STF forma maioria para acabar com cobrança de ICMS sobre softwares. Só vale cobrar ISS.

7 ministros são favoráveis à incidência do ISS nas operações de licenciamento de uso do software, assegurando a competitividade no setor e diminuindo a desigualdade de acesso no Brasil.

Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) prosseguiu no julgamento das ADIs 1945-MT e 5659-MG, colhendo mais um voto favorável à incidência do ISS nas operações com software. Agora, o resultado está em 7 votos pela inconstitucionalidade da incidência do ICMS contra 3 votos no sentido inverso. Na sequência, o ministro Nunes Marques, único que ainda não votou, pediu vista dos autos, paralisando o julgamento. 

Manoel Antonio dos Santos, diretor jurídico da ABES, explica o caso:

- É um momento de alívio para o setor, já que se fosse decidido fazer a cobrança por ICMS correríamos o risco do aumento de custo ao acesso à tecnologia por empresas brasileiras. A transformação digital, que ficou extremamente em evidência durante a pandemia, permite a sobrevivência de diversos segmentos econômicos como indústria, alimentação, comércio e, inclusive, o home office, seriam afetados.

O crescimento esperado para o setor de TI em 2020 é de 4%.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

6 comentários:

Anônimo disse...


Prá que precisamos de Congresso Nacional se temos o STF?

LUCIANO disse...

ESSE NOVO MINISTRO JÁ COMEÇOU FAZENDO CAGADA, PEDIR VISTA NUM PROCESSO QUE ESTÁ BENEFICIANDO TODOS, USUÁRIOS E DESENVOLVEDORES, É UMA PIADA! SABIA QUE O PROCESSO ESTAVA EM PAUTA, NÃO TEVE TEMPO PRA SE INTEIRAR DO ASSUNTO?? MAIS UM ESTORVO NO STF!

Anônimo disse...

"MAIS UM ESTORVO NO STF!"

Vai lá ajudar ele a se inteirar de 1500 processos.

Anônimo disse...

Por que pedir Vistas num processo que o voto dele não vai mudar o resultado????????

Anônimo disse...

Era cobrado?
Se algum Estado cobrou vai ter que devolver os últimos 5 anos.
Mais uma chuva de processos em vista.

Anônimo disse...

Quanto menos impostos melhor

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/