Inflação recrudesceu em março. A do IPC-S foi a 0,72%.

A inflação do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) foi de  0,72% em março, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado representa uma aceleração de preços na comparação com a última leitura de fevereiro, quando o índice registrou alta de 0,33%.

. No acumulado de 12 meses até março, o indicador acumula alta de 6,16% e, no ano, de 2,07%. O índice de março ficou dentro do intervalo das previsões apuradas, que iam de 0,65% a 0,87%, mas levemente abaixo da mediana projetada, de 0,73%.

Um comentário:

Anônimo disse...



A hiperinflação do Estadão:

O Estadão tem dois ótimos colunistas econômicos, Celso Ming e José Paulo Kupfer; dois editorialistas econômicos de peso, Rolf Kunt e Marco Antonio Rocha. E, em geral, uma cobertura sóbria dos temas econômicos.

Por tudo isso, é incompreensível a primeira página de hoje. Nem se diga o "furo" de que a inflação foi maior para as classes de menor renda - consumidores de menor renda gastam um percentual maior da renda com alimentos, logo é óbvio que sejam os mais afetados por uma inflação de alimentos.

O que causou pasmo foi a chamada, na nobílissima primeira página do jornal, de que "os consumidores já adotam táticas da época da hiperinflação (...) como substituir marcas e produtos".

De onde tirou isso? A própria chamada menciona inflação de 6,5% ao ano e diz que, com a redução da pressão dos alimentos, a tendência é de queda!

Substituir marcas e produtos é comportamento típico de economias estabilizadas, nas quais os preços das diversas marcas se estabilizam em seus respectivos níveis. Tanto assim que a própria metodologia de cálculo da inflação prevê o efeito-substituição.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/