Em qualquer juizado brasileiro, o ministro Dias Toffoli já teria se considerado impedido. É a força da lei e não só um problema moral ou ético.

No decorrer desta segunda-feira, finalmente foi protocolado formalmente o pedido para que o ministro Dias Toffoli seja considerado impedido de julgar o caso do Mensalão. O ministro foi advogado do PT a vida toda, inclusive de Zé Dirceu, e sua mulher é advogada de mensaleiro. Petistas não saem da casa do casal.

. Ele está totalmente impedido. Se insistir em julgar, os atos do STF poderão ser anulados, caso o voto dele seja decisivo em algum momento.

. Veja o que diz sobre isto o Código de Processo Civil.

Art. 134 – É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário:
I – de que for parte;
II – em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como órgão do Ministério Público, ou prestou depoimento como testemunha;
III – que conheceu em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão;
IV – quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consanguíneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral até o segundo grau;
V – quando cônjuge, parente, consanguíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, até o terceiro grau;

. O ministro é marido de Roberta Rangel, desde quando o escritório em que ela ainda atua pegou a causa de três dos mensaleiros julgados.

. O ex-procurador-geral Antonio Fernando de Souza concedeu uma entrevista ao Globo e tratou do assunto:

O senhor acha que o ministro Dias Toffoli deveria participar do julgamento, por conta da amizade com José Dirceu e por já ter sido chefiado por ele na Casa Civil?
São coisas diferentes. Em tese, o julgador pode estar diante de uma relação de amizade, que pode interferir no julgamento isento dele. Chamam isso de suspeição. Isso faculta a ele se declarar suspeito e se afastar do processo. Ou uma parte interessada pode questionar essa situação. O impedimento, não. Os casos de impedimento, devidamente arrolados na lei, proíbem que o magistrado julgue. Estou falando em termos gerais. Por exemplo, o marido não pode decidir causas em que a esposa é advogada ou parte.

Se a mulher foi advogada em algum momento no processo…
No processo, qualquer juiz estaria impedido.

A companheira de Toffoli fez sustentação oral no julgamento da denúncia, em 2007.
Sim, eu me lembro. A lei fala em cônjuge, mas a lei é antiga. Nessa expressão estaria compreendida a situação do companheiro, da união estável, porque ela é abrangente nesse sentido. Não sei a situação do ministro. Estou dizendo em tese. Essa situação é de impedimento, não depende da vontade do julgador.

E se o ministro não se declarar impedido?
Pode ser objeto de uma alegação. Alguém pode (levantar essa questão).

10 comentários:

Anônimo disse...

Antes de tudo isso os advogados de defesa tem o direito, segundo a CF/88, art. 5o, LV, a ter "acesso" junto ao STF das "peças" para que fosses juntadas a "denuncia" encaminhadas pelo Procurador Geral da República.

Se o MP envia "ducumentos novos" é justo que o Relator de "vistas" deste documentos a defesa.

O Ministro Dias Toffoli bem que pode "propor" ao Ministro Gilmar Mendes para que "ambos" se julguem impedidos. Tofolli pelos motivos expostos pelo "jornaleiro" e Gilmar por não ter processo lula e, por ter denunciado "lula" para a imprense após se "aconselhar" com a Bancada do "DEMos" e um mês após o fato.

Anônimo disse...

O Ministro do STF Peluso vai se aposentar antes votar o mensalão.

Peluso é um dos Ministros mais antigos do STF e se aposenta no inicio do mes de setembro, segundo o Regimento Interno do STF, pela sequencia lógica não poderá votar ou adiantar o voto no processo mensalão.

Anônimo disse...

Saiu na Folha:

Advogado Marcio Tomaz Bastos pede vistas de peças encaminhadas pelo MP ao STF....

Estudei dois anos de direito (não tive estomago para mais…) e até mesmo eu, sei que, se mexer no processo, muda tudo e se mexer no processo, tem que dar ai pelo menos mais uns seis meses a um ano para julgar.

Sob pena do Procurador Geral da República ndicioar, processar e julgoar. Famoso 3 em 1. Agora dormiu de toca, municiou os advogados.

Anônimo disse...

Não adianta espernear, Toffoli cumprirá seu papel...De uma forma ou de outra!

Anônimo disse...

Foi Noticiado no G1:

O juiz federal Alderico Rocha Santos afirmou ao G1 nesta segunda-feira (30) ter sido chantageado por Andressa Mendonça, mulher do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
(...)
Segundo o magistrado, Andressa o procurou na quinta-feira (26) afirmando que teria um dossiê contra o magistrado e, em troca da não-publicação, teria pedido um alvará de soltura para Cachoeira.

O juiz diz ter encaminhado ao Ministério Público um papel com nomes escrito por Andressa e imagens de sua entrada e saída no prédio da Justiça Federal.

Andressa prestou esclarecimentos nesta manhã na Polícia Federal em Goiânia e saiu sem falar com a imprensa. A mulher do contraventor terá de pagar fiança de R$ 100 mil e está proibida de visitar o marido, informou a PF.


Dossiê:


Conforme relatou o juiz ao G1, o dossiê teria sido produzido a pedido de Cachoeira pelo jornalista Policarpo Júnior, repórter da sucursal da revista 'Veja', em Brasília.

Anônimo disse...

"TRIBUNAL MACUNAÍMA" SE TOFFOLI VOTAR

Anônimo disse...

Aos amigos a lei, aos inimigos o RIGOR da lei. Essa eh a maxima do PT. Um bando de hipocritas a servico do proprio bolso. E o povo MAIS politizado do Brasil ainda cai nessa...que palhacada gauchos

Anônimo disse...

A MARMELADA JA COMEÇOU:

Sem ligação com o processo, o advogado Paulo Magalhães Araujo, que comanda uma ONG, pediu na segunda-feira a suspeição de Toffoli em petição encaminhada ao Supremo. Como não é representante de nenhuma das partes no caso no caso, o pedido deve ser ignorado pelos ministros

Anônimo disse...

A lei é a primeira coisa a ser sacrificada quando um país vive uma crise moral e ética da gravidade que vive o Brasil.
Estamos nas mãos de toffolis, cachoeiras, lulas, dirceus, etc.
Alerta Vermelho!

Anônimo disse...

é para isso que Lula colocou o sujeito lá.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/