está a ser tomado em grande linha de conta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/