O PTB estadual causou rebuliço nas definições políticas em Santo Ângelo, principal cidade da região das Missões. O diretório estadual do PTB anunciou uma intervenção na comissão executiva municipal, nomeando novos membros, que invalidaram as negociações com a oposição encaminhadas até o momento. O resultado é que, neste sábado pela manhã, foram realizadas duas convenções do PTB em Santo Ângelo.
. Uma convenção foi comandada pelo novo presidente anunciado, o ex-deputado federal pastor Reinaldo Santos e Silva. A decisão foi apoiar o atual prefeito, Eduardo Loureiro, do PDT. A outra convenção foi realizada pelo presidente local, Juarez Chagas, que referendou a adesão à oposição, indicando o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Silva, para ser o vice do candidato do PP, Alberto Wachter, apoiado ainda por PMDB, PSDB, DEM e PV. Ainda foi aprovada a coligação na proporcional com o PMDB.
. Agora, quem decidirá qual convenção é válida é a Justiça.
. O vereador Eduardo Silva fala em golpe, engendrado pelo pastor Reinaldo, Cláudio Manfrói e o deputado estadual Adroaldo Loureiro, do PDT, pai do atual prefeito. O pastor Reinaldo foi o único trabalhista que permaneceu na administração pedetista após a decisão do PTB local de sair do governo, em maio.
. O presidente municipal, Juarez Chagas, afirma que não foi notificado, oficialmente, da intervenção do partido. Ele contesta o fato do pastor Reinaldo ter sido indicado para a presidência da executiva, afinal, depois que o PTB decidiu-se pela oposição, ele não quis abandonar o cargo de secretário municipal de Planejamento e anunciou o seu licenciamento do partido. "Como pode um licenciado ser nomeado presidente?", pergunta.
. "E todo mundo sabe que após a eleição de outubro, pastor Reinaldo irá embora para Santa Catarina", complementa Eduardo Silva, em contato por telefone, com a equipe desta página. "A intervenção é um golpe à democracia e um desrespeito ao partido em Santo Ângelo", protesta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário