O Movimento em Defesa da Uva e dos Vinhos do Brasil vai protestar dia 03 de julho, em Porto Alegre. Mais de duas mil pessoas protestarão em Porto Alegre.
. Respaldado por entidades como os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associação Gaúcha de Vinicultores (AGAVI), Câmara Setorial da Uva e do Vinho, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Sindicato das Indústrias do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho), entre outras, o movimento pretende reunir mais de duas mil pessoas na manifestação pública que será realizada na próxima quinta-feira, em frente ao Palácio Piratini e na Assembléia Legislativa do Estado.
. Mais de 40 ônibus sairão dos municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Veranópolis e Antônio Prado com destino à capital gaúcha. Em Porto Alegre, os participantes do movimento cumprirão um roteiro que inclui manifestação junto aos Ministérios da Agricultura e da Fazenda e caminhada até a Praça da Matriz na parte da manhã. À tarde, a manifestação seguirá até o Palácio Piratini e a Assembléia Legislativa.
. Entre as reivindicações estão destaques para antigas bandeiras de luta, como a tributação excessiva dos vinhos e espumantes brasileiros e o crescimento das importações, facilitado pela taxa cambial e por acordos internacionais que só beneficiam os produtos estrangeiros. Além disso, engrossam a lista de pleitos do movimento, itens como a redução de 25% dos estoques de vinho através de instrumentos de controle e a formação de estoques reguladores que possam garantir a colocação total da próxima safra de uvas; redução dos tributos incidentes sobre o vinho e diferenciação da carga tributária incidente sobre o vinho – produto genuíno – com a dos produtos que imitam o vinho – sangrias, coquetéis e bebidas alcoólicas mistas; ação enérgica da Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura, em relação à fiscalização, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário