ONS diz que horário de verão não faz diferença para economia de energia

Um novo estudo realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresenta o mesmo argumento usado pelo governo federal em 2019: a mudança no relógio não traz economia de energia significativa. 

Segundo a avaliação, o mecanismo poderia ajudar, mesmo que pouco, a atenuar o consumo nos horários de ponta, ou seja, quando há maior consumo de energia. Por isso, no diagnóstico entregue ao Ministério de Minas e Energia (MME) nesta semana, o ONS não faz recomendação alguma, pois o mecanismo teria um efeito "neutro". 

A avaliação foi feita a pedido da pasta diante da pressão crescente de alguns setores da economia e da grave escassez nos reservatórios das usinas hidrelétricas. O tema voltou à pauta após os segmentos do turismo, alimentação e comércio pedirem ao presidente Jair Bolsonaro a retomada do mecanismo, sob argumento de que poderia contribuir para a recuperação financeira dessas atividades.

10 comentários:

Anônimo disse...

Excelente notícia!!!

Unknown disse...

Só traz prejuízo ao trabalhador. Ao vagau é bom. Aumento de acidentes de trabalho, fadiga, erros na indústria. É uma falácia. Foi criado para evitar sobreaquecimento nas linhas de transmissao de energia elétrica.

Anônimo disse...

As crises setoriais são criadas para se ganhar dinheiro, especulações no mercado financeiro, implantação de novos produtos. Na era FHC foram as lampadas econômicas, caríssimas. De lá para hoje continua a mesma ladainha no setor energético, apesar dos investimentos feitos em novas hidrelétricas, usinas solares e eólicas tendo o Brasil crescimento pífio.

O tarifaço, por acaso, ajuda em quê a redução do consumo?

Anônimo disse...

ainda bem, é uma chatice esse negocio de o dia estar claro as 22:00h...

dia é dia, noite é noite, assim que tem de ser...

foi pra isso que a biologia do corpo foi programada por Deus...

Anônimo disse...

Esse horário de verão é mais um atraso da era da manivela e do Ferro a Carvão, quando não existia Ar Condicionado.

Anônimo disse...

No período do verão sem horário de verão acordo já com a luz do dia, não acendo nenhuma lâmpada , volto para casa janto sem precisar acender nenhuma luz, o mesmo acontece com todas as pessoas que trabalham. Já com horário de verão, cedo para sair para trabalhar todos precisam acender luzes. Onde há economia? Talvez atrapalhe a vida de boêmios, mas não de trabalhadores e estudantes normais.

Anônimo disse...

IGUAL A CLOROQUINA....MAS TEM GENTE COM DISCURSO DO PORQUE NÃO USAR???

Anônimo disse...

Que o horário de verão não traz benefício nenhum,nunca ninguém duvidou.
O problema é justamente o lobi do funcionalismo público e turismo como é afirmado na notícia.
Em consequência,danem-se os que trabalham sob o rigor de um mecanismo anti-humano,brutal,contra o relógio das pessoas.
Por isso,viva os vagabundos saudosos desse malefício.

Almanakut Notícias - São Paulo - Brasil disse...

PARA QUEM PENSA QUE FICA ANÔNIMO NA INTERNET, PRINCIPALMENTE NO BLOGGER/BLOGSPOT, SUPOSITÓRIO ELETRÔNICO 220V TEM UM EFEITO MELHOR DO QUE A TORNOZELEIRA.

Almanakut Notícias - São Paulo - Brasil disse...

QUANDO UM METALÚRGICO QUE NÃO GOSTAVA DE TRABALHAR PERDEU O DEDO MINDINHO ESQUERDO NO FORNO, FOI POR CAUSA DE CACHAÇA, E DIFERENÇA DE HORÁRIO NÃO INFLUÍA.

VAGABUNDO NÃO GOSTA DE ACORDAR NO ESCURO, COMO FAZEM AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA AGRICULTURA, MAS SIM DE DORMIR QUANDO O SOL COMEÇA A RAIAR.

QUEM SAI DO TRABALHO COM SUA AINDA CLARO, TEM DISPOSIÇÃO E SEGURANÇA PARA PASSEAR COM CRIANÇAS, IDOSOS E ANIMAIS, PRATICAR ESPORTES OU RELAXAR E VOLTAR PARA CASA MAIS CEDO.

E É UM HORÁRIO MAIS TRANQUILO PARA QUEM TRABALHA NO HORÁRIO COMERCIAL TER 1 OU 2 HORAS PARA SUAS PRÓPRIAS COMPRAS.

AQUI É UM PAÍS TROPICAL, COM EXTENSO LITORAL, CLIMA MAIS QUENTE E DEVERIA TER O.HORÁRIO DE VERÃO PERMANENTE.

TALVEZ, OS TRÊS ESTADOS DO SUL, OU SÓ O RIO GRANDE DO SUL, RONDÔNIA E ACRE DEVERIAM FICAR DE FORA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/