A Receita Federal estuda a simplificação de dois dos principais tributos brasileiros: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS). Os estudos, em fase preliminar, ainda serão apresentados ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, para, em seguida, serem submetidos à presidente Dilma.
. Segundo adiantou ao jornal "Valor", o secretário da Receita, Carlos Alberto Barreto, um novo desenho do PIS e da Cofins está na agenda do órgão, que espera reduzir as disputas judiciais envolvendo a complexa legislação dos dois tributos, cujo recolhimento pode gerar crédito tributário. “Nosso regulamento da Cofins é o mais volumoso de todos, e o sistema gera uma série de distorções. Entender o funcionamento da Cofins é algo muito complexo”, afirmou Barreto.
Um comentário:
O sistema tributário brasileiro mostra o quanto realmente somos como sociedade: relaxada, inoperante, centralizadora e tudo de pior que pode seguir. Quem lida com ICMS, PIS, COFINS e outros impostos diariamente sabe que isso é uma das maiores barreiras de competitividade do Brasil frente aos outros países. Isso vem de uma cultura totalmente atrasada de que para cada despesa específica, gera-se um tributo, como se o dinheiro fosse carimbado. Sabiam que incide tributo na folha de pagamento das empresas para a reforma agrária? O que tem uma coisa com a outra? Isso sim, é a consagração do atraso! O político que fizer uma faxina tributária no Brasil se consagrará para sempre! Mas infelizmente não estaremos vivos para assistir.
Postar um comentário